Filosofia na USJT - São Judas Tadeu
- Graduação
- 8 semestres
- 56 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 74,36
Como é o curso de Filosofia na USJT - São Judas Tadeu?
Filosofia é o estudo de questões existenciais e ligadas ao conhecimento, valores, razão, mente e linguagem. A área teve origem na Grécia Antiga, derivando do termo "philosophia", que significa amor pela sabedoria. Originou-se com Pitágoras, focando em problemas da vida e do pensamento humano.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências humanas
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Fundamentos Da Lógica
Métodos De Pesquisa Em Filosofia
Sociedade, Meio Ambiente E Cidadania
Laboratório De Aprendizagem Integrada 1a
Como é a faculdade USJT - São Judas Tadeu
Resumo da faculdade
- mais de 35.000 alunos matriculados
- mais de 720 docentes
- 100 cursos de graduação e 265 de pós-graduação
- 132 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Universidade São Judas Tadeu (USJT) é uma instituição de ensino superior privada localizada em São Paulo, Brasil. Credenciada em 1971, a universidade é conhecida por oferecer cursos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Tecnológicas.
Entre os principais diferenciais da USJT estão a sua infraestrutura moderna, equipada com laboratórios tecnológicos, biblioteca com amplo acervo, salas de aula e espaços de convivência. Além disso, a universidade conta com um corpo docente formado por professores com experiência acadêmica.
A USJT também estimula a pesquisa acadêmica, desenvolvimento e inovação, com projetos e parcerias realizados nas áreas de tecnologia da informação, engenharias, saúde, administração, entre outras. Além disso, ela oferece oportunidades de intercâmbio internacional e programas de estágio.
Outro destaque da USJT é a sua preocupação com a formação integral dos alunos, oferecendo atividades extracurriculares, como programas de voluntariado, projetos sociais, eventos culturais e esportivos.
A USJT foi avaliada com nota 4, sendo o máximo 5, em 46 cursos pelo Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo Jornal o Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso superior de Filosofia pode ser disponibilizado como licenciatura ou bacharelado. Ambos contam com matérias básicas e núcleos temáticos.
Enquanto o bacharelado caracteriza-se pela pesquisa, geralmente direcionada aos programas de pós-graduação e ao magistério superior, a licenciatura é orientada pelas Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, voltando-se para a capacitação de docentes.
Para o conteúdo mínimo do curso de Filosofia, são elencadas cinco disciplinas básicas:
História da Filosofia;
Teoria do Conhecimento;
Ética;
Lógica;
Filosofia Geral: Problemas Metafísicos.
Há, entretanto, áreas a serem consideradas, tendo em vista o desenvolvimento da Filosofia nas últimas décadas:
Filosofia Política;
Filosofia da Ciência (ou Epistemologia);
Estética;
Filosofia da Linguagem;
Filosofia da Mente.
Se optar por licenciatura, o estudante ainda conta com temáticas orientadas à educação básica e as didáticas próprias. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Filosofia considerando os seguintes conteúdos:
Validade e verdade. Proposição e argumento;
Falácias não-formais. Reconhecimento de argumentos. Conteúdo e Forma;
Quadro de oposições entre proposições categóricas. Inferências imediatas em contexto categórico. Conteúdo existencial e proposições categóricas;
Tabelas de verdade. Cálculo proposicional;
Cálculo de predicados. Teoria da Quantificação;
Filosofia pré-socrática. Uno e múltiplo. Movimento e realidade;
Teoria das idéias em Platão. Conhecimento e opinião. Aparência e realidade;
A política antiga. A República de Platão. A Política de Aristóteles;
A ética antiga. Platão, Aristóteles, filósofos helenistas;
Conceitos centrais da metafísica aristotélica. A teoria da ciência aristotélica;
Verdade, justificação e ceticismo;
O problema dos universais. Os transcendentais;
Tempo e eternidade. Conhecimento humano e conhecimento divino;
Teoria do conhecimento e do juízo em Tomás de Aquino;
A teoria das virtudes no período medieval;
Provas da existência de Deus. Argumento ontológico, cosmológico, teleológico;
Teoria do conhecimento nos modernos. Verdade e evidência. Ideias. Causalidade. Indução. Método;
Vontade divina e liberdade humana;
Teorias do sujeito na filosofia moderna;
O contratualismo;
Razão e entendimento. Razão e Sensibilidade. Intuição e conceito;
Éticas do dever. Fundamentações da moral. Autonomia do sujeito;
Idealismo alemão. Filosofias da história;
Razão e Vontade. O belo e o sublime na filosofia alemã;
Crítica à metafísica na contemporaneidade. Nietzsche. Wittgenstein. Heidegger;
Fenomenologias. Existencialismos;
Filosofia analítica. Frege, Russell, Wittgenstein. O Círculo de Viena;
Marxismo e Escola de Frankfurt;
Epistemologias contemporâneas. Filosofia da ciência. O problema da demarcação entre ciência e metafísica;
Filosofia francesa contemporânea. Foucault. Deleuze.
Veja também: Tudo sobre o curso de Sociologia no site da Quero Bolsa.
Quantos anos dura a faculdade de Filosofia?
A faculdade de Filosofia tem duração média de quatro anos. Durante esse período, os estudantes exploram as principais correntes de pensamento e as obras dos filósofos mais influentes. Eles se dedicam ao estudo de questões metafísicas e epistemológicas, buscando uma compreensão teórica aprofundada de conceitos centrais.
Filosofia é o estudo de questões existenciais e ligadas ao conhecimento, valores, razão, mente e linguagem. A área teve origem na Grécia Antiga, derivando do termo "philosophia", que significa amor pela sabedoria. Originou-se com Pitágoras, focando em problemas da vida e do pensamento humano.
A faculdade de Filosofia estuda os princípios da vida e da existência humana. A área busca entender o que motiva a ação social e características que dotam a vida de sentido. As disciplinas do programa abrangem diferentes ramos da filosofia, como filosofia moral, política, social, religiosa, epistemológica e existencial. O curso também estimula habilidades de pensamento crítico, por meio de diálogos com colegas e professores.
Ao decorrer do curso, os estudantes têm contato com conceitos ligados à ética, lógica, metafísica e história da filosofia. As lições contribuem para a formação de um profissional reflexivo, apto a propagar o conhecimento e contribuir à reflexão social.
Os formados no programa podem seguir carreiras em ensino, tanto no nível secundário quanto superior, além de se engajarem em pesquisa acadêmica. Outros campos de demanda incluem a análise de políticas públicas e o setor editorial, especialmente em funções que requerem habilidades críticas de leitura e escrita.
Como área do conhecimento, a Filosofia é tradicionalmente ofertada em nível de graduação, englobando bacharelado e licenciatura. Também é possível encontrar programas de pós-graduação em Filosofia, destinados a profissionais já graduados que desejam se especializar nas práticas filosóficas.
Para que serve a Filosofia?
A Filosofia corrobora para a reflexão da existência, do conhecimento, da ética e da razão, estimulando o pensamento crítico e a análise lógica. Ela ajuda a desenvolver uma compreensão assertiva dos princípios que governam a vida, a sociedade e o universo, promovendo o debate racional e a busca por motivações.
Sua importância reside na capacidade de fundamentar o raciocínio em diversas áreas do conhecimento, influenciando decisões éticas, políticas e pessoais, além de fomentar uma sociedade reflexiva, crítica e consciente.