Lettering: Veja o que é, como fazer e materiais
![](https://wordpress-cms-gc-prod-assets.quero.space/uploads/2023/03/lettering-01.jpeg)
O lettering é um recurso visual que tem despertado como uma forte tendência nos mais diversos produtos, como camisetas, capa de disco, canecas, mapas mentais, convites de casamento, menu de restaurante, posts de redes sociais, logo de empresas e diversos outros materiais que passam uma mensagem.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Nada mais é que uma técnica de escrita criativa, que não leva tão em consideração as regras da caligrafia e tipografia, pois permite a personalização artística das letras e palavras manuscritas, sem necessariamente seguir um padrão definido.
Para que serve o Lettering?
O lettering é um recurso visual criativo que serve como suporte artístico para apresentar uma mensagem verbal nos mais diversos produtos e materiais usados para diferentes fins, desde decoração até publicidade. A técnica consiste em aplicar arte nas letras e palavras, para que a escrita também faça parte do conjunto estético da obra.
A letra manuscrita e customizada, que não segue um padrão totalmente definido como na tipografia, gera humanização para a mensagem, e portanto causa aproximação e identificação com as pessoas que a lêem. Por este motivo, muitas empresas têm utilizado o lettering como metodologia para desenvolvimento de sua identidade visual, incluindo o logo.
Por ser técnica criativa que necessita de muito treino, diversas pessoas se dedicam ao lettering como uma forma de exercerem a criatividade, e acabam se destacando nessa produção artística.
Diferentes tipos de lettering
Basicamente, existem dois tipos diferentes de lettering, de acordo com a técnica utilizada, objetivo e até mesmo nível de experiência.
Hand lettering
Nessa técnica de lettering são utilizados lápis ou canetas tradicionais. Geralmente é a mais utilizada por quem tem menos experiência ou para quem tem um objetivo mais comercial e precisa seguir uma orientação. Por utilizar lápis e caneta, o artista tem a possibilidade de apagar e reescrever as letras quantas vezes quiser até atingir o resultado esperado.
Brush lettering
Esse tipo de lettering é feito com pincel e tinta, o que permite maior liberdade artística e um acabamento mais refinado na produção artística. Em contrapartida, exige um domínio avançado da técnica, experiência aprimorada e também o conhecimento sobre o tipo de suporte no qual se aplicará o lettering.
![lettering](https://wordpress-cms-gc-prod-assets.quero.space/uploads/2023/03/lettering-02.jpeg)
Como fazer Lettering?
Como explicado acima, a técnica do lettering exige treino prático. Ou seja, para aprender e se desenvolver é necessário colocar a mão na massa e escrever. E para isso não é necessário muito investimento: basta vontade, disponibilidade, lápis ou caneta e papel.
E para te ajudar, fizemos um passo a passo para você começar a se aventurar nessa produção artística e liberar toda a sua criatividade. Confira:
Utilize a caneta da forma certa
Alguns artistas recomendam que a caneta utilizada para escrever seja segurada entre os dedos polegar, indicador ou médio. Contudo, com a prática, cada pessoa encontra a sua melhor forma de segurar e usar os materiais. A experimentação é o que fará você encontrar o método mais eficaz para chegar aos resultados mais satisfatórios em sua arte.
Comece com traços simples
Comece a desenhar letras mais simples, de forma minimalista, para depois ir se aprofundando em traços mais complexos e desenvolvidos. É importante testar e experimentar, e fazer isso aos poucos.
Escreva todas as letras
Uma boa técnica para aprimorar suas habilidades com o lettering é desenhar todo o alfabeto. Trace letra por letra e teste técnicas diferentes para cada uma delas. Dessa forma, além de treinar sua mão, você irá conhecer profundamente cada letra e os traços que a compõem, o que irá permitir maior criatividade para ousar.
Varie as formas usando a mesma técnica
Uma das técnicas mais recomendadas para o lettering é descer grosso, pressionando mais a caneta para obter maiores espessuras, e subir os traços com mais leveza, num formato mais fino. A partir disso, você poderá desenvolver diferentes formatos para suas letras e variar a forma de escrever, arredondando mais as letras, alinhando os traços, unindo as letras de outras maneiras , criando voltas, duplicando traços, e por aí vai.
Escolha uma palavra para treinar
Após desenhar todo o alfabeto, escolha uma palavra completa para treinar. Repita essa palavra de diferentes maneiras e formatos. Deixe a criatividade fluir, invente, ouse, teste e experimente. É o seu momento de treinar e criar.
Faça Rascunhos
Dizem que a prática leva à perfeição. Então faça rascunhos antes de tentar atingir um resultado final. Use o lápis, para que possa apagar e reescrever cada traço, até que chegue ao resultado esperado.
Busque referências para se inspirar
Não faltam exemplos de lettering para você buscar e se inspirar. Escolha os modelos que mais gostar para usar de referência. Observe as técnicas, as diferenças entre cada exemplo, as formas e traços usados em cada letra. Pense no que você poderia fazer de diferente daquilo que está visualizando.
Assista, a seguir, um vídeo sobre como fazer um lettering passo a passo:
Quais materiais usar para criar o lettering?
Para fazer o lettering, apesar de não precisar de muito investimento, alguns materiais são essenciais, enquanto outros podem contribuir bastante para o desenvolvimento da técnica. Confira alguns itens que não podem faltar na sua caixa de ferramentas:
Papel
É o principal suporte no qual você irá aplicar o lettering. Mesmo que o resultado final seja em outro tipo de material, o papel te ajuda a rascunhar e a visualizar como ficará a arte finalizada. Além disso, ter um caderno de desenho, por exemplo, pode servir de portfólio e também para sua própria referência.
Lápis grafite/Lapiseira
Além do papel, o lápis ou lapiseira são essenciais para o lettering. O grafite tem a possibilidade de ser apagado, portanto é importante para que você não perca material ao errar ou não gostar de um traço. Basta apagar e redesenhar até atingir o resultado que espera.
Borracha
Para apagar um traço feito com grafite, você irá precisar da borracha. Portanto, é mais um item indispensável no seu estojo de materiais para o lettering.
Régua
A régua serve como uma ferramenta de suporte, que te ajuda tanto a desenhar traços mais retos quanto a medir e comparar cada traço. Mesmo sendo um auxílio, é importante ter esse material fácil para quando precisar usá-lo.
Marcadores e Brush Pen
Os diferentes tipos de marcadores dão mais estilo, cor e personalidade ao lettering. Também te ajudam a treinar movimentos e técnicas diferentes. São vários os modelos existentes no mercado, e cada um cria um efeito diferente.
Lápis de cor
Os lápis de cor e outros materiais para arte, como giz de cera e canetinhas, te ajudam a levar cores para as suas letras. A cor faz parte da composição artística e criativa de sua produção.
Diferença entre lettering e caligrafia
Apesar de ambas as técnicas serem manuscritas, isto é, feitas à mão, lettering e caligrafia são coisas diferentes.
A caligrafia é uma técnica para escrever letras cursivas que preza pela padronização. O importante para a caligrafia é escrever à mão de “forma correta”, didática, sem muita possibilidade para aventuras artísticas. Lembra do caderno de caligrafia que os nossos professores das primeiras séries mandavam-nos fazer?
Já o lettering tem mais liberdade artística. Não segue um padrão para cada letra e permite inovar e inventar diferentes formas para escrever.
Onde estudar?
Apesar de não ser necessário fazer um curso ou seguir alguma formação específica para praticar o lettering, existem no mercado diversos cursos livres da prática, nos quais você pode experimentar e conhecer diferentes técnicas.
Além disso, o lettering pode ser um primeiro passo para seguir uma formação relacionada à criação artística, como Design Gráfico, por exemplo. Muitos designers, por exemplo, utilizam o lettering como técnica para criar seus materiais.
Outras áreas relacionadas à criação artística são: Artes Plásticas, Artes Visuais, Design de Produto, Web Design, Moda, Marketing, Produção Audiovisual, entre outras.
Caso tenha se interessado por algum desses cursos ou queira encontrar outra opção, listamos abaixo algumas universidades aprovadas e recomendadas pelo Ministério da Educação que contam com uma diversidade de opções para graduação e pós-graduação. Além disso, oferecem bolsas de estudos e diversas facilidades. Confira:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Você gostou de conhecer mais sobre o que é o lettering? E aí, pretende se aprofundar nessa técnica que está cada vez mais em alta? Se gostou deste conteúdo, compartilhe em suas redes com os seus amigos.
Leia mais:
![Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer](https://wordpress-cms-gc-prod-assets.quero.space/uploads/2021/12/teste-de-personalidade-mbti-2.jpg)
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
![Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas](https://wordpress-cms-gc-prod-assets.quero.space/uploads/2022/09/black-student-discussing-marketing-academic-ideas-with-college-team-having-virtual-teleconference-meeting-sitting-at-desk-in-living-room.jpg)
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
![Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos](https://wordpress-cms-gc-prod-assets.quero.space/uploads/2022/01/cursos-tecnologos-1.jpg)
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
![Currículo profissional: competências, habilidades e modelos](https://wordpress-cms-gc-prod-assets.quero.space/uploads/2021/07/Curriculo-profissional.jpg)
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
![Policial Civil: saiba como se tornar um](https://wordpress-cms-gc-prod-assets.quero.space/uploads/2022/01/image_720.png)
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.