Descubra o que faz um auxiliar de cozinha
A cozinha é um local de trabalho para diversos tipos de profissionais. Entre eles, está o auxiliar de cozinha, e neste texto você vai aprender o que ele faz, quais são suas funções em um restaurante e o que é necessário para ingressar e seguir nessa carreira.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Diversos tipos de profissionais atuam na cozinha e cada um deles tem papel importante para que os pratos saborosos sejam entregues com toda a qualidade que se espera. O auxiliar de cozinha, nesse caso, acaba se tornando uma peça fundamental em todo o processo.
Saber exatamente o que faz um auxiliar de cozinha, além de ajudar as pessoas que tem restaurante a entender as funções do colaborador, a longo prazo, esse profissional pode conquistar cargos de liderança. Moldar um colaborador dessa forma é a melhor maneira de sua empresa crescer.
Portanto, para entender melhor as suas funcionalidades e importância, trouxemos um conteúdo completo sobre o assunto. Ou seja, se você tem interesse pela área da Gastronomia e pela profissão, confira as dicas que podem te ajudar a seguir esse caminho.
Qual é a função do auxiliar de cozinha?
O auxiliar de cozinha é o profissional da Gastronomia responsável pelas etapas iniciais da preparação dos alimentos em cozinhas industriais. Suas funções vão desde a higienização, até a ajuda no preparo e elaboração de pratos e refeições.
Suas ações são para dar apoio e suporte ao chef de cozinha e demais cozinheiros. A limpeza do material de trabalho, como panelas, facas, fogão e louças, faz parte de sua atuação. É responsável também pela separação e manuseio dos alimentos que serão utilizados. Então, vão cortar, descascar, ralar e pré-cozinhar os ingredientes que fazem parte da preparação da cozinha.
Normalmente, segue a orientação dos dos cozinheiros e atende às necessidades deles e do chef, que controla todos os processos na cozinha.
O auxiliar também é um dos responsáveis pela organização da despensa da cozinha, onde armazena os alimentos, separa de acordo com o tipo do produto, protege para que o alimento fique conservado e verifica as datas de validade para que não haja desperdício de materiais na cozinha.
Sua atuação geralmente é organizar toda a cozinha para que tudo funcione de acordo com as normas estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seja o restaurante ou em um refeitório.
Um dos maiores atrativos da profissão é a alta demanda de auxiliares de cozinha no mercado de trabalho.
Qual é o salário do auxiliar de cozinha?
Segundo uma pesquisa feita pelo site Salario.com.br, especializado em levantar as remunerações das profissões no Brasil, um auxiliar de cozinha recebe em média R$ 1.259,95 por mês. A carga horária da jornada de trabalho é de 43h semanais.
Esse valor foi obtido junto aos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com um total de 292.748 salários para o profissional registrado em regime CLT. O teto pode chegar a R$ 2 mil, e os valores podem variar de acordo com cargas horárias, trabalho noturno e até insalubridade.
Veja também: + Quanto ganha um Chef de Cozinha?
Qual a diferença entre ajudante de cozinha e auxiliar de cozinha?
O primeiro passo para contratar bons profissionais, independente de suas funções, é saber como identificá-los. Ao conhecer o perfil e as suas responsabilidades de cada um, é possível contratar corretamente e, por consequência, pode ter expectativas corretas a curto prazo.
Existe uma diferença sutil entre esses profissionais. O auxiliar de cozinha é o profissional que fica responsável pela organização e pré-preparo de alguns alimentos. Ou seja, auxiliar é a pessoa que lava, descarta ou corta alimentos, sendo orientado de forma correta pelo chef.
Já o ajudante de cozinha é o responsável por organizar o ambiente, o mantendo bem higienizado, especialmente equipamentos que são utilizados pelo chef e auxiliar de cozinha. Alguns exemplos são os cuidados com a bancada de preparo de alimentos e o fogão.
O que um auxiliar de cozinha precisa saber?
Geralmente, os restaurantes aplicam testes para saber se os auxiliares de cozinha estão aptos para exercer tal função. Nesse caso, as empresas avaliam um conhecimento prévio da parte do colaborador, além de suas habilidades com facas, outros objetos cortantes e demais utensílios de cozinha.
Além disso, o auxiliar de cozinha precisa estar disposto a aceitar ordens, pois será constantemente orientado pelo chef de cozinha e demais cozinheiros. A organização também é um ponto de extrema importância para o auxiliar de cozinha, pois a sua principal responsabilidade é manter tudo organizado.
No tópico abaixo, você confere alguns dos pontos principais que um auxiliar de cozinha precisa saber para ingressar na área.
- Ter senso de organização
- Ter vontade e disposição física para o serviço
- Ser uma pessoa paciente
- Ter iniciativa
- Gostar de preparar pratos culinários
- Saber trabalhar em equipe
- Ser proativo
De fato, essas são apenas algumas dicas, mas cada um pode fazer à sua maneira e de acordo com a forma que trabalha. Contudo, ter a organização como ponto principal é o que mais importa para se tornar um auxiliar de cozinha, por isso damos ênfase a essa parte do conteúdo.
Como se tornar um auxiliar de cozinha?
Para se tornar um auxiliar de cozinha é preciso já ter o Ensino Médio completo e alguma experiência na área. Essa experiência pode ser adquirida de diversas maneiras, com formações das mais básicas até uma graduação no Ensino Superior.
Saber trabalhar dentro de uma cozinha não necessariamente exige curso, já que a prática e o conhecimento podem ser adquiridos em casa. Mas a vivência dentro de uma cozinha industrial possui processos completamente diferentes de uma cozinha de sua residência. Por isso, a formação e experiência nesses locais de trabalho são diferenciais para os profissionais nessa carreira.
As capacitações podem ser cursos livres, técnicos e até o tecnológico, de nível superior. A formação é fundamental para que a experiência seja um diferencial para quem contrata esses profissionais.
Algumas das qualidades que um bom auxiliar de cozinha apresenta são: organização, agilidade, dinâmica para trabalho em grupo, criatividade e conhecimentos de materiais e procedimentos na cozinha.
Sobre o curso superior de Gastronomia
A maneira mais eficiente e que abre as principais portas para ingressar no mundo da Gastronomia e seu mercado de trabalho é realizar o curso tecnológico de Gastronomia. Ele forma profissionais com diploma de nível superior, muito valorizado pelos empregadores.
A grande maioria das universidades oferecem a graduação na modalidade tecnológica, que tem uma duração média de dois anos para que o aluno receba o diploma de tecnólogo. Algumas universidades oferecem o bacharelado, que dura em média quatro anos, e também pós-graduações.
Para o tecnológico, algumas das principais disciplinas são:
- Gastronomia Brasileira;
- Gastronomia Internacional;
- Preparo de Bebidas;
- Fermentação;
- Panificação;
- Confeitaria;
- Administração;
- Empreendedorismo;
- Marketing.
Geralmente, já durante o estágio na faculdade, que pode ser obrigatório ou não, dependendo da instituição, os estudantes já começam a trabalhar como auxiliares de cozinha em restaurantes, buffets, hotéis ou refeitórios.
O estágio já prepara esses estudantes para ingressar como auxiliares e criar experiência para almejar cargos superiores dentro da cozinha.
Onde estudar Gastronomia?
Mesmo com a grande gama de comidas disponíveis no Brasil, de diversas nacionalidades, a gastronomia brasileira é rica em sabores e é, em alguns casos, referência mundial. Com isso, cada vez mais universidades estão fornecendo o curso de gastronomia, mostrando o seu crescimento mesmo na era digital.
Se você deseja se preparar para essa carreira, escolha instituições bem preparadas e que que são bem avaliadas pelos estudantes. Caso a sua intenção seja fazer a graduação em Gastronomia, escolha uma universidades que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) para que seu diploma seja válido em todo país.
No Guia da Carreira é possível encontrar bolsas de estudo de até 80% em diversas instituições de ensino superior. Conheça algumas universidades parceiras e acesse o site para ver todas as ofertas disponíveis:
Leia também:
+ Saiba tudo sobre fazer uma faculdade de Gastronomia no RJ
+ Veja quanto custa a mensalidade da faculdade de Gastronomia
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Conheça as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo a GPTW
Conheça 8 documentários brasileiros que todo profissional precisa assistir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.