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Carreira

Como usar o marketing pessoal a seu favor no trabalho

Businesswoman leading a team

Você sabia que o marketing pessoal vai muito além de saber “vender o seu peixe” e impressionar a chefia? Aliás, ser “marqueteiro” demais, abusar do autoelogio e tratar bem somente aquelas pessoas que estão acima de você na hierarquia da empresa pode trazer mais danos do que benefícios para sua carreira.

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Conversamos com uma especialista em recrutamento e seleção sobre como ser notado positivamente no ambiente de trabalho e descobrimos que o marketing pessoal está totalmente ligado ao conteúdo e à índole do profissional. A imagem é só uma consequência!

Mirelle Philomeno é gerente de recrutamento da consultoria Hays e atua nos segmentos Jurídico e de Recursos Humanos. Ela nos contou quais são as posturas que pegam bem (e quais as atitudes que são um tiro no pé!) em qualquer tipo de empresa. Confira as dicas a seguir!

O que é Marketing Pessoal?

Marketing pessoal é um conjunto de habilidades utilizadas para promover sua própria imagem de forma positiva, em busca de se tornar reconhecido e respeitado por suas qualidades, criando uma marca pessoal que torne você uma referência onde quer que esteja.

Algumas técnicas do marketing, utilizado para promover instituições e produtos, podem ser trazidas para incrementar a forma como apresentamos e oferecemos nossa imagem e o produto que vendemos: nossa força de trabalho.

Qual a importância do marketing pessoal?

Todo mundo que deseja ser bem visto precisa saber como desenvolver seu marketing pessoal. Um produto com qualidade reconhecida consegue se consolidar no mercado e ter seu custo valorizado e estabelecido. Você, como consumidor, sabe que vale a pena pagar um preço às vezes um pouco mais elevado, por aquele produto que você sabe que é melhor que o mais barato, pois a marca reconhecida entrega a qualidade que você espera.

Marketing Pessoal e os 4ps

Muita gente se questiona se o marketing pessoal faz uso dos 4ps, o famoso conceito do Marketing que utiliza quatro variáveis controláveis para influenciar a atração pelo seu produto. Se você não conhece ainda, os 4ps são:

  • Produto
  • Preço
  • Praça 
  • Promoção

Como esses 4ps podem ser trazidos para o âmbito pessoal? Vamos destrinchar isso ponto a ponto:

  • Quando falamos de produto estamos falando de nós mesmos. Um produto precisa ter uma embalagem (aparência) e conteúdo adequados para os fins aos quais se propõe. Uma identidade única que o destaque também é importante.
  • O preço é um problema quando o custo-benefício não entrega aquilo que esperamos. Aprimore-se e demonstre que seu serviço entrega tudo o que promete, com qualidade.
  • Uma empresa precisa ter um bom domínio da praça onde seu produto está disponível. Se você quer ser encontrado, precisa controlar os canais onde sua imagem estará disponível, sabendo dosar “onde”, “como” e “quanto” .
  • A promoção é a forma como você controla, promove e distribui a sua reputação e imagem pessoal. Trata-se também do bom relacionamento com quem você já tem contato, sem deixar de atrair e renovar seus contatos.

7 Dicas de como fazer Marketing Pessoal

Pedimos para nossa entrevistada detalhar sete pontos importantes para desenvolver o marketing pessoal. Confira cada um deles a seguir.

1 – Aparência (no tom certo) é o seu cartão de visitas

Quanto mais bem vestido você estiver, de preferência com um belo relógio de marca e a chave de um carrão à mostra, melhor para o seu marketing pessoal, certo? Errado!

Em determinadas empresas ou departamentos, usar roupas e acessórios caros, falar de viagens e restaurantes da moda, ou seja, se gabar e ser arrogante pode pegar muito mal.

