Gestão Comercial: curso e mercado de trabalho
O objetivo da Gestão Comercial é aumentar a qualidade, produtividade e competitividade de empresas de diversos setores, tais como serviços, varejo e atacado.
Envolve estudos de: economia e finanças, tecnologias organizacionais, comércio e logística, ferramentas de informática, estratégias de marketing, relações interpessoais, relacionamento com o cliente, tributação, legislação e ética, entre outros.
O profissional de Gestão Comercial pode ser responsável pelo planejamento financeiro, econômico e tributário das organizações, cuidar da imagem da empresa no mercado, definir estratégias de venda de produtos e serviços, controlar o padrão de qualidade e informações gerenciais e comerciais, entre outras atividades.
Quais são os tipos de curso de Gestão Comercial?
No Brasil, os cursos de gestão comercial são de nível superior (tecnólogo) ou de pós-graduação lato sensu (especialização).
Tecnológico em Gestão Comercial: são 227 cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial autorizados pelo MEC, sendo 221 presenciais e 26 a distância (EAD).
Especialização em Gestão Comercial: segundo o MEC, há 35 cursos de pós-graduação em Gestão Comercial autorizados pela instituição, sendo um deles na modalidade a distância. Entre os temas, podemos citar:
- Gestão Comercial
- Gestão Comercial e de Vendas
- Gestão Comercial e Marketing em Agronegócios
- Gestão Comercial Empreendedora
- MBA em Gestão Comercial
- MBA em Gestão Comercial de Serviços
- MBA em Gestão Comercial e Marketing
- MBA em Gestão Comercial: Varejo e Serviços
O que se estuda em Gestão Comercial?
O curso de Tecnólogo em Gestão Comercial tem duração média de dois anos, ou quatro semestres, e sequência de temas estudados em cada módulo varia entre as instituições.
Algumas das disciplinas que o aluno pode encontrar no curso de Tecnólogo em Gestão Comercial são:
- Administração de Vendas e Relacionamento
- Administração Estratégica
- Análise de Mercado e Concorrência
- Atividades Complementares
- Canais de Marketing e Distribuição
- Comércio Eletrônico
- Comportamento do Consumidor
- Comportamento Organizacional
- Custo e Formação de Preços
- Desenvolvimento Pessoal e Profissional
- Direito Empresarial
- Empreendedorismo
- Ética e Relações Humanas no Trabalho
- Estatística Básica para Negócios
- Filosofia
- Fundamentos da Administração
- Fundamentos da Contabilidade
- Fundamentos da Economia
- Fundamentos da Gestão Comercial
- Gerência de Equipe de Vendas
- Gestão de Custos e Preços
- Gestão de Serviços e Varejo
- Gestão do Relacionamento com Clientes e Fornecedores
- Gestão em Marketing
- Inovação em Gestão Comercial
- Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Inclusão
- Logística Empresarial
- Matemática
- Matemática Financeira
- Matemática Aplicada a Negócios
- Marketing
- Pesquisa de Mercado
- Planejamento de Vendas
- Plano de Negócios
- Processos Gerenciais
- Responsabilidade e Social e Meio Ambiente
- Técnicas de Negociação e Vendas
- Tecnologias de Gestão
Onde estudar Gestão Comercial?
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Gestão Comercial:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário UNIBTA
Além de reconhecidas e bem avaliadas, as faculdades acima facilitam a vida do estudante com programas como FIES e ProUni. Todas também trabalham com bolsas de estudos, financiamentos sem burocracia, descontos e convênios.
O que faz o profissional da Gestão Comercial?
Entre as características valorizadas no profissional de Gestão Comercial estão grande capacidade de organização e administração do tempo, claro entendimento da estratégia da organização, flexibilidade, postura ética, habilidade de negociação e de relacionamento e boa comunicação, entre outras.
O profissional de gestão comercial pode atuar em micro, pequenas, médias e grandes empresas, nos segmentos de serviços, varejo ou atacado, sendo responsável por, entre outras funções:
- Análise de Resultados
- Supervisão de vendas
- Representação comercial
- Gestão de vendas
- Gestão do relacionamento com o cliente
- Pesquisa de mercado
- Desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing
- Gestão de relações comerciais
- Planejamento de investimentos
- Gestão financeira e tributária
- Consultoria de negócios
Quais as áreas de atuação da Gestão Comercial?
Em um cenário cada vez mais competitivo, com constantes mudanças econômicas, tecnológicas, legais e tributárias, cresce a demanda de mercado por profissionais qualificados e aptos a contribuir para a competitividade das empresas.
Isso se aplica a diversas áreas, e no caso da Gestão Comercial não é diferente. As oportunidades para gestores comerciais qualificados são amplas, com possibilidade de ocupar cargos de médio e alto escalão nas companhias, ganhando bons salários.
O profissional formado em Gestão Comercial pode atuar em empresas de diversos portes, desde pequenas e microempresas até grandes organizações multinacionais em diferentes setores da economia, como varejo, atacado, serviços, saúde, consultoria, bancos, seguros e hotelaria, entre outros.
Veja também: Gestão Financeira
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