Curso de Marketing
A área de Marketing busca entender e atender o consumidor. Pode parecer simples, mas para ser capaz de cumprir este propósito o profissional precisa estudar várias áreas do conhecimento, da Comunicação ao Cálculo, passando por Administração, Economia e Sociologia.
As graduações em Marketing têm as seguintes características:
- Habilitação: o curso é oferecido como bacharelado e tecnológico.
- Duração média: no bacharelado, são 4 anos. No tecnológico, 2 anos.
- Modalidade: presencial ou a distância.
- Turno presencial: diurno ou noturno.
Você quer saber como é o dia a dia em uma graduação em Marketing? Primeiro, vale a pena entender um pouco sobre esta área!
O que é o Marketing?
A área de Marketing vai muito além de fazer a propaganda sobre um produto, como é comum de se pensar. Ela é responsável por:
- Analisar o mercado por meio de pesquisas e estatísticas.
- Conhecer o consumidor e os concorrentes.
- Ajudar a criar produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado.
- Planejar a distribuição e divulgação dos produtos nos canais adequados.
Como você pode ver, o trabalho do Marketing passa por vários setores da organização e é considerado cada vez mais estratégico.
Como funciona o curso de Marketing
Para formar um profissional apto a atuar em funções tão diferentes, o curso de Marketing apresenta disciplinas das áreas de Administração e Comunicação. A ideia é aliar uma visão analítica e objetiva com a sensibilidade para entender as transformações da sociedade.
O curso combina teoria e prática. Da teoria, os alunos aprendem sobre Economia, Psicologia, Sociologia, Finanças e Estatística. Da prática, os professores trazem estudos de caso de problemas reais para os alunos resolverem.
O diferencial do curso de Marketing são as disciplinas sobre pesquisa e análise de dados. Com elas, o profissional é capaz de entender os competidores, fazer previsões sobre o mercado, identificar o comportamento do consumidor e a dinâmica das tendências. Essas informações são a base para a tomada de decisões. Veja algumas disciplinas que podem estar no currículo:
- Análise Multivariada
- Cálculo
- Lógica Matemática
- Probabilidade
- Tratamento e análise de dados
Ao longo do curso, o estudante tem a visão geral das três principais atribuições da área:
- Gestão de Marketing
- Pesquisa de Marketing
- Comunicação de Marketing
É possível aprofundar os estudos na área em que se tem mais afinidade, cursando disciplinas optativas, como por exemplo:
- Análise de Campanhas de Comunicação
- Estética dos Meios de Comunicação
- Marketing Eletrônico
- Marketing Social e de Organizações não Governamentais
- Teorias da Opinião Pública
Durante o curso é comum que os estudantes visitem o setor de Marketing de empresas e agências de publicidade para verem na prática como é o dia a dia profissional.
A forma mais comum de contato com o mercado é pelos estágios. Neles os estudantes acompanham o planejamento de ações de marketing, campanhas de divulgação e eventos.
Perfil do estudante de Marketing
Para atuar em Marketing, é interessante que o estudante:
- Seja comunicativo.
- Goste de trabalhar em equipe.
- Goste de planejamento e tenha habilidade em lidar com números.
- Saiba trabalhar com novas tecnologias.
- Fale outros idiomas e conheça outras culturas.
- Seja curioso e tenha um repertório cultural amplo, para usar esse conteúdo em seu trabalho.
- Tenha capacidade analítica e também a visão sistêmica da área em que atua.
- Esteja sempre atualizado em relação às mudanças que acontecem no mundo e em sua área de atuação.
O Marketing atua onde as pessoas estão. E como as pessoas estão cada vez mais conectadas, surgem muitas oportunidades de estágio em áreas ligadas à internet, como gestão de comércio eletrônico, de mídias sociais e publicidade em mecanismos de busca. O Marketing Digital, por exemplo, é uma carreira em alta.
Os principais campos de atuação para quem se forma em Marketing são:
- Agência de propaganda e marketing
- Setor de Marketing de empresas
- Consultorias
- Organizações de todos os tipos e portes, com ou sem fins lucrativos.
- Assessoria de celebridades, candidatos a cargos públicos, cidades, estados e países.
Onde estudar Marketing
O curso de Marketing é oferecido por centenas de instituições em todo o país, privadas e públicas, como por exemplo:
Privadas:
- Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Centro Universitário UNIBTA
Públicas:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
- Faculdade de Tecnologia Sebrae (FATEC SEBRAE)
Veja também:
Você tem interesse em fazer o curso de Marketing? Conta pra gente!
Gestão Empresarial: saiba sobre o curso e onde estudar
Gestão Empresarial: saiba tudo sobre o curso
O que é estágio?
Saiba quais são os cursos e valores que a Estácio oferta
O que é Andragogia? Saiba mais sobre o conceito e atuação
Descubra todos os cursos que a Uniasselvi oferece
Odeio Matemática: Qual Faculdade fazer? Descubra!
13 faculdades para quem quer trabalhar em banco
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.