Descubra quanto tempo dura o curso de Arquitetura
O curso de Arquitetura e Urbanismo é bastante procurado nos dias de hoje pelo fato de oferecer uma formação que combina criatividade, técnica e impacto social.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!
Acaba sendo uma escolha atrativa para quem busca uma formação ampla e diversificada e que, geralmente, dura 5 anos.
A grade de disciplinas inclui conhecimentos de artes, ciências exatas, humanas e tecnologia.
Se você se interessa pela área, veja a seguir mais detalhes sobre o curso e o que você vai aprender em cada etapa de estudo para construir uma carreira de sucesso!
Quanto tempo dura o curso de Arquitetura?
Em primeiro lugar, uma coisa importante de saber é a duração do curso. Segundo a regulamentação do Ministério da Educação (MEC), a carga horária mínima para a graduação em Arquitetura é de 3.600 horas.
A maioria das faculdades distribui essa carga horária em 5 anos de estudo. Existem, porém, instituições que oferecem a possibilidade de cursar os primeiros semestres em período integral, reduzindo o tempo de curso para 4 anos.
O curso de Arquitetura é do tipo bacharelado. O estágio supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios ao final da graduação.
Saiba mais:
Qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura?
O que se estuda no curso de Arquitetura
O curso de Arquitetura conta com uma matriz curricular bem equilibrada entre disciplinas de Humanas e Exatas.
A parte teórica fica mais no início do curso. Por volta do sexto semestre, começam as disciplinas mais voltadas para atividades práticas, como as aulas em laboratório e o desenvolvimento de maquetes de projetos.
Conheça melhor as diferentes etapas do curso de Arquitetura e o que se estuda em cada uma delas:
1º ano de Arquitetura
O foco do currículo no 1º ano de Arquitetura é a formação em arte e desenho, com conceitos básicos da profissão, como a topografia e a representação gráfica estrutural.
Os alunos aprendem também sobre a História da Arquitetura e as diferentes Escolas Arquitetônicas. Veja as principais disciplinas deste período:
- Desenho Artístico
- Desenho Técnico
- Artes Plásticas
- Introdução à Gestão de Projetos
- Cálculo
- História e Teoria da Arquitetura
2º ano de Arquitetura
Nessa fase do curso, os alunos têm mais contato com a parte operacional da profissão, por meio de disciplinas da área de Engenharia.
No segundo ano, os estudantes começam também a prática do desenho tridimensional de estruturas no computador. Veja algumas das matérias deste período:
- Gestão de Projetos
- Análise e Gestão Ambiental
- Resistência dos Materiais
- Sistemas de Projeto CAD
- Mecânica
3º ano de Arquitetura
No 6º semestre, o aprofundamento acontece mesmo na parte prática da profissão. Os alunos do curso têm muitas aulas em laboratório e produzem grande quantidade de trabalhos, geralmente em grupo. Conheça algumas das principais disciplinas desta fase:
- Urbanismo e Infraestrutura
- Projeto de Instalações Prediais
- Projeto Arquitetônico
- Paisagismo
- Patrimônio Cultural e Restauro
4º ano de Arquitetura
Nessa etapa, os alunos mergulham em um contexto mais global da Arquitetura e do Urbanismo, além de continuar com o estudo de algumas disciplinas da área de Engenharia. Veja algumas das matérias deste período:
- Planejamento Urbano e Regional
- Gestão de Projetos
- Teoria das Estruturas
- Engenharia de Avaliação
- Especificações e Orçamentos
5º ano de Arquitetura
No último ano da faculdade de Arquitetura, os alunos estão, basicamente, focados no estágio e na produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O trabalho de conclusão é composto por uma monografia e, se o aluno desejar, também pode colocar a mão na massa em uma parte prática, como um projeto arquitetônico real.
Geralmente, nessa fase os alunos cursam também disciplinas optativas, relacionadas à área de interesse profissional. Veja alguns exemplos de matérias optativas do curso de Arquitetura:
- Acessibilidade na Construção Civil
- Construções Sustentáveis
- Arquitetura de Interiores
- Climatização de Ambientes
- Projeto de Estruturas de Madeira
Veja também
Arquitetura: profissão, carreira e mercado de trabalho
Existe formação mais rápida na área de Arquitetura?
Se você deseja trabalhar com Arquitetura mas não dispõe de tempo para cursar um bacharelado, saiba que existem outras opções de cursos superiores de curta duração na área.
Muitos estudantes optam pelo Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores como forma de entrar mais rapidamente no mercado. Segundo o MEC, a graduação deve ter duração de 1.600 horas. A maioria é realizada em dois anos.
Mas fique atento às diferenças entre o bacharelado e a graduação tecnológica. Embora os dois cursos sejam de nível superior, o bacharelado garante uma formação mais ampla e é o único que permite o registro profissional como arquiteto. O diploma de tecnólogo garante rápida empregabilidade, mas prepara profissionais para um ramo de atuação específico. O designer de interiores não pode ser responsável por reformas estruturais ou projetar edificações, por exemplo.
Veja também
Qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado?
Onde estudar Arquitetura
Como existem diversas instituições de ensino que oferecem o curso de Arquitetura em todo o país, às vezes, fica difícil de escolher onde estudar, certo?
Pensando nisso, o Guia da Carreia listou algumas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Arquitetura e Urbanismo para você dar uma olhada e fazer a sua escolha:
Direito Cibernético: entenda mais sobre a área
Gestão Empresarial: saiba sobre o curso e onde estudar
Gestão Empresarial: saiba tudo sobre o curso
O que é estágio?
Saiba quais são os cursos e valores que a Estácio oferta
O que é Andragogia? Saiba mais sobre o conceito e atuação
Descubra todos os cursos que a Uniasselvi oferece
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.