Teste de Excel em entrevista de emprego: O que estudar?
Em muitas entrevistas de emprego os candidatos precisam realizar dinâmicas ou até provas. Dependendo da área, ainda, o teste de Excel é exigido no processo seletivo e é o que gera muitas dúvidas para quem precisa fazer, afinal, o que cai?
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
O Excel é uma das ferramentas mais importantes no mundo corporativo, como finanças e marketing. Por essa razão, é comum que empresas incluam teste de Excel em seus processos seletivos, com o objetivo de avaliar as habilidades dos candidatos.
O teste é uma ferramenta importante para os recrutadores conseguirem tomar decisões mais embasadas na hora de escolher o profissional mais adequado para a vaga, levando em consideração as competências necessárias para o cargo.
+ 10 cursos online e gratuitos para turbinar o currículo
Importância do Excel em processos seletivos
A importância do Excel em processos seletivos se deve ao fato de que muitas empresas dependem dessa ferramenta para gerenciar dados, realizar análises e tomar decisões estratégicas.
Conhecimentos em Excel podem ser um diferencial na hora da seleção, pois os candidatos que possuem habilidades nessa ferramenta tendem a ser mais eficientes e precisos em suas tarefas.
As empresas também podem usar os resultados do teste de Excel para identificar áreas de melhoria nos candidatos, fornecendo treinamentos e capacitações específicas para desenvolver suas habilidades e, assim, torná-los mais adequados para o cargo em questão.
+ Dinâmica do espelho: o que é e como fazer?
O que normalmente cai em teste de Excel?
Os exercícios em teste de Excel podem incluir a criação de planilhas de orçamento, análise de dados, criação de gráficos e tabelas dinâmicas, uso de fórmulas para resolução de problemas específicos e até mesmo criação de macros.
É importante ressaltar que o nível de dificuldade do teste de Excel em processos seletivos pode variar de acordo com o cargo e a empresa. É recomendável que os candidatos pratiquem suas habilidades e estudem os tópicos mais comuns abordados para esses tipos de avaliação.
+ 7 dicas para conseguir o emprego dos sonhos
Algumas das funções que normalmente caem em teste de Excel são:
Funções básicas
Seleção de células, formatação de fonte, bordas e preenchimento, inserção e exclusão de colunas e linhas, adição e subtração de valores, uso de fórmulas simples como soma, média e contagem.
Funções avançadas
Em teste de Excel também pode ser exigido fórmulas condicionais (IF, IFERROR), tabelas dinâmicas, gráficos, funções de pesquisa e referência (VLOOKUP, HLOOKUP, INDEX, MATCH), macros.
Habilidade de navegação
Navegação em planilhas e pastas de trabalho, ajuste de zoom, seleção de células com o teclado.
Dicas e truques
Dependendo do teste de Excel, o recrutador pode exigir que o candidato saiba atalhos do teclado, formatação condicional, validação de dados, proteção de planilhas.
Outras demandas também se destacam em teste de Excel, como:
- Funções de pesquisa e referência, como PROCV e PROCH;
- Fórmulas avançadas, como CONCATENAR e TEXTO;
- Macrogravação e automação de tarefas;
- Resolução de problemas e análise de dados.
+ Descubra como se candidatar na plataforma Gupy
Exemplos de exercícios para teste de Excel
Aqui estão três exemplos de exercícios que podem ser usados em teste de Excel em processos seletivos:
Criação de uma tabela e gráfico: o candidato pode ser solicitado a criar uma tabela com dados fornecidos e, em seguida, usar esses dados para criar um gráfico. Isso avalia habilidades de formatação de células, criação de gráficos e análise de dados.
Cálculos de orçamento: o candidato pode ser solicitado a criar uma planilha de orçamento para uma empresa fictícia, usando fórmulas básicas de Excel para calcular receitas, despesas e lucros. Isso avalia habilidades em cálculos e fórmulas básicas de Excel.
Análise de dados com tabela dinâmica: o candidato pode ser solicitado a criar uma tabela dinâmica com dados fornecidos e usá-la para analisar e resumir informações. Isso avalia habilidades em tabelas dinâmicas e análise de dados.
+ Veja como colocar trabalho voluntário no currículo
Quais são as funções mais usadas no Excel nas empresas?
Não só em teste de Excel, mas durante todo o processo de trabalho, muitas áreas utilizam a ferramenta. Entre as funções mais comuns do Excel, se destaca a criação de tabelas, que permitem organizar dados de forma clara e concisa.
Outra função muito utilizada é a criação de gráficos, que possibilitam visualizar dados de maneira mais intuitiva. As fórmulas e funções também são recursos amplamente utilizados no Excel, permitindo realizar cálculos e análises de dados de forma automatizada.
Profissões que trabalham com Excel
Já que é muito versátil, o Excel é muito utilizado em diversas áreas e profissões, sem restrições. Alguns exemplos de profissões que geralmente trabalham com a ferramenta são:
- Analista financeiro
- Contador
- Analista de dados
- Engenheiro
- Estatístico
- Administrador
- Marketing
- Recursos Humanos
- Advogado
- Professor
+ Como trabalhar no Google? 10 dicas para conquistar uma vaga
Essas são apenas algumas das profissões que usam o Excel no seu dia a dia, mas existem muitas outras áreas que também utilizam a ferramenta para análise e manipulação de dados.
Se prepare não só com a ferramenta, mas com atualizações do mercado, com investimentos em graduação ou pós-graduação para se destacar no mercado. Confira algumas faculdades parceiras do Guia da Carreira, com desconto de até 80% nas mensalidades:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
+ Leia também!
5 dicas pra se dar bem em um processo seletivo
Miro: Aprenda usar a ferramenta essencial para projetos colaborativos
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Conheça as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo a GPTW
Conheça 8 documentários brasileiros que todo profissional precisa assistir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.