O que se estuda em Publicidade?
O publicitário é o profissional que trabalha elaborando estratégias de comunicação, que podem ter o objetivo de vender um produto ou ideia, promover uma empresa, fortalecer a imagem de uma marca e até cuidar da imagem pessoal de políticos ou pessoas famosas.
A faculdade de Publicidade, também conhecida como Publicidade e Propaganda, possui muitas disciplinas das áreas de Comunicação e Marketing. O objetivo é formar um profissional completo, capaz de fazer o planejamento de divulgação, atender a clientes diversos, ter ideias criativas, redigir textos publicitários e produzir campanhas para as diversas mídias.
Mas afinal, o que se estuda exatamente no curso de Publicidade? É preciso ser uma pessoa criativa para entrar na faculdade? Tem que entender de fotografia?
Se você está pensando em fazer uma faculdade de Publicidade, conheça em detalhes o que se estuda neste curso, quais são as principais matérias e os assuntos abordados. Veja também onde estudar para se destacar nesta área!
O currículo do curso de Publicidade
Antes de mais nada, se você pretende cursar Publicidade, saiba que não são exigidos conhecimentos específicos para entrar na faculdade: basta ter concluído o ensino médio.
É claro que se você for criativo, isso poderá ajudá-lo bastante durante o curso. Agora, se você se acha pouco inventivo, não se preocupe. Algumas disciplinas têm o objetivo de despertar esta criatividade e mostrar ao aluno como buscar fontes de inspiração.
Para fazer uma campanha não basta ter uma ideia incrível, existe muito trabalho por trás da produção de uma peça publicitária. E é na faculdade que o profissional aprende essas diversas etapas, que envolvem redigir um texto, fotografar, editar imagens e sons, traçar o perfil do consumidor, elaborar um planejamento de marketing e até avaliar o impacto que a campanha exerce no consumidor.
Vamos conhecer algumas das principais disciplinas da faculdade de Publicidade e os assuntos abordados em cada uma delas:
1. Língua Portuguesa ? Produção Textual
Tem como objetivo exercitar no aluno a capacidade de escrever e interpretar textos. Apresenta as principais normas da Língua Portuguesa, os tipos de texto, como eles são estruturados, como manter a coesão e a coerência.
A disciplina tem um enfoque maior em textos publicitários. Aborda as técnicas de redação em diferentes meios (impresso, eletrônico, radiofônico, cinematográfico, etc.), as fases e estilos, as principais expressões brasileiras e como redigir anúncios.
2. Teoria da Comunicação
Apresenta um panorama histórico da comunicação, como ela foi evoluindo ao longo dos anos e quais as principais redes de comunicação global. Oferece uma visão crítica sobre a história dos meios de comunicação, suas diferentes tecnologias e tendências para o futuro.
3. Fotografia Publicitária
Introduz o processo fotográfico na perspectiva da propaganda. Ensina a utilizar os equipamentos corretamente, a cuidar da iluminação e como elaborar o planejamento da foto, escolhendo o fundo, cenário, modelos, produtos, etc.
4. Introdução à Mídia
Traz alguns fundamentos e técnicas básicas de mídia. Apresenta os meios de comunicação como veículos de propaganda. Entre eles, podemos citar: jornal, rádio, outdoor, televisão, revista e cinema. Discute-se sobre as características, vantagens e desvantagens de cada meio, assim como sua capacidade de comercialização.
5. Pesquisa de Mercado
Aborda as técnicas de elaboração e análise de pesquisa de mercado. Traz os conceitos de público e opinião pública, ensina a planejar a pesquisa, definir a amostragem, coletar, organizar e analisar os dados.
Também são abordados alguns conceitos e fundamentos de estatística, bem como a utilização de softwares para realizar análises quantitativas e qualitativas.
6. Técnicas de Veiculação
Discute as principais características dos veículos de comunicação, qual o público-alvo e as melhores estratégias publicitárias para cada um desses meios. São apresentadas as técnicas básicas para a produção de peças publicitárias, como por exemplo: enquadramento das câmeras, roteiro, iluminação, sonoplastia, edição de imagens, etc.
7. Redação Publicitária na Mídia Eletrônica
Estuda as técnicas para a produção de textos de propaganda em meios eletrônicos. São vistos métodos para a criação de vinhetas, jingles e spots, como desenvolver roteiros de comerciais para TV e cinema, as técnicas e tendências de publicidade na internet, entre outros.
8. Comunicação e Marketing
Traz os conceitos de marketing, produto, mercado e consumidor. Apresenta métodos de desenvolvimento de estratégias de vendas e como realizar um planejamento em marketing.
9. Comportamento do Consumidor
Estuda o mercado, os modelos de comportamento dos consumidores e os fatores que influenciam nas decisões de compra. Aborda assuntos como: adoção de novos produtos, identificação de segmentos de mercado, os mercados mais atrativos e as tendências do setor.
Onde estudar Publicidade
Confira algumas das principais instituições de ensino credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Publicidade:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Educacional (presencial) ? em São Paulo
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) ? no Distrito Federal
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Pretende fazer uma faculdade de Publicidade? Com qual das disciplinas apresentadas você mais se identificou? Conte para a gente aqui nos comentários!
Direito Cibernético: entenda mais sobre a área
Gestão Empresarial: saiba sobre o curso e onde estudar
Gestão Empresarial: saiba tudo sobre o curso
O que é estágio?
Saiba quais são os cursos e valores que a Estácio oferta
O que é Andragogia? Saiba mais sobre o conceito e atuação
Descubra todos os cursos que a Uniasselvi oferece
Odeio Matemática: Qual Faculdade fazer? Descubra!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.