Moda: saiba mais sobre o curso, carreira e mercado de trabalho
Tem vontade de cursar Moda e investir na profissão? Entenda um pouco mais sobre a carreira, como está o mercado de trabalho para este profissional e onde cursar esta graduação.
Hoje em dia, para ser um profissional da Moda, é preciso estar antenado sobre as últimas tendências do mercado e em tudo o que envolve o universo da costura, como artes, cultura e história.
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O que faz um profissional formado em Moda?
O profissional da Moda atua, essencialmente, com a criação e comercialização de roupas e acessórios. Ele é capacitado para criar, desenhar, desenvolver e comercializar bolsas, sapatos, joias e qualquer peça de roupa. Além disso, é responsável por administrar processos, fazer pesquisa de mercado, produzir eventos e lidar com o fornecimento de matéria-prima para a produção das peças.
Boa parte do trabalho de um profissional de Moda tem relação com criações próprias, seja de roupas, acessórios, fotos ou desenhos de Moda. Ao desenvolver projetos autorais, este profissional precisa ter bastante criatividade e sensibilidade para identificar as características e padrões de comportamento de seu público-alvo.
No entanto, além disso, o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais qualidades de gestores em profissionais da área de Moda. Diversas empresas buscam profissionais versáteis que coordenem equipes de trabalho, planejem coleções para desfiles e supervisionem processos de produção, entre outras atividades.
Um bom profissional de Moda deve estar atento ao surgimento de novas tendências e ter bom gosto e originalidade para combinar texturas, estampas e cores.
Áreas de atuação do profissional de Moda
A carreira em Moda exige do profissional bastante criatividade, isso é fato. Mas não é preciso ir para outro país para se destacar na área. Atualmente, o Brasil ocupa um lugar de destaque e em constante crescimento no mercado mundial, e, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, a Moda é o 2º maior empregador da indústria de transformação no país.
E se você pensa que a carreira na Moda é somente a criação de roupas (design ou estilismo), a sua visão vai mudar agora. Conheça, a seguir, outras 10 áreas que o profissional da Moda pode atuar e suas principais atividades.
1. Produção
Atua na organização e na produção de desfiles e eventos de moda. Basicamente, o profissional pesquisa, seleciona, contrata e coordena roupas, acessórios e profissionais que farão parte da realização do evento, garantindo que tudo ocorra conforme o planejado. Também cuida da produção de catálogos, editoriais para revistas e até campanhas publicitárias.
2. Modelagem
Profissional que desenvolve moldes a partir dos desenhos de estilistas. Estes moldes servem como orientação para a produção das peças.
3. Compras
Realiza pesquisa de mercado, seleciona fornecedores e realiza as compras de matérias-primas para a fabricação de peças e acessórios. O profissional de compras também é responsável pela negociação de valores, acompanhamento de entrega e conferência dos pedidos.
4. Fotografia
Realiza a produção dos ambientes e dos modelos para sessões fotográficas de moda para campanhas, catálogos e revistas, entre outros. Além disso, exige conhecimentos técnicos em fotografia, senso estético, sensibilidade e olhar aguçado.
5. Ilustrador de Moda
Elabora desenhos técnicos e cria ilustrações que podem ser usadas em revistas, campanhas publicitárias, livros e até vendidas como obras de arte.
6. Stylist
Traduz o conceito de uma marca ou coleção de moda e constrói imagens (compostas pela roupa, pelo cabelo e pela maquiagem) de acordo com o lifestyle, propósito e mensagem que o cliente ou marca quer transmitir.
7. Figurinista:
Elabora o figurino usado por personagens de uma produção artística, como novela, peça de teatro, filme ou show, exigindo total atenção ao roteiro, ao corpo do personagem e ao cenário.
8. Consultoria de imagem
Orienta pessoas a se vestirem da melhor maneira, de acordo com a ocasião e o tipo de corpo, rosto, cor de cabelo e cor da pele. Define um estilo ao cliente e o auxilia na montagem do seu guarda-roupa, além do corte de cabelo e maquiagem.
9. Marketing
Desenvolve estratégias de marketing para uma marca, auxilia em seu posicionamento no mercado, identifica oportunidades para a criação e lançamento de novos produtos e serviços e ajuda a atender os principais desejos e necessidades de seus consumidores.
10. Carreira acadêmica
Atuação em cursos de graduação, pós-graduação e de extensão na área da Moda, tendo a possibilidade de trabalhar como professor, como diretor do curso ou como pesquisador da área.
Leia mais: 7 filmes e documentários para quem quer estudar Moda
Mercado de trabalho para quem faz Moda
O mercado de trabalho para estilistas, por exemplo, é bastante concorrido. Criar sua própria marca e participar dos desfiles mais badalados do mundo pode ser um processo longo e com grande concorrência.
Por outro lado, é crescente a busca por profissionais de Moda para trabalharem em grandes lojas e magazines, na área de compras e marketing, por exemplo. O setor de confecções também está em expansão e busca profissionais criativos e com conhecimentos em gestão.
No Brasil, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, os estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul oferecem os melhores salários para estes profissionais, com remunerações acima de R$3.500.
E mais: os profissionais que optam por continuar seus estudos com especializações e pós-graduação conseguem se destacar ainda mais no mercado e alcançar melhores oportunidades de trabalho.
Confira: Quanto ganha um Profissional de Moda?
Como é o curso de Moda?
Especificamente sobre o curso superior em Moda, também chamado de Design de Moda, podemos encontrá-lo em duas habilitações disponíveis: bacharelado, com duração média de 4 anos, e tecnólogo, com duração média de 2 anos.
A estrutura curricular conta com disciplinas voltadas ao estilismo, nas quais o aluno aprenderá sobre estampas, texturas, cores e formas e saberá identificar comportamentos que geram tendências na Moda. Outras são voltadas para gestão, para que o estudante entenda um pouco sobre marketing, pesquisa de mercado, administração da produção etc.
O objetivo destas graduações, seja bacharelado ou tecnólogo, é formar profissionais criativos, capazes de produzirem peças de vestuário e acessórios a partir de diversas tendências de comportamento, mercado e cultura.
Fique por dentro: Saiba tudo sobre o curso de Design de Moda EaD
Onde estudar Moda?
Ao escolher sua faculdade de Moda, antes mesmo de consultar informações como o turno de estudos e o valor da mensalidade, verifique se ela tem a autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso. O motivo é simples: somente instituições reconhecidas pelo MEC emitem diplomas com validade legal em nosso país. Ou seja, se a faculdade não tiver esse selo de qualidade, o diploma não serve para nada. Já pensou que pesadelo?
O negócio, então, é buscar uma instituição de qualidade, reconhecida e bem avaliada. Separamos algumas para você que oferecem condições especiais de pagamento e podem ser ingressadas a partir da sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):
Você tem interesse em seguir carreira em Moda? Quer cursar uma faculdade nesta área? Deixe seu comentário aqui!
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