Dica: procure entender o ambiente e tenha flexibilidade para adaptar seu modo de vestir, falar e se comportar de acordo com o lugar onde está. “Um bom profissional deve saber transitar em todos os níveis e conseguir estabelecer uma comunicação com todo mundo”, diz Mirelle. Roupas e vocabulários inadequados podem criar barreiras para essa comunicação ou, pior ainda, dar a impressão de uma pessoa arrogante.

2 – Demonstre disponibilidade

Você já ouviu dizer que “fulano deve ser muito importante, pois está sempre ocupado”? Pois saiba que estar sempre correndo e não ter tempo para os outros pode ser um tiro no pé quando se trata de passar uma boa imagem no trabalho.  Michele explica que um bom profissional é também aquela pessoa com quem todo mundo pode contar.

Dica: procure estar disponível não apenas para seu chefe, mas também para seus colegas e equipe. E estar disponível não é apenas desbloquear a agenda! Significa estar presente, escutar as pessoas com atenção, estar aberto para contribuir com ideias e soluções sempre que for preciso.

3 – Menos “eu”, mais “nós”

Aquele profissional que vive alardeando suas conquistas e qualidades, que só fala na primeira pessoa, não é bem visto no mercado. “As empresas têm cada vez menos pessoas incumbidas de cada vez mais atividades. Quem só se preocupa com o próprio ego não é uma pessoa com quem os outros podem contar”, diz a especialista.

Dica: Seja visto como uma referência no trabalho por sua atitude colaborativa. Agregue informações interessantes, compartilhe conhecimento, saiba o que está acontecendo no mercado onde você atua e seja um exemplo de conduta, um disseminador de boas práticas na empresa.

4 – Adeque seu comportamento na internet

A forma como você se comporta na Internet também pode influenciar o seu marketing pessoal. É praticamente consenso que devemos evitar falar sobre situações privadas do trabalho, ou fazer críticas sobre outro colega, clientes ou seu chefe nas suas redes sociais. Não esqueça que quando você posta algo na internet, aquilo fica público para qualquer pessoa ver.

Não tenha um comportamento tóxico na internet e respeite os demais usuários com opiniões divergentes. Não adianta utilizar um perfil fake para “trollar” ou ameaçar outra pessoa. A internet não é terra sem lei. Você poderá ser identificado, exposto e seu nome estará para sempre associado como alguém tóxico. Quem quer conviver ou contratar uma pessoa assim?

Dica: No trabalho, em momentos de pausa, Mirelle recomenda cuidado e moderação ao acessar a Internet: “Associe sua imagem a informações construtivas, consulte sites com credibilidade e que tenham a ver com o trabalho.”

5 – Cuidado com as conversas de corredor

Uma pausa para o café, almoços e happy hours com os colegas fazem parte da vida profissional. Mas isso não significa embarcar nas fofocas do escritório, contar quem fez o quê na festa da firma ou fazer qualquer tipo de comentário maldoso sobre outros funcionários, chefes, clientes ou empresa. Tome cuidado com exageros na bebida alcoólica. Pense no seu marketing pessoal também nesses momentos de descontração.

Dica: Mais uma vez, a especialista recomenda atenção. “São atividades que tornam a relação entre as pessoas mais próxima e contribuem para o ambiente de trabalho. Fale de coisas positivas, que não fujam muito do propósito profissional.”, diz Mirelle. Falar alto, fazer piadas de mau gosto e demonstrar preconceito de qualquer tipo são atitudes em baixa no mercado. E lembre-se sempre daquela regrinha de ouro: elogiar em público e criticar em particular.

6 – Tenha equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Muitas empresas estão investindo em programas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional para diminuir o estresse dos funcionários no ambiente de trabalho. Academia de ginástica, atividades de relaxamento durante o expediente e horários flexíveis para poder encaixar melhor a vida pessoal são alguns exemplos práticos dessas iniciativas.

Dica: Mirelle ressalta que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é importante, mas estar indisponível (para chefes, subordinados e colegas) é negativo para o seu marketing pessoal. Além disso, ela recomenda evitar exageros, como falar no celular sobre temas não relacionados ao trabalho e usar regularmente o horário do expediente para tratar de assuntos pessoais.

