Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Job Rotation: o que é, benefícios, como implantar

Prática cada vez mais comum em diversas empresas, o job rotation é uma estratégia para promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores, melhorar o conhecimento sobre o negócio e aproveitar melhor a mão de obra interna, por meio da rotatividade de funções.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Continue a leitura e entenda mais sobre essa proposta inovadora, suas vantagens e desvantagens, e como implementar o job rotation em sua empresa.

O que é Job Rotation?

Em tradução livre do inglês, job rotation significa rotação de trabalho. E essa simples definição já resume o que consiste essa ferramenta.

Job rotation é uma técnica de gestão na qual a empresa determina um rodízio de funções e áreas entre os seus funcionários e colaboradores. Ou seja, um profissional começa exercendo uma atividade na empresa e depois de um tempo está com outra função e em outro setor da companhia.

Com essa estratégia, o colaborador deixa de atuar em apenas uma única função, mas passa a conhecer todas as áreas e departamentos da empresa, aumentando o seu conhecimento sobre o negócio, além de seu próprio desenvolvimento profissional.

Muitas vezes, o job rotation é usado como um método de treinamento, e por isso é comum ser aplicado pelo RH nos programas de estágio e trainee. Contudo, algumas empresas adotaram essa estratégia em sua rotina corporativa, envolvendo inclusive gerentes e funcionários que exercem cargos de gestão.

O principal objetivo do job rotation é fazer com que todos os funcionários aprendam sobre o negócio a partir de uma visão macro e ampla, de forma a compreender a importância de cada área e processo para o ecossistema da empresa.

Como funciona o programa de Job Rotation?

Com o job rotation, os profissionais de uma empresa deixam de atuar somente em uma única função. De tempo em tempo, ele assume novas responsabilidades, em um departamento ou setor diferente daquele na qual estava. 

O profissional está em constante movimento na empresa, conhecendo e aprendendo sobre todos os setores e processos do negócio. Dessa forma, a integração entre as áreas da empresa se torna natural, enquanto o colaborador se desenvolve profissionalmente e adquire maior consciência sobre o seu papel na empresa.

Além disso, com um maior conhecimento e experiência sobre o ecossistema do negócio, as lideranças adquirem maior autonomia para tomada de decisões mais estratégicas. E os colaboradores tornam-se mais preparados para assumir novos e diferentes desafios.

Contudo, essa dinâmica deve estar bastante alinhada às estratégias da empresa e ser acompanhada de perto pelo departamento de Recursos Humanos.

Quais os benefícios do Job Rotation?

São diversos os benefícios e vantagens da estratégia de job rotation para uma empresa. Confira os principais:

Prepara talentos para promoções

Com mais conhecimento e experiência sobre o negócio, a partir de uma visão macro e mais estratégica, os colaboradores que se destacam tornam-se mais preparados para assumir cargos mais elevados. É uma ótima oportunidade para preparar talentos para promoções dentro da empresa.

Ameniza a taxa de turnover

O turnover, ou taxa de rotatividade, pode ser bastante prejudicial para uma empresa. Além dos talentos perdidos, a companhia também perde tempo e recursos com novos processos seletivos, entrevistas e treinamentos. E sua reputação pode ser prejudicada.

Se bem planejada e executada, a estratégia de job rotation pode diminuir a taxa de turnover, pois dinamiza a rotina de seus colaboradores e oferece a oportunidade de aprendizado e desenvolvimento em outros setores e funções. Também há maior integração entre as equipes e melhora do clima organizacional.

Aumenta o conhecimento do negócio

Com o rodízio entre as áreas, os colaboradores aprendem mais sobre todos os processos que integram o ecossistema do negócio, entendendo a importância de cada função e como cada tarefa pode impactar nos resultados da empresa.

O conhecimento do negócio, somado à consciência de seu papel, melhoram a identificação do colaborador com a empresa e aumentam a sua produtividade e também a qualidade na entrega.

Equipe multidisciplinar

As equipes se tornam multidisciplinares, com profissionais de diferentