Confira quais são os melhores cursos de Economia a distância

Economia é um assunto que está constantemente na boca do povo, seja para falar da economia do país, das empresas ou da economia doméstica. Acompanhando o interesse popular, as oportunidades no mercado de trabalho também são grandes!
Para trabalhar como economista, é preciso antes se formar em uma boa faculdade. É aí que muitos estudantes esbarram na dificuldade da falta de tempo e de possibilidades de encaixar a rotina diária com os horários das aulas.
Uma boa opção nesses casos é o curso de Economia (ou Ciências Econômicas) a distância. O diploma vale tanto quanto o presencial e a qualidade dos cursos é acompanhada de perto pelo Ministério da Educação (MEC).
Aqui você vai entender direitinho como funcionam as avaliações do MEC e saber quais as melhores faculdades de Economia a distância do país!
Como o MEC avalia os cursos de Economia a distância?
São quatro os aspectos analisados pelo MEC:
- O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é uma avaliação feita por meio de documentos enviados pela faculdade ao Ministério. Essa documentação revela itens como a titulação dos professores que compõem o curso, o detalhamento das matérias, a infraestrutura da faculdade e dos polos de apoio, o funcionamento da plataforma digital utilizada e o projeto pedagógico.
- O Conceito do Curso (CC) surge a partir de visitas pessoais de especialistas do MEC às instalações da faculdade e aos polos de apoio. Essa análise ao vivo vai verificar se os dados do CPC se confirmam. A nota preliminar pode ser mantida ou modificada, de acordo com o que a equipe do Ministério avaliar.
- O Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova aplicada aos alunos dos diferentes cursos universitários do Brasil, com conteúdo correspondente às matérias vistas durante a faculdade. Por meio do Enade, o MEC verifica se o curso está obtendo sucesso na transmissão de conhecimento.
- O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) pega as notas do Enade e as compara com o desempenho dos estudantes no Enem. Com isso, o MEC verifica se os alunos evoluíram durante o curso na aquisição de conhecimento.
Para cada um desses índices o MEC aplica notas que podem ir de 1 a 5. As notas 1 e 2 são consideradas insuficientes, a 3 significa que o curso atende a todos os requisitos, enquanto as notas 4 e 5 demonstram qualidade acima da média.
Quais os melhores cursos de Economia a distância?
Entre os cerca de 20 cursos de Economia a distância oferecidos no Brasil, dois conseguiram nota 4 no quesito Conceito de Curso:
- Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD-MG)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Destacamos ainda os cursos de algumas universidades com grande tradição no Ensino a Distância (EAD) e que contam com boas avaliações do Ministério. Todas elas oferecem a graduação a distância em Economia:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) ? em Minas Gerais
- Centro Universitário UNIBTA
Por que optar por Economia a distância?
Fazer uma faculdade a distância traz vantagens como o fato de estudar a maior parte do curso no conforto de sua casa e também a possibilidade de montar os próprios horários, de acordo com sua rotina.
Além disso, estudar a distância sai mais barato, já que as mensalidades costumam ser mais em conta quando comparadas às graduações presenciais ? isso sem falar na redução de gastos com alimentação e transporte.
Cidades onde encontrar o curso de Economia a distância
Há centenas de opções de localidades onde você vai poder fazer o curso de Economia a distância.
O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), por exemplo, está presente em vários municípios dos estados de:
- Alagoas
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Sergipe
- São Paulo
- Tocantins
Já o grupo do qual fazem parte as faculdades UNICSUL, UNICID e UNIFRAN leva o curso de Economia a distância a todos os estados citados acima e também ao Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.
Ou seja, em qualquer estado do país em que você esteja, vai encontrar polos de apoio oferecendo Economia a distância. Para saber exatamente se o seu município está na lista, basta acessar os sites das faculdades e fazer a sua pesquisa.
Veja também:
Como está o mercado de trabalho para Economia?
E aí, se anima para fazer Economia a distância? Já viu se o curso está disponível em sua cidade? Comente aqui com a gente!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.