7 – Saiba como agir em ambientes competitivos

Metas agressivas, prazos apertados e competitividade interna fazem parte da realidade de muitas empresas. O ambiente pode se tornar mais hostil, mas um profissional preocupado com seu marketing pessoal não deve se comportar de forma agressiva com as pessoas para se tentar se destacar. “Ser competitivo não é ser mau caráter. Puxar o tapete é péssimo para a imagem que se tem do profissional”, avisa Mirelle.

Dica: Mantenha a ética, o bom tom e as atitudes corretas mesmo em momentos de pressão. Sem ser tolerante ou passivo demais, tenha cuidado com a forma como você expressa suas opiniões. Seja respeitoso com todos, sempre!

Como uma pessoa tímida pode fazer marketing pessoal?

Já vimos que o marketing pessoal está muito mais ligado às atitudes do que a um “discurso vendedor”. Mesmo assim, diz Mirelle, “para ter uma boa imagem é fundamental debater assuntos, trazer ideias e apresentar soluções inovadoras.”

Uma pessoa muito tímida pode ter ótimas ideias, mas nem sempre tem coragem para falar em público e manifestar seu ponto de vista em reuniões.

Dica: Existem alternativas para driblar o bloqueio da timidez. Pense que compartilhar conhecimento é mais importante do que aparecer sozinho e use as ferramentas da empresa, como e-mail e intranet, para publicar boas práticas e disseminar ideias que serão úteis para todos.

Leia também: Mapa Mental: o que é e como fazer um para a carreira

Os dez mandamentos do marketing pessoal

Não sabe por onde começar? Resumimos as dicas da especialista em uma lista com os dez mandamentos para criar uma imagem profissional sólida e duradoura:

  1. Crie relações saudáveis.
  2. Tenha uma atitude positiva sempre, sem piadas de mau gosto, comentários maldosos ou preconceito.
  3. Saiba transitar em todos os níveis.
  4. Esteja sempre bem informado e atualizado sobre as tendências de mercado.
  5. Seja uma pessoa disponível.
  6. Elogie em público, critique em particular.
  7. Compartilhe conhecimento, ideias inspiradoras e boas práticas.
  8. Adapte seu vestuário e comunicação ao ambiente.
  9. Inclua as pessoas e esteja aberto a temas como diversidade e sustentabilidade.
  10. Seja ético sempre.

Quer estudar Marketing Pessoal? Veja onde!

Temos uma ótima notícia: ao ter lido esse artigo com atenção você já começou a estudar marketing pessoal. Esta é sem dúvida uma das mais importantes formas de aprender algo: ler sobre o assunto. Existem muitos livros que tratam sobre o assunto, produzidos por especialistas em relacionamento pessoal e corporativo, vendas, psicologia, entre outros temas correlatos.

O Youtube é outra forma lúdica, rápida e gratuita de acompanhar os grandes nomes deste assunto, pois vários dão entrevistas ou já criaram seus próprios canais. Vale a pena uma busca aprimorada em busca deste conteúdo.

Se você quer crescer no mercado de trabalho, é importante aliar o marketing pessoal com conhecimento técnico formal. Um diploma do Ensino Superior é essencial para várias carreiras. A faculdade é o local onde você aprenderá tudo o que precisa para ser um profissional de qualidade, com a prática através de trabalhos nas disciplinas e estágios.

Temos algumas indicações de instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e com presença em várias cidades do Brasil, com cursos no formato presencial e EaD. Se você fez ou vai fazer o Enem, pode usar sua nota como forma de ingresso. Algumas delas contam com descontos de até 80% na mensalidade até o fim do curso!

Leia mais:

Veja como a inovação pode ajudar a alavancar a sua carreira

Carreira em Y: o que é, vantagens e desvantagens 

Você acha que já consegue fazer um bom marketing pessoal ou ainda precisa melhorar alguns pontos?  Quais? Deixe seu comentário com sua opinião sobre o assunto.

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