Curso de Artes Plásticas: duração, grade curricular e onde estudar
O curso de Artes Plásticas pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura, com duração média de quatro anos. Há universidades que oferecem as duas modalidades.
O campo de trabalho das Artes Plásticas é bastante vasto e esses profissionais podem realizar diversas atividades, desde expor seus trabalhos em galerias até dar aulas. A Arte Plástica é um ramo do conhecimento que se encarrega do estudo e do desenvolvimento das várias linguagens artísticas, como pintura, escultura e desenho, entre outras.
O curso ensina as diversas possibilidades de expressão artística e também possui momentos práticos para o estudante aprender e desenvolver suas habilidades técnicas. Os alunos aprendem sobre a História da Arte, os diversos suportes e também desenvolvem sua própria forma de expressão.
Saiba mais sobre o curso de Artes Plásticas, descubra onde estudar e como está o mercado de trabalho para quem se forma neste curso!
O curso de Artes Plásticas
O curso de Artes Plásticas é concluído em cerca de quatro anos e pode ser realizado em grau de bacharelado ou licenciatura. Em várias universidades as duas habilitações podem ser cursadas na mesma graduação, em período diurno ou noturno em universidades públicas e privadas de todo o país.
Tanto o bacharelado como a licenciatura oferecem disciplinas teóricas, como História da Arte, além de formas e técnicas de expressão artística. O bacharelado oferece uma formação para atuação mais ampla do profissional das artes e muitos créditos de aulas práticas em laboratórios de pintura, escultura, fotografia e desenho, entre outros. Já a licenciatura é voltada para o ensino de Artes para alunos da educação básica (ensino fundamental e médio).
Esta graduação pode ser oferecida também com o nome de Artes Visuais, ou somente Artes.
Grade curricular de Artes Plásticas
A grade curricular de Artes Plásticas tem semelhanças entre o bacharelado e a licenciatura, principalmente com relação a disciplinas teóricas ligadas às artes em geral.
Elas se diferenciam nas aulas práticas, com técnicas de experimentação e produção artística para o bacharelado e disciplinas voltadas para a educação e as formas de aprender, no caso da licenciatura.
Veja algumas das disciplinas oferecidas nos cursos bacharelado de Artes Plásticas:
- Antropologia
- Arte e Tecnologia
- Corpo e movimento
- Disciplinas de Desenho
- Disciplinas em Ateliê
- Filosofia
- Fundamentos da Linguagem Visual
- História
- História da Arte Antiga
- História da Arte Contemporânea
- História da Arte Medieval
- História da Arte Moderna
- História da Arte no Brasil
- Introdução à Escultura
- Introdução à Gravura
- Introdução à Pintura
- Introdução ao Desenho
- Introdução aos Multimeios
- Oficinas de Desenho e Fotografia
- Psicologia
- Seminários Críticos sobre História da Arte
Veja algumas disciplinas específicas do curso de licenciatura em Artes Plásticas:
- Arte Eletrônica
- Didática Fundamental
- Disciplinas de Desenho
- Escultura
- Fundamentos da Educação Artística
- História da Arte Moderna
- Introdução à Gravura
- Materiais em Artes
- Oficina de Fotografia
- Psicologia da Educação
Onde estudar
Existem centenas de universidades autorizadas pelo MEC que oferecem o curso de Artes Plásticas, também conhecido como Artes Visuais. Conheça algumas das principais:
- Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Centro Universitário UNIBTA
Perfil do profissional
O profissional de Artes Plásticas pode atuar na produção de sua própria arte, no ensino ou ainda em instituições públicas, privadas e do terceiro setor ligadas à arte e cultura em geral. Pode vender suas obras em galerias e exposições, trabalhar em empresas como ilustrador ou desenhista, ser curador em museus, atuar em órgãos de preservação do patrimônio histórico e cultural.
Precisa ser uma pessoa curiosa e amante das artes, querer aprender sobre como os artistas já se expressaram ao longo dos séculos e, ao mesmo tempo, estar atento às formas contemporâneas de expressão.
O profissional que se forma em grau de bacharelado e opta pela carreira artística como autônomo deve aprender a lidar com os altos e baixos da oferta e da demanda de trabalhos do setor, organizar-se para trabalhar muitas vezes sem uma rotina fixa ou determinada por terceiros.
Mercado de trabalho
As artes visuais são uma área em expansão já que muito da expressão artística hoje é visual. O artista plástico cria desenhos, pinturas, gravuras, colagens e esculturas, fazendo uso de materiais como o papel, tinta, gesso, argila, madeira, metais, até programas de computador ou qualquer outro material. Além de produzir sua própria arte, pode também:
- Restaurar obras
- Fazer curadoria de exposições
- Ser crítico de arte
- Lecionar
- Pesquisar
- Prestar assessoria e consultoria
- Revisar ou organizar livros de arte
- Atuar em projetos multimídia
O campo de trabalho é bastante amplo para quem se forma em artes plásticas, vai muito além de dar aulas e “viver de arte”. Algumas das principais instituições que empregam estes profissionais são:
- Escolas de ensino fundamental e médio
- Escolas de arte
- Universidades
- Museus
- Galerias
- Veículos de comunicação
- Organizações Não Governamentais
- Fundações
- Órgãos Públicos
Veja também:
Você se interessou pelo curso de Artes Plásticas? Prefere fazer bacharelado ou licenciatura? Conte para a gente aqui nos comentários!
Direito Cibernético: entenda mais sobre a área
Gestão Empresarial: saiba sobre o curso e onde estudar
Gestão Empresarial: saiba tudo sobre o curso
O que é estágio?
Saiba quais são os cursos e valores que a Estácio oferta
O que é Andragogia? Saiba mais sobre o conceito e atuação
Descubra todos os cursos que a Uniasselvi oferece
Odeio Matemática: Qual Faculdade fazer? Descubra!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.