Autogestão: o que é, benefícios, como praticar
O tempo da gestão tradicional passou. Agora as empresas começam a prezar pelo melhor desempenho de suas equipes e também pela melhora da produtividade, que em uma gestão centralizada não funciona como o esperado. Mas afinal o que é autogestão?
Neste conteúdo vamos destrinchar o conceito de autogestão, suas variações e tipos, assim como destacar algumas dicas valiosas para aplicar a metodologia de forma eficiente, visando a autonomia das equipes e colaboradores, assim como o aumento na produtividade e organização da instituição.
O que é autogestão?
Antes de entender o que é autogestão, devemos analisar as metodologias anteriores, a gestão tradicional, onde todas as decisões são reportadas ao chefe, com a constante necessidade da interferência de um superior.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Nesse cenário os processos burocráticos e complexos dos departamentos pessoais e até mesmo da rotina profissional, se mostravam improdutivos e pouco eficientes, comprometendo os resultados finais e o empenho da equipe.
A autogestão nasce em um momento de mudança desse modelo tradicional, para um formato mais eficaz, com modificações aplicadas à gestão de pessoas nas empresas, visando a autonomia de seus colaboradores, com o objetivo de melhorar a produtividade e o desempenho.
Essa metodologia consiste em uniformizar as tomadas de decisão para uma gestão mais horizontal, ou seja, contando com a participação dos colaboradores em suas tomadas de decisão. A seguir entenderemos melhor suas aplicações no dia a dia.
Importância da autogestão
Esse modelo de negócio tem se tornado cada vez mais popular entre empresas dos mais diversos setores, afinal seus benefícios podem ser inúmeros, se bem aplicado. Inicialmente as agências de marketing lideraram tais mudanças, o que faz total sentido com a proposta criativa e livre deste segmento. Porém, logo esse cenário se expandiu.
Até mesmo empresas mais tradicionais já buscam por aplicar a autogestão em seus modelos de trabalho, agregando mais produtividade e alto desempenho para todas as equipes. A autogestão profissional mudou a forma como colaboradores e superiores atuam, assim como entrega total autonomia para destacar muitos profissionais na liderança.
Mas é muito importante frisar que a autogestão não se aplica somente ao ambiente profissional, sendo uma metodologia excelente para diversos ambientes, com o objetivo de melhorar os resultados obtidos.
Tipos de autogestão
Dentro deste conceito, podemos identificar também algumas variações do modelo de autogestão. Cada uma delas se relaciona diretamente com as áreas da vida, com as quais o indivíduo lida frequentemente graças às relações sociais e a estrutura da comunidade.
Autogestão pessoal
Assim como no modelo profissional, a autogestão pessoal se relaciona com o compromisso com as responsabilidades e a gestão da rotina do dia a dia. Ou seja, torna-se autônomo e autossuficiente nas tomadas de decisão do âmbito pessoal.
Autogestão emocional
Entendendo o conceito pessoal, fica mais fácil lidar com a autogestão emocional. Nesse contexto, a pessoa se torna emocionalmente madura para lidar com estímulos e gatinhos emocionais, lidando de forma controlada com suas emoções.
Confira também: + Como uma pessoa fica desmotivada no trabalho
Autogestão social e popular
A autogestão popular trata de um sentido de comunidade, organizações e associações que se reúnem para desempenhar de forma conjunta ações para o melhor desempenho da comunidade, de forma autônoma.
A autogestão social parte de um princípio muito parecido do popular, com um sentido de coletivo, onde a sociedade em suas mais variadas formas de organização, utiliza de agrupamentos coletivos para gerir as demandas sociais da comunidade. E aqui, diferentemente da autogestão popular, não há um vínculo obrigatório com organizações.
Autogestão escolar
Trata da capacidade do indivíduo de gerenciar seus estudos, com responsabilidade, focando na produtividade e no desenvolvimento intelectual. Esse é um comportamento que agrega independência à rotina do aluno, melhorando sua aprendizagem.
Benefícios da autogestão
A metodologia de autogestão funciona com o objetivo de organizar as relações e agregar diversos benefícios a empresa e seus líderes, mas principalmente aos colaboradores, a quem o modelo impacta diretamente. Vejamos quais são os benefícios da autogestão.
Aproximação de todos os níveis hierárquicos da equipe
É fato que as relações horizontais melhoram a gestão das equipes , mas quando tratamos de autogestão profissional, nos deparamos com a unificação dos objetivos e metas, além do alinhamento das expectativas de todos.
Neste cenário, o ambiente rígido e a pressão se dissipam, pois não há cobranças exageradas. A liberdade e autonomia dos colaboradores permite que os processos e o desenvolvimento do trabalho seja mais livre, produtivo e inovador, graças à colaboração coletiva. Essa tendência melhora o clima organizacional e estimula as relações interpessoais saudáveis.
Leia mais: Entenda o significado de Hard Skills e Soft Skills
Incentivo às novas lideranças
Ao contrário do que se pensa, esse é um processo de muita responsabilidade e profissionalismo, onde os resultados deixam de depender apenas do líder, para evidenciar a participação da equipe. Com isso, muitos novos líderes se destacam entre a equipe, um grande estímulo para o desenvolvimento dos colaboradores.
Agilidade nas tomadas de decisão
Por muitas vezes a burocratização dos processos acaba impedindo um melhor desempenho e o aumento na produtividade, afinal as tomadas de decisão se concentram em um único profissional. Quando a autonomia para as decisões é distribuída entre a equipe, os processos se resolvem e se desenvolvem mais rapidamente.
Dicas para praticar autogestão
Nem só de teoria se constrói um conceito e se aplica uma metodologia, então vamos colocar a mão na massa com algumas dicas valiosas. A autogestão é um modelo que depende do desenvolvimento de suas aplicações e assim como toda implementação, deve ser frequentemente testado e alterado, a depender da necessidade.
- Organize e faça o controle das tarefas diárias e semanais, com base nas metas estabelecidas;
- Construa uma rotina com hábitos que melhorem o foco e concentração, assim como o estímulo ao melhor desempenho;
- Aplique modificações no ambiente, caso seja necessário, para que a autogestão funcione bem para toda a equipe;
- Faça o uso de softwares e modelos de automação para agilizar e otimizar tarefas, dessa forma sua equipe pode se concentrar nos pontos mais críticos, que demandam mais atenção;
- Trabalhe cada um dos times de forma autônoma, estimulando o desenvolvimento de cada um à sua maneira;
- Compreenda e deixe claro a definição de cargos, assim todos tomam conhecimento de suas responsabilidades e expectativas.
Leia mais: Entenda o que é inteligência emocional
Exemplos Práticos de autogestão
Agora vamos analisar de forma prática alguns exemplos, para que você entenda o que é autogestão e como ela se desenvolve durante os mais variados processos.
Autonomia de times paralelos
Tomemos como exemplo uma agência de comunicação, com setores distintos. Ambos atuam juntos colaborando e desenvolvendo campanhas e estratégias, cada um tem o seu papel de acordo com as competências de sua função. Nesse cenário, é muito importante que todas as equipes trabalhem conscientes de suas responsabilidades, afetando o todo.
Autogestão individual
Seja dentro do ambiente profissional ou pessoal, todos da equipe precisam conhecer suas responsabilidades não só como setores agora, mas como profissionais individuais, por isso aqui podemos aplicar não só a autogestão profissional, mas pessoal também e outras variações a depender do ambiente que se está.
Como se destacar profissionalmente?
O desenvolvimento profissional está entre uma das principais preocupações atuais para todas as carreiras. Mas para que esse crescimento se mostre possível, é preciso se destacar, não só entre a equipe, mas no mercado de modo geral.
Uma das principais e mais importantes formas de se destacar é a busca pela qualificação, ou seja, o crescimento profissional através do desenvolvimento intelectual por meio de cursos, especializações e graduações para conquistar esse avanço.
A conquista do diploma garante um diferencial significativo e muito buscado por empresas de todos os mercados e tamanhos, dentro e fora do país. Muitas empresas internacionais, por exemplo, buscam profissionais altamente qualificados para ocupar cargos de grande prestígio e importância em suas organizações.
Quer saber como ingressar em uma universidade brasileira de prestígio e começar uma carreira de sucesso? Conheça algumas opções:
Falta de reconhecimento no trabalho: o que eu devo fazer nesta situação?
Posso ter dois empregos de 8 horas com carteira assinada?
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.