Direito é Humanas ou Exatas?
Os cursos superiores podem ser divididos em três grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Cada uma destas três ciências possui diversas subáreas que dão origem a centenas de profissões.
Uma das maneiras de escolher uma faculdade é identificar qual destas áreas do conhecimento tem mais a ver com você. Feito isto, o próximo passo é analisar os cursos que pertencem à área em questão.
No entanto, alguns cursos nos deixam na dúvida sobre qual área pertencem. Este é o caso do curso de Direito, que muitos ficam na dúvida se faz parte das Ciências Humanas ou Exatas.
Se você está pensando em fazer Direito, conheça mais detalhes sobre o curso e descubra se esta graduação é de Humanas ou Exatas!
O que significa Humanas e Exatas?
Antes de classificar o curso de Direito em uma destas áreas, vamos conhecer as principais características de cada uma delas. De forma bastante resumida, podemos afirmar que:
Ciências Exatas
As Ciências Exatas são aquelas que têm como objetivo resolver situações e problemas através do uso da Matemática, do raciocínio lógico e de métodos precisos e rigorosos. É muito comum, nesta área de conhecimento, a prática de testar hipóteses através de métodos quantitativos.
Os cursos considerados fundamentais desta área são Matemática, Física e Química. Também fazem parte deste grupo os cursos de Estatística, Ciências da Computação, Engenharias, etc.
Ciências Humanas
É toda ciência que tem como objeto de estudo o homem como indivíduo e como um ser social. Os cursos da área de Humanas se ocupam de todos os aspectos relacionados com o homem, sua cultura, história, crenças, sociedade, o rastro histórico que deixa no mundo, como se relaciona com outros povos e com sua própria comunidade.
São considerados cursos da área de Humanas: Serviço Social, Sociologia, História, Filosofia, Pedagogia, Ciência Política, Jornalismo, Geografia, entre outros.
O curso de Direito é de Humanas ou Exatas?
O principal objetivo do curso de Direito é capacitar profissionais para manter a ordem social e resolver conflitos entre pessoas através da aplicação das leis vigentes no país.
Como o homem se organiza em sociedade e como ele cria as regras desta convivência são objetos de estudo da área de Direito. Portanto, este curso pertence às Ciências Humanas.
Existem outras evidências que colocam o curso de Direito nesta área. A grade curricular do curso, por exemplo, apresenta diversas disciplinas que são claramente pertencentes às Ciências Humanas, tais como:
- Ciência Política
- Filosofia
- Psicologia
- Sociologia
Durante o curso são discutidas questões relevantes da sociedade atual e da vida em comunidade. Algumas matérias pretendem sensibilizar o futuro profissional sobre a questão da desigualdade social. O foco é a defesa dos direitos de cada cidadão e o respeito à legislação.
O perfil de quem faz Direito se encaixa no que é esperado de um aluno de Ciências Humanas. Algumas características destes estudantes são:
- Gostar muito de ler. De modo geral, eles dedicam longas horas à prática de leitura, que é uma forma de adquirir múltiplos conhecimentos e ter uma visão ampla das coisas.
- Ter domínio sobre a linguagem. Um bom profissional de Direito precisa escrever corretamente e se comunicar com clareza. O curso possui algumas matérias de Língua Portuguesa e linguagem jurídica.
- Ter interesse pelo ser humano do ponto de vista social. Eles costumam se interessar pela história da humanidade, seus costumes, crenças, cultura, etc.
- Ter ética e responsabilidade social. Os profissionais da área de Humanas são sensíveis aos problemas que a sociedade atual enfrenta.
- Ser questionador. Levantar diversas questões sobre um assunto é uma maneira de entender todos os aspectos que o envolvem.
Quem se forma em um curso de Direito pode se tornar advogado ou seguir a carreira pública, atuando como juiz, desembargador, promotor, delegado de polícia, entre outros.
Em qualquer uma destas áreas de atuação, o profissional de Direito trabalha com o objetivo de organizar as relações entre pessoas, empresas e grupos da sociedade.
Onde estudar Direito
Se você se identificou com o perfil do estudante de Direito e quer seguir esta profissão, é preciso escolher bem a faculdade em que vai se matricular.
Para que seu diploma tenha validade no mercado de trabalho, é fundamental escolher um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Conheça algumas universidades credenciadas pelo MEC que possuem o curso de Direito:
Universidades Privadas:
- Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Universidades Públicas:
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
- Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
- Universidade Federal de Brasília (UNB)
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Universidade Federal do Tocantins (UFT)
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Você está pensando em fazer faculdade de Direito? Tem o perfil de um estudante de Humanas? Conte para a gente qual curso você vai fazer!
Direito Cibernético: entenda mais sobre a área
Gestão Empresarial: saiba sobre o curso e onde estudar
Gestão Empresarial: saiba tudo sobre o curso
O que é estágio?
Saiba quais são os cursos e valores que a Estácio oferta
O que é Andragogia? Saiba mais sobre o conceito e atuação
Descubra todos os cursos que a Uniasselvi oferece
Odeio Matemática: Qual Faculdade fazer? Descubra!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.