Saiba tudo sobre o curso de licenciatura em Letras
Você é fascinado(a) por literatura, gosta de gramática e se preocupa em escrever corretamente? Pois saiba que essas são algumas das características principais de um bom aluno de Letras!
Se além do interesse por nossa língua materna e facilidade com outros idiomas você ainda tiver paixão por ensinar, a licenciatura pode ser o caminho ideal.
Ainda não tem certeza se o curso de licenciatura em Letras vale a pena? Confira a seguir o guia que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre essa graduação!
Veja também:
+ Faculdade de Letras: matérias e onde estudar!
O que é a licenciatura em Letras?
As licenciaturas são cursos universitários que duram entre 3 e 4 anos e formam professores para o ensino fundamental, médio e profissionalizante.
No curso de licenciatura em Letras o aluno vai mergulhar fundo em vários aspectos do idioma (literatura, ortografia, gramática, etc.) e vai, basicamente, aprender a ensinar.
Licenciatura em Letras é um curso que oferece diversas habilitações diferentes. Alguns são focados na língua e literatura portuguesa, outros enfocam idiomas estrangeiros. Entenda melhor a seguir.
Veja também:
+ Estudar Letras é difícil? Entenda como funciona o curso!
Como funciona a escolha do idioma no curso de licenciatura em Letras
Depende da instituição de ensino. No caso das particulares, a seleção do idioma é realizada já no processo seletivo. Nestas faculdades, as graduações oferecidas são geralmente Português (licenciatura simples) ou os pares Português/Inglês e Português/Espanhol, mas também é possível encontrar as combinações Português/Francês e Português/Japonês (licenciatura dupla), por exemplo.
Já nas universidades públicas a coisa muda de figura e a gama de idiomas oferecidos é bem maior: Alemão, Árabe, Grego, Italiano, Latim e Libras, entre outras. Em algumas instituições, o aluno opta por um idioma ao entrar no curso. Em outras, cursa o primeiro ano com matérias introdutórias e apenas no ano seguinte tem a oportunidade de escolher em qual idioma vai se especializar.
Como é o curso de licenciatura em Letras
Em algumas universidades, o aluno cursa as matérias de Pedagogia após finalizar as disciplinas obrigatórias do idioma escolhido. Em outras, os conteúdos didáticos são distribuídos ao longo de vários semestres.
A estrutura geral do currículo depende da habilitação (Português, Inglês, Português/Inglês, etc.). A nomenclatura das matérias e a ordem em que aparecem também varia bastante, mas há disciplinas comuns a praticamente todos os cursos de licenciatura em Letras. Selecionamos algumas para você ter uma ideia:
Literatura
- Literatura Brasileira
- Literatura Estrangeira
- Literatura Latina
- Teoria da Literatura
Gramática
- Língua Portuguesa
- Língua Estrangeira Escrita
- Língua Estrangeira Oral
Linguística
- Linguística
- Filosofia da Linguagem e Ética
Pedagogia
- Comunicação em Libras
- Didática
- Política e Planejamento da Educação
- Psicologia da Educação
- Processos Interativos na Educação
- Metodologia de Ensino de Português
- Metodologia de Ensino da Língua Estrangeira
- Organização do Trabalho Pedagógico
O estágio é obrigatório e pode ser feito em escolas do ensino fundamental e médio ou em escolas de idiomas. A apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também é obrigatória para obter o diploma.
Campo de atuação profissional para quem cursou licenciatura em Letras
Como vimos, dar aulas em escolas e cursos de idiomas é a atividade principal de quem fez licenciatura em Letras, mas há outras atividades que o profissional pode exercer, como:
- Trabalhar em editoras, no desenvolvimento de conteúdo didático
- Atuar na área de revisão de textos
- Colaborar com empresas de desenvolvimento de softwares educativos
- Dar aulas particulares
Salário de quem faz licenciatura em Letras
A remuneração de um professor de idiomas pode variar muito e depende de diversos fatores. Escolas públicas tendem a pagar menos do que as particulares, mas tudo depende da qualificação do profissional e sua experiência, além da estrutura e do porte da instituição.
O salário médio na rede pública gira em torno dos R$ 2.000, enquanto um professor titular em uma escola privada bilíngue pode ganhar cerca de R$ 15.000. É aconselhável investir em um mestrado e doutorado mesmo que você não tenha pretensão de dar aulas em faculdades, pois muitas escolas de grande porte valorizam o profissional especializado.
Dar aulas particulares é outra opção e funciona bem tanto para os licenciados em idiomas mais populares (porque a procura é grande e sempre há gente querendo aprender), como para os professores de idiomas mais ?exóticos?, pois há poucas pessoas aptas a ensinar aquela língua no país.
Onde estudar licenciatura em Letras
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de licenciatura em Letras:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Unime (UNIME) ? na Bahia
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Quanto ganha um professor de inglês?
O que achou do curso de licenciatura em Letras? Conte para a gente nos comentários!
Direito Cibernético: entenda mais sobre a área
Gestão Empresarial: saiba sobre o curso e onde estudar
Gestão Empresarial: saiba tudo sobre o curso
O que é estágio?
Saiba quais são os cursos e valores que a Estácio oferta
O que é Andragogia? Saiba mais sobre o conceito e atuação
Descubra todos os cursos que a Uniasselvi oferece
Odeio Matemática: Qual Faculdade fazer? Descubra!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.