Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Segunda graduação: saiba como fazer e se vale a pena

Um é pouco e dois é bom. Será que esse lema também vale para quem fez um curso superior e está em busca de uma segunda graduação?

 Encontre bolsas de estudo de até 80%

Está cada vez mais comum ver nos corredores das faculdades pessoas com um pouco mais de experiência e que não saíram diretamente do Ensino Médio. É um grupo que já passou pela primeira graduação e até já teve experiências no mercado de trabalho, mas, por objetivos diferentes, buscou uma nova formação.

O ingresso em uma segunda graduação pode abrir novas portas para quem está procurando por novas oportunidades profissionais. E você sabia que existem alguns jeitos de entrar na faculdade sem precisar fazer o vestibular de novo?

Confira a seguir todos os detalhes e dicas necessárias para quem deseja fazer uma segunda graduação!

O que é segunda graduação?

A segunda graduação é o nome dado para a opção que algumas pessoas fazem quando querem estudar em um novo curso superior, mesmo já tendo um diploma em alguma área. 

É um caminho muito comum para quem quer mudar de área profissional, ter mais de um trabalho, agregar novos conhecimentos à profissão inicial ou simplesmente estudar algo diferente, por prazer.

Pré-requisitos para fazer segunda graduação?

O principal pré-requisito para fazer uma segunda graduação é ter feito a primeira graduação. E dificilmente haverá algum além desse. Afinal, não há impeditivos legais para que uma pessoa realize quantos cursos quiser ao longo da sua vida.

Para ingressar em uma nova faculdade você precisa ter cumprido os mesmos requisitos que teve que cumprir para obter o primeiro diploma, como ter concluído o Ensino Médio e estar em dia com a Justiça Eleitoral e com o Serviço Militar Obrigatório (se você for do sexo masculino).

Um detalhe importante: você até pode fazer uma segunda graduação ao mesmo tempo que a primeira, desde que as duas matrículas não sejam em faculdades públicas. No Brasil, somente é permitido fazer uma faculdade pública por vez. Mas você pode estudar em duas particulares, ou em uma particular e uma pública.

Se você pretende fazer a segunda graduação na mesma faculdade em que concluiu o primeiro curso e ela for particular, é interessante que você não esteja devendo nada referente ao primeiro curso, visto que a matrícula poderá ser negada na análise financeira devido a inadimplência.

Precisa fazer Enem para a segunda graduação?

A necessidade do Enem para uma segunda graduação irá depender bastante do curso e da faculdade escolhida, pois há uma forma de ingresso facilitada para quem já fez uma faculdade, que consiste muitas vezes em apenas apresentar o diploma do curso anterior.

Nem todos os cursos e faculdades possuem esse tipo de entrada para alunos na segunda graduação. E existem regras diferenciadas para esse tipo de ingresso, ok? Por exemplo, pode ser solicitado que haja um número mínimo de matérias compatíveis entre a sua primeira graduação e o curso que você pretende realizar. Uma pessoa que realizou um curso de Administração dificilmente conseguirá ter matérias semelhantes a um curso de Química.

O ingresso de pessoas com diploma superior varia muito de instituição para instituição. Em algumas faculdades particulares esse fator de compatibilidade que citamos anteriormente é ignorado e você pode entrar no novo curso sem precisar fazer vestibular.

No caso dos cursos mais concorridos em universidades públicas é muito difícil que haja vagas para os alunos da segunda graduação. O processo seletivo para alunos com diploma é sempre um dos últimos a ser realizado para o preenchimento de vagas remanescentes, pois normalmente é dada prioridade para o processo de Transferência, onde as vagas disponíveis costumam ser totalmente preenchidas.

Normalmente, os cursos de faculdades públicas com bastante desistência, como os de Licenciatura e os localizados em cidades menores, são os que abrem vagas praticamente todos os anos para pessoas já graduadas. 

O processo de seleção neste caso é diferente do vestibular. Você precisa ficar atento ao site de cada faculdade e se informar no setor de graduação para não perder o prazo para inscrição e envio da documentação e eventual participação em alguma prova.

Para quem deseja uma mudança mais radical de profissão e entrar em uma faculdade pública, o mais indicado é fazer (ou refazer) o Enem. Como o SiSU apenas aceita a nota do último Enem, sua nota em provas anteriores não vale mais para novos processos. Neste caso, você vai precisar disputar com todos os outros estudantes pelas vagas disponibilizadas.

Um outro fator importante para lembrar é que as bolsas parciais e integrais ProUni – programa do governo voltado a pessoas com renda familiar baixa –  não são liberadas para pessoas que já concluíram uma graduação de nível superior. A exceção se dá apenas para professores em exercício no magistério público e para pessoas em concomitância ou complementaridade de licenciatura e bacharelado no mesmo curso.

Vale a pena fazer segunda graduação?

Esta é uma pergunta que vai depender de cada pessoa, afinal, é uma questão individual. Do ponto de vista intelectual e social, continuar estudando é sempre positivo. Se você gosta daquilo que está estudando e o curso oferece uma boa grade curricular, sempre vai valer a pena.

Mas se os seus objetivos vão além da obtenção de conhecimento e são, por exemplo, financeiros, há outros fatores para somar nesta equação. Coloque na balança os pontos positivos e negativos que te motivam e desmotivam a fazer uma segunda graduação e busque tomar uma decisão racional.

Se você não está feliz com os caminhos que obteve com sua profissão escolhida para a primeira graduação e está em busca de novos ares, uma segunda graduação pode abrigar o caminho da satisfação profissional que você busca.

A seguir, vamos elaborar algumas vantagens e desvantagens de realizar uma segunda graduação. Talvez eles se apliquem a você e te ajudem nessa reflexão.

Vantagens

  • Uma nova chance para começar
  • Oportunidade de aprender uma nova profissão
  • Conseguir ampliar sua atuação profissional e obter uma renda extra
  • Somar novos conhecimentos e se diferenciar no mercado de trabalho
  • Mais experiência e maturidade sobre como é a rotina de uma faculdade
  • Formação (eventualmente) mais rápida
  • Novas oportunidades de networking

Desvantagens

  • Precisar estudar para vestibular ou Enem novamente
  • Trabalhar e estudar ao mesmo tempo nem sempre é fácil
  • Dificuldade de quem está trabalhando para realizar estágios ou participar de atividades extracurriculares 
  • Pessoas no curso em momentos muito diferentes na vida
  • Estudar novamente assuntos que já viu

É possível fazer segunda graduação em seis meses?

O tempo necessário para fazer uma segunda graduação irá depender da compatibilidade do seu curso de origem com a segunda graduação. Portanto, existe a possibilidade de concluir uma segunda graduação de forma tão rápida – em um semestre. Entretanto, não é algo comum para a grande maioria dos casos.

A grade curricular de uma graduação é a mesma para quem tem diploma ou não. O que muda para quem está na segunda graduação é a possibilidade de poder eliminar do currículo a necessidade de cursar uma grande parte de matérias que já estudou na primeira graduação. Esse processo é chamado de “equivalência”.

Alunos de cursos de Licenciatura, por exemplo, ao ingressar em uma segunda graduação podem conseguir a equivalência de boa parte do curso nas matérias relacionadas a Educação/Pedagogia, restando as disciplinas mais específicas da nova área de formação. O tempo para essa nova formação geralmente consegue ser diminuído para até dois anos.

Cuidado com as promessas que você vê em propagandas e sempre verifique se a faculdade tem a autorização do MEC para funcionamento do curso. O tempo da sua nova formação dependerá da grade curricular. 

Segunda graduação EaD

A segunda graduação em EaD é um caminho escolhido por muita gente que está ingressando novamente nos estudos. É um formato que facilita o encaixe na rotina, pois tem mais flexibilidade de horários, não exige o tempo necessário para deslocamento até a faculdade e tem custo mais baixo.

Vale o alerta que nem todos os cursos possuem autorização do Ministério da Educação para funcionamento no formato EaD. Além disso, o formato EaD não desobriga a participação em provas e atividades que devem ser feitas presencialmente, entre outros requisitos para conclusão do curso, como o TCC e estágios.

Onde fazer a segunda graduação?

Está com tudo em dia e pretende fazer uma segunda graduação? Temos algumas dicas sensacionais de faculdades para você voltar aos estudos com bolsas de estudo. As instituições a seguir são devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e aceitam o ingresso de alunos com diploma superior:

Conheça os cursos disponíveis e acesse o site da instituição de ensino escolhida para verificar as regras de ingresso, valores das mensalidades para alunos já graduados e como submeter a sua inscrição.

Leia também:

Conte para a gente nos comentários se você pretende fazer uma segunda graduação e em qual área e por qual razão. Mudança de profissão? Sede de conhecimento? Estamos curiosos!

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.