Trabalhar e Estudar – 5 Motivos para Fazer os Dois Juntos
Muitos estudantes ficam na dúvida se vale mesmo a pena estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Alguns acreditam que o trabalho pode atrapalhar os estudos, porém não é bem assim, dependendo da área que o estudante está, participar de um estágio que tenha a ver com os seus estudos pode ser de grande valia, sem falar da boa ajuda financeira que um estágio garante.
Existem estudantes que não precisam trabalhar e por opção decidem só estudar, porém a grande maioria dos brasileiros por necessidade acabam optando por estudar e trabalhar. Para conseguir unir as duas tarefas é preciso ter disciplina e responsabilidade, dessa forma o estudante não perde e nem fica prejudicado.
5 Motivos para Trabalhar e Estudar
1 – Construção Profissional
Geralmente a maioria dos novos estudantes nunca tiveram oportunidade de um emprego. Com a entrada em uma faculdade e demonstrando interesse em uma área algumas empresas se sentem mais a vontade em contratar um estudante, vendo que aquele funcionário pode se ter um grande potencial. Por isso é importante que mesmo que esteja no inicio dos estudos já pense em construir uma carreira profissional sólida.
2 – Contatos
Dentro de uma empresa é possível fazer diversos contatos profissionais, alguns bem importantes para se construir uma carreira. Fazer um “network” dentro da empresa pode ajudar e muito quando o pensamento é futuro. Nunca se sabe qual será o futuro do seu colega de trabalho, ele pode ser um grande aliado na busca de um emprego melhor. Portanto tenha seus colegas de trabalho com aliados a certeza de uma carreira de sucesso.
3 – Mantenha um círculo de amizade
Apesar da necessidade de separar o profissional do pessoal é muito comum que dentro de uma empresa você tenha pontos em comum com o colega de trabalho, por isso acaba se criando um círculo de amizade dentro do local de trabalho, porém é preciso ter cuidado e realmente separar o profissional do pessoal, pois isso pode atrapalhar o futuro profissional.
4 – Ajuda Financeiras
Como citado anteriormente são muitos os estudantes que precisam de uma ajuda financeira dos pais para se manterem nas universidades. Então ter um trabalho pode ajudar e muito um novo estudante e profissional, mesmo que não precise do dinheiro é muito importante pensar na carreira que deseja seguir.
5 – Estabeleça Prioridades
A prioridade de quando se está na faculdade com certeza são os estudos, porém quando se trabalha junto, também é necessário priorizar algumas tarefas importantes do emprego. Por isso saiba medir as prioridades, sabendo se organizar todas as atividades, tanto profissionais como os estudos, poderão ser realizadas com sucesso.
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Conheça as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo a GPTW
Conheça 8 documentários brasileiros que todo profissional precisa assistir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.