Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Se você estava navegando pelas redes sociais ou conversando com amigos e de repente viu que as pessoas começaram a falar “eu sou INFP”, ou “Ah! Eu sou ISFJ!”, e ficou sem entender nada, saiba que você não está sozinho.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Veja aqui qual carreira combina com o seu perfil!
Essas siglas que, aparentemente, não fazem nenhum sentido assim isoladas estão em alta na internet por ajudarem muita gente a compreender melhor sua personalidade. E acredite: estão sendo usadas em processos seletivos. Será que isso é o certo?
Mas essas siglas e o teste MBTI não são novidade e já existem há muitos anos.
Você pode se perguntar: por que eu nunca ouvi falar disso antes então? Pois a internet facilitou a forma de fazer esse teste, com sistemas não-oficiais que “calculam” qual é a sua personalidade com base em uma série de perguntas.
+ Entrevista de emprego: Veja 5 dicas para ter sucesso
Como se preparar para dinâmica de grupo durante o processo seletivo? Confira dicas
Quer saber como fazer o teste das 16 personalidades, descobrir qual é o seu MBTI e conhecer outras curiosidades sobre o assunto? Acompanhe os tópicos a seguir conosco.
O que é o MBTI?
“MBTI” é a sigla em inglês para Myers-Briggs Type Indicator, uma marca registrada da The Myers-Briggs Company. A tradução para o português pode ser “tipologia de Myers-Briggs”, “indicador tipológico” ou “classificação tipológica de Myers-Briggs”.
O teste se apresenta como uma longa avaliação capaz de construir uma compreensão dos pontos fortes e também dos pontos cegos de cada personalidade humana, mostrando que as pessoas são diferentes umas das outras.
É indicado para indivíduos e grupos enfrentando desafios de comunicação, conflitos, mudanças, tomada de decisões, liderança ou mudança de carreira.
O questionário foi atualizado ao longo das décadas e quando aplicado irá verificar quais atitudes você tomaria diante de uma situação ou como se sente em certas ocasiões.
+ Salário mínimo 2024: Confira qual é o novo valor
Entenda a história do MBTI
O MBTI é um teste questionário criado pela norte-americana Katharine Briggs (1875-1968) e sua filha Isabel Briggs Myers (1897-1980) com base nas teorias de um dos principais teóricos da Psicologia, Carl Gustav Jung (1875-1961). O livro “Tipos Psicológicos” foi publicado originalmente em alemão em 1921.
Segundo a instituição, o MBTI foi criado em 1943 e atualizado em 1962. Atualmente ele já está disponível em 28 línguas e já foi usado oficialmente em 115 países. A companhia afirma que 88% das companhias da lista “Fortune 500” (empresas mais valiosas dos EUA) utilizam o MBTI.
O teste de MBTI pode ser usado para processos seletivos?
A companhia dona do MBTI não recomenda a utilização do teste para seleção de candidatos a empregos. Segundo a Myers-Briggs este uso do MBTI é antiético e jamais deve ser exigido que as pessoas façam a avaliação para conseguir uma vaga de emprego.
Nem mesmo o uso para processos de recolocação interna é indicado. O teste de personalidade deve ser usado apenas para desenvolvimento pessoal e coletivo.
Leia também: Entrevista de emprego: como falar de si mesmo?
A empresa elencou algumas razões pela qual o teste não deve ser usado em processos seletivos:
- Não há “indicador de mentiras” no teste para checar honestidade das respostas.
- Os candidatos podem responder os questionários de acordo com os requisitos de “perfil ideal” uma vaga.
- A avaliação não indica pontos “bons” ou “ruins” das pessoas e sim as preferências das personalidades.
- Não há estudos que comprovem ou avaliem a eficiência do MBTI para fins de contratação ou que prevejam o desempenho das pessoas no trabalho conforme a sua personalidade.
+ Teste MBTI: qual a personalidade mais comum?
Teste MBTI: qual a personalidade mais rara?
O importante a se entender é que os tipos de personalidades definidos no teste não indicam que uma pessoa é melhor que a outra. Essa delimitação é apenas uma forma de buscar autoconhecimento e trabalhar melhor com seu jeito de ser.
Quais são os 16 tipos de personalidades do teste MBTI?
Para dividir os tipos de personalidades, o teste MBTI utiliza a ideia de quatro pares opostos de maneiras de pensar e agir. Eles são chamados de dicotomias e são as “letras” que vemos nestas siglas. As dicotomias são apresentadas da seguinte forma:
- Extroversão (E) x Introversão (I)
- Sensorial (S) x Intuição (N)
- Razão (T) x Sentimento (F)
- Julgamento (J) x Percepção (P)
Os 16 tipos de personalidades derivadas dessas dicotomias classificados no teste MBTI são:
- INTP – Lógico
- INTJ – Arquiteto
- ENTJ – Comandante
+ Personalidade ENTJ: o que é, características e como identificar
- ENTP – Inovador
- INFJ – Advogado
- INFP – Mediador
- ENFJ – Protagonista
- ENFP – Ativista
+ Personalidade ENFP: o que é, características e como identificar
- ISTJ – Logístico
- ISFJ – Defensor
- ESTJ – Executivo
- ESFJ – Cônsul
- ISTP – Virtuoso
- ISFP – Aventureiro
- ESTP – Empresário
- ESFP – Animado
Saiba mais em detalhes: Entenda melhor cada tipo de personalidade
Qual o tipo de personalidade mais raro?
Não existe um dado global ou brasileiro sobre qual personalidade é mais comum. Uma pesquisa feita nos EUA indica que o tipo mais incomum por lá seria o INFJ (1,5%), enquanto o mais comum seria o ISFJ (13,8%).
Qual o melhor teste MBTI?
A companhia dona do teste MBTI não autoriza seu uso, aplicação e análise por qualquer pessoa ou site. Os profissionais interessados em oferecer orientação vocacional devem ser certificados pela instituição.
Segundo uma reportagem da Superinteressante, o teste oficial custa US$ 50 (cinquenta dólares). No Brasil, apenas a consultoria Fellipelli é autorizada desde 1996 a traduzir e certificar pessoas para aplicarem o teste MBTI.
A psicóloga Adriana Fellipelli explicou para a revista que foi feita toda uma validação para verificar se o teste se aplicava para as características brasileiras e que não é preciso ser psicólogo para obter essa certificação.
+ Teste de Excel em entrevista de emprego: O que estudar?
Como fazer o teste MBTI de graça
Uma das opções para fazer o teste MBTI “de graça” é conseguir convencer a sua empresa a contratar uma consultoria autorizada para aplicá-lo com toda a equipe como ferramenta de desenvolvimento coletivo.
Há também um site muito famoso chamado “16Personalities”. Ele não cita o teste MBTI em qualquer momento, somente as personalidades, para evitar processos por direitos autorais.
+ Tem problema mentir no currículo? Veja as 5 mais comuns
O teste MBTI também não é exatamente o mesmo certificado pela empresa dona da marca, mas pode servir para quem deseja testar rapidamente qual é a sua personalidade e conferir curiosidades como famosos que teriam a mesma personalidade que você e pontos fracos e fortes de cada classificação.
O melhor caminho para conseguir um bom emprego
Conhecer seus pontos fortes e fracos é algo muito importante na hora de tomar decisões e saber o que é melhor para si mesmo. Uma pessoa confiante e que sabe por onde ir já ganha pontos em qualquer entrevista de emprego por sua determinação e vontade.
Aliado a isso, outro fator fundamental é ter uma formação sólida na sua área de trabalho. Um diploma de ensino superior abre portas para salários mais altos e oportunidades além das comuns. Que tal dar esse passo para um futuro melhor?
Para te ajudar nessa jornada, separamos na lista abaixo algumas faculdades com qualidade atestada pelo MEC (Ministério da Educação) e com cursos em todas as áreas do conhecimento. Todas elas possuem programas de bolsas, descontos e convênios exclusivos e possibilidade de usar a nota do Enem para bolsas no Prouni e no Fies.
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
+ Confira também!
Teste Rápido de Personalidade com 15 perguntas
Essas são 4 informações que você não deve colocar no currículo
*MBTI, Myers-Briggs Type Indicator, Myers-Briggs, e o logo MBTI são marcas registradas do MBTI Trust, Inc. nos EUA e em outros países.
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Conheça as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo a GPTW
Conheça 8 documentários brasileiros que todo profissional precisa assistir
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.