Como elaborar um Plano de Carreira?
O Plano de Carreira é um conjunto de metas e etapas que o fará alcançar um objetivo específico em longo prazo. O Plano de Carreira serve como um direcionamento para o crescimento profissional. Ele permite que o indivíduo alcance cargos maiores e mais estáveis dentro do ambiente de trabalho. A execução do planejamento exige persistência, disciplina e paciência, uma vez que é um processo gradativo que envolve inúmeros obstáculos.
Um bom Plano de Carreira é aquele que possibilita a programação do tempo necessário para atingir os objetivos, permite ao profissional avaliar seus conhecimentos e habilidades e apresenta os possíveis projetos para desenvolvimento na empresa.
O Profissional e a Empresa
O Planejamento de Carreira apresenta benefícios tanto para o profissional quanto para a empresa. Com o Plano, o profissional saberá quanto tempo levará para escalar os degraus que visa alcançar; estará ciente dos projetos e competências que deve desenvolver; economizará tempo, dinheiro e energia com ideias inviáveis; atingirá seus objetivos de maneira mais clara e mais bem planejada. Para a empresa, o planejamento diminuirá a rotatividade e a contratação de funcionários; diminuirá os riscos, uma vez que as ações foram estudadas e planejadas; aumentará a qualidade dos serviços prestados; criará um clima saudável de competição entre os funcionários e trará lucros financeiros.
O profissional que deseja alavancar sua carreira por meio de um Plano de Carreira deve deixar que a empresa saiba de suas intenções, precisando apresentá-las ao setor responsável, normalmente, o RH (Recursos Humanos) que orientará e acompanhará a atuação desse funcionário.
Elaborando um Plano de Carreira
O Plano de Carreira deverá ser feito pensando nas intenções do funcionário e nas necessidades da empresa. Ele deverá funcionar como uma rota, um caminho a ser seguido para se chegar ao tão esperado destino profissional, sendo necessário para isso:
- Identificar as necessidades e interesses do funcionário e da empresa;
- Traçar e direcionar seus objetivos;
- Estabelecer o tempo para alcance dos objetivos;
- Apresentar as competências necessárias;
- Executar as etapas;
- Ter um olhar crítico;
- Traçar estratégias e obstáculos;
- Estar de acordo com o mercado de trabalho;
- Acompanhar e apontar os resultados obtidos.
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O bom profissional, além do Plano de Carreira, deve procurar sempre melhorar o seu currículo atualizando-se, lendo, participando de palestras, cursos e se relacionando bem com todos no ambiente de trabalho.
O Plano de Carreira por si só, não significa que o profissional vá atingir seus objetivos, pois antes de planejar é necessário saber se a empresa permite essas mudanças hierárquicas de cargo por esse meio ou somente por promoção.
E você, já elaborou seu Plano de Carreira? Então conte-nos aqui nos comentários quais são suas metas profissionais!
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