O que é Freelancer? Salário, rotina e trabalhos
Seja para complementar a renda, escolha deste modelo de trabalho ou por falta de opção no mercado, muita gente tem optado hoje por ser autônomo. Mas o que é freelancer?
Se há alguns anos o trabalho fixo e em escritório era o único caminho, hoje existem diversas opções, inclusive para quem quer trabalhar de qualquer lugar e ter uma rotina mais flexível. Conheça essa modalidade de trabalho que é cada vez mais tendência no mercado de trabalho e construa uma carreira de sucesso!
O que é freelancer?
Freelancer pode ser traduzido do inglês para o português pelo famoso termo autônomo, isto é, quem trabalha e recebe por demanda, sem vínculo formal com empresas, como no regime CLT. Um projeto, um dia de trabalho, uma entrega: tudo isso pode ser enquadrado como um trabalho realizado pelo freelancer. Confira abaixo as vantagens e desvantagens de trabalhar nessa modalidade.
Vantagens de ser freelancer
Flexibilidade de horários e local de trabalho
Talvez essa seja a vantagem mais conhecida, pois o freelancer trabalha em seu próprio ritmo e em qualquer local. O que importa é que a demanda seja concluída e entregue no prazo combinado.
Ser o seu próprio chefe
Você escolhe e prospecta clientes, se organiza em horas necessárias de trabalho e também em quando irá tirar férias ou ter feriados.
Possibilidade de escolher seus clientes
Como você que irá prospectar novos clientes pode direcionar para o tipo de segmento de sua preferência e de qualquer parte do mundo.
Oportunidade de ganhar mais
Como você é o chefe e é você quem procura os clientes, o lucro também é seu, possibilitando uma renda maior. Além disso, a faixa salarial pode se adequar a quanto se cobra pela demanda somada a quantidade de clientes e não somente a um salário fixo mensal, estipulado pela empresa ou seu chefe.
Desvantagens de ser freelancer
Requer disciplina e organização
Justamente por você ser seu próprio chefe você é o único responsável pelas demandas e também por qualquer erro ou atraso. Pode não ter alguém para controlar o seu trabalho, mas tem clientes a quem deve responder e prazos de entrega a cumprir. Por isso é necessário ser organizado e ter disciplina diariamente.
Trabalho e rendimento instáveis
As demandas podem variar mês a mês, podendo ter menos trabalhos e clientes em alguns momentos. Por isso pode acontecer sobrecarga em alguns momentos, para compensar os meses em que há pouca demanda.
Isolamento social
Dependendo da forma como o freelancer trabalha, pode não ter interação com colegas de trabalho, a menos que o projeto em questão implique uma colaboração com outros freelancers ou membros da equipa do cliente. Em geral, o freelancer trabalha majoritariamente sozinho.
Sem direitos
Férias, subsídio de alimentação, seguro saúde e outros benefícios trabalhistas não existem em um emprego freelancer, já que não há vínculo laboral. Uma forma de contornar esse problema é com um bom planejamento financeiro. No próximo item falaremos um pouco mais sobre o salário de um freelancer.
Quanto ganha um freelancer?
Essa pergunta não tem uma resposta certa! Isso porque a remuneração de um freelancer ocorre em cada entrega de projeto, recebendo pelas horas ou trabalhos executados.
Vários fatores influenciam nessa conta como: seu nível de experiência, área de atuação, valor da sua hora ou por projeto, urgência da entrega e tamanho dos clientes.
Por isso, se você está começando e ainda não sabe o quanto cobrar, uma boa dica é fazer uma pesquisa sobre a sua área, verificando o menor e o maior valor encontrado. Entre esses profissionais o que os difere?
Analisando essas informações é possível fazer o mesmo com seu tipo de trabalho. Avalie seu portfólio, experiência profissional e salários anteriores. Mesmo que em empregos fixos é possível calcular o valor da sua hora de trabalho e adaptado por projeto ou cliente.
Como é o mercado de freelancer no Brasil?
Uma grande parte das pessoas que começam a trabalhar como freelancer no país, começam como uma forma de bico, para complementar a renda. Segundo pesquisa realizada pela BARE Internacional em 2021 ter um emprego fixo no Brasil não é sinônimo de estabilidade financeira. Para conseguir sobreviver, 60% dos brasileiros empregados fazem algum tipo de bico para complementar a renda.
Por isso é cada vez mais comum a procura por freela e não somente por aqueles que estão sem emprego, mas também por oferecer vantagens, como flexibilidade de horários e trabalho remoto, que fazem trabalhadores repensarem se retornam ou não para o trabalho fixo.
Outro levantamento feito pela Closeer, plataforma que oferece vagas para autônomos no final de 2021, mostra que mais de 64% dos brasileiros entrevistados aderiram ao modelo freelancer há menos de um ano e 50% dos freelancers possuem a modalidade como única fonte de renda. O que era beco para alguns se torna o trabalho fixo de outros.
Como é a rotina profissional?
Apesar de não ter uma rotina fixa de trabalho, ser freelancer também tem seu modus operandi. Destacamos a seguir esses principais pontos.
Busca por clientes
É onde começa o trabalho de fato do freelancer. Sem clientes, alguém demandando seu serviço não há orçamento, ou seja, o seu salário. Por isso, é necessário a busca constante de clientes. Um ótimo caminho é através do networking é um bom portfólio, criando autoridade no assunto e aumentando a procura pelos seus serviços.
Contratos profissionais
Como o freelancer trabalha com diversos clientes é importante ter um contrato profissional. É nele que você irá delimitar seu escopo de trabalho, demandas a serem entregues e até a duração de seu projeto. Tudo isso deve ser documentado para que as duas partes estejam cientes e se resguardem dos seus direitos e deveres de prestação e pagamento do trabalho acordado.
Organização de tarefas
Apesar de haver uma flexibilidade maior, a liberdade de um freela não significa falta de compromisso com o cliente. É importante estar com a agenda de tarefas em dia para que as demandas sejam cumpridas e não haja atrasos. Essa organização também irá te ajudar a se organizar em sua gestão de tempo e até em como juntar dinheiro.
Plataformas freelancers
As plataformas de freelancer são uma boa aliada para conseguir novos projetos. Isso porque elas são um ambiente em que é possível conectar clientes e prestadores de serviços. Em um mesmo ambiente e online é possível se candidatar, monitorar jobs, ofertar e contratar.
Sites para encontrar um trabalho freelancer
Buscando oportunidades remotas? Separamos 10 sites onde você pode encontrá-las!
1 – Landing Jobs
2 – Trampos
3 – italki
4 – UpWork
6 – Authentic Jobs
7 – Working Nomads
8 – Remotar
9 – Black Vagas
10 – Jobatus Brasil
Como se tornar um freelancer de sucesso?
Em meio a tantos profissionais freelancers como se destacar e obter sucesso profissional? Separamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa.
Crie um bom portfólio
O portfólio é a vitrine do seu trabalho. É por lá que muitos clientes vão conhecer seus serviços e trabalhos realizados anteriormente. Por isso, é importante mantê-lo atualizado.
Se está começando agora, você pode adicionar exemplos de trabalhos realizados anteriormente e até mesmo da faculdade.
Crie uma cartela de clientes/serviços
Com o portfólio em mãos essa tarefa fica mais fácil. Para facilitar a procura de clientes, pense no serviço que você oferece, o segmento de mercado que deseja atuar e comece a procurar.
Você pode utilizar seu networking, as redes sociais e sites de freelas para te ajudar nessa tarefa. Não se esqueça de, em suas propostas, destacar que o seu diferencial é o que o cliente tem a ganhar ao te contratar e não outro profissional.
Use o LinkedIn
Muita gente acha que o LinkedIn apenas serve para encontrar empregos tradicionais por meio do envio de currículos. Mas a verdade é que, como freelancer, essa é uma ótima opção para encontrar freelas e construir uma ampla rede de contatos que te ajudará nas indicações boca a boca. Na plataforma também é possível conseguir visibilidade para o seu trabalho, criar e manter contato com possíveis clientes e empresas interessadas em construir sua autoridade na área de atuação.
Divulgue seus trabalhos nas redes sociais
Além do LinkedIn, as demais redes sociais também podem ser aliadas na hora de atrair e reter clientes. Somente o Instagram, por exemplo, possui 122 milhões de usuários no Brasil, de acordo com report da We Are Social e da Hootsuite, feito em 2022. Só não esqueça de analisar em quais delas os seus clientes estão e quais faz mais sentido para sua estratégia.
Qual é a diferença entre MEI, autônomo e freelancer?
Como falamos do início, um freelancer pode ser considerado autônomo, mas nem todo autônomo é freelancer. Isso porque os freelancers, geralmente trabalham em vários projetos de curto prazo para diferentes empresas. Mas os autônomos podem ser donos de seu próprio negócio, sendo empreendedores, donos de empresas ou fundadores de startups.
Já o MEI, que significa microempreendedor individual, nada mais é que uma formalização jurídica. O freelancer também pode ser MEI, basta se cadastrar no Portal do Empreendedor, mas há algumas especificações para se enquadrar nesta categoria como um teto máximo de ganhos por mês.
A vantagem é que, com esta formalização, o profissional passa a ter uma série de vantagens como benefícios do INSS, empréstimos facilitados e até uma conta conta comercial, já que você passa a existir como pessoa jurídica, possuindo CNPJ.
Como colocar freelancer no currículo?
Existem algumas maneiras de como colocar no currículo seu trabalho como freelancer. Mas calma, não se assuste, pois elas não diferem daquilo que você já costuma fazer.
Para o caso de trabalhar com clientes sem se vincular a alguma empresa, você pode adicionar o nome do cliente ou projeto, o tipo de serviço prestado e o tempo de duração. Se for necessário, adicione uma descrição breve das atividades realizadas.
Agora, se você é freelancer de alguma empresa, agência fixa ou ainda é dono de uma organização, não esqueça de adicionar, junto às informações acima, este detalhe.
Caso queira se aprofundar ainda mais na sua área, com cursos especializados sem sair de casa, neste link, você encontra bolsas de estudo de até 80% nas universidades parceiras. Escolha a de sua preferência:
- Faculdades Anhanguera
- Unopar – Universidade Norte do Paraná
- FMU – Centro Universitário
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
Leia também
Falta de reconhecimento no trabalho: o que eu devo fazer nesta situação?
Posso ter dois empregos de 8 horas com carteira assinada?
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.