Ranking das faculdades: Veja as melhores e qual fazer!
Deseja iniciar o curso superior, mas está em dúvida por qual faculdade optar? Então confira nosso artigo, pois criamos um ranking de faculdades para você saber quais são as melhores opções do Brasil!
O Ministério da Educação (MEC) divulgou em dezembro de 2018 o IGC (Índice Geral de Cursos) das universidades brasileiras, o principal indicador de qualidade das faculdades do país.
A nota do IGC varia entre 1 e 5. As universidades que obtiveram notas 4 ou 5 são consideradas excelentes, já aquelas com notas abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias.
De acordo com o relatório divulgado pelo MEC, mais da metade das faculdades conseguiu nota 3 em seus cursos, 36,3% dos cursos tiveram nota 4 e somente 2,3% conseguiram nota máxima.
Abaixo apresentamos o ranking das melhores faculdades do país, com base na avaliação do MEC. Confira!
Ranking das melhores faculdades do Brasil
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conquistou o primeiro lugar, mantendo assim a mesma posição do ano passado. Além disso, no ranking da revista Times Higher Education (THE), a Universidade conquistou o posto de instituição de ensino superior mais prestigiada da América Latina.
Universidade Federal de Campinas
Estado – São Paulo
Quantidade de cursos avaliados – 68
IGC – 5
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado – Rio Grande do Sul
Quantidade de cursos avaliados – 64
IGC – 5
Universidade Federal de Minas Gerais
Estado – Minas Gerais
Quantidade de cursos avaliados – 69
IGC – 5
Universidade Federal de Santa Catarina
Estado – Santa Catarina
Quantidade de cursos avaliados – 80
IGC – 5
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado – Rio de Janeiro
Quantidade de cursos avaliados – 84
IGC – 5
Universidade Federal de Viçosa
Estado – Minas Gerais
Quantidade de cursos avaliados – 63
IGC – 5
Universidade Federal de São Carlos
Estado – São Paulo
Quantidade de cursos avaliados – 56
IGC – 5
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Estado – São Paulo
Quantidade de cursos avaliados – 151
IGC – 5
Universidade Federal de Lavras
Estado – Minas Gerais
Quantidade de cursos avaliados – 27
IGC – 5
Universidade Federal do ABC
Estado – São Paulo
Quantidade de cursos avaliados – 22
IGC – 5
Como é calculado o IGC
Como podemos perceber, o IGC é o índice que define a posição da faculdade no ranking. Para definir o conceito IGC de uma instituição, o MEC considera a média do CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos últimos 3 anos, um indicador que avalia a qualidade de todos os cursos de graduação de uma faculdade.
Além disso, o MEC avalia o número de alunos matriculados em cada curso de graduação e leva em consideração a nota obtida na avaliação da CAPES, referente aos programas de pós-graduação stricto sensu, dos últimos três anos. A nota do IGC é determinada também em função da distribuição de alunos entre cursos de graduação e pós-graduação.
Ou seja, o IGC, índice que define a posição da faculdade no ranking de melhores universidades, trata-se da média das notas de todos os cursos oferecidos pela universidade (graduação, mestrado e doutorado).
A importância da nota do MEC
Escolher uma faculdade que tenha obtido uma nota boa no IGC é a garantia que você tem de que aquela instituição oferece qualidade de ensino. Além disso, apenas faculdades reconhecidas pelo órgão podem emitir diplomas válidos.
O MEC é o órgão federal responsável por garantir que as escolas e universidades brasileiras ofereçam um bom ensino. Quando a instituição não possui a autorização do MEC, os certificados e diplomas emitidos por ela não têm validade.
Como ingressar na faculdade
Agora que você já sabe quais são as melhores faculdades de acordo com o MEC e como essa avaliação é feita, chegou a hora de escolher em qual universidade estudar.
A maioria das instituições listadas acima são universidades públicas e para estudar nelas é necessário fazer o Enem ou realizar o vestibular da faculdade.
Entretanto, sabemos como é difícil ingressar em universidades públicas, já que é necessário reservar muitas horas de estudo para realizar a prova exigida, além de haver uma enorme concorrência.
Se você também se preocupa com isso e quer garantir seu ingresso em uma faculdade, saiba que existem boas opções de instituições particulares. Nelas, além de você ter a opção do ingresso direto, você ainda pode conseguir bolsas e auxílios financeiros!
Como funciona o ingresso direto em faculdades particulares
Para entrar na faculdade por meio do ingresso direto, é necessário, primeiro, fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Após realizar o Enem, você precisa aguardar a publicação dos resultados e, assim que a sua nota for divulgada, ir até a instituição privada de seu interesse.
Caso a nota obtida seja igual ou maior que a nota mínima exigida pela faculdade, você poderá iniciar seu curso. Basta fazer a matrícula e começar a estudar!
Muitas pessoas têm receio de estudar em faculdades particulares devido às altas mensalidades, porém, se este é o seu caso, fique tranquilo(a), existem muitas instituições bem avaliadas pelo MEC e que oferecem cursos a preços acessíveis.
Opções de faculdades particulares que aceitam o ingresso direto
Abaixo, listamos algumas opções de faculdades que foram bem avaliadas pelo MEC e possuem mensalidades acessíveis. Além disso, estas instituições possuem programas próprios de bolsas e descontos em mensalidades. Confira!
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Vários estados
IGC – 3
Cruzeiro do Sul Educacional (presencial)
Estado – São Paulo
IGC – 4
Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
Estado – São Paulo
IGC – 4
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS)
Estado – Minas Gerais
IGC – 3
Veja também:
Conheça as melhores faculdades do Brasil de acordo com o MEC
Melhores Faculdades de Engenharia Civil
Agora que você já conhece o ranking de faculdades do Brasil e já compreendeu que é possível estudar na faculdade particular pagando pouco, conte para nós onde pretende iniciar seu ensino superior. Deixe seu comentário aqui embaixo!
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Conheça as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo a GPTW
Conheça 8 documentários brasileiros que todo profissional precisa assistir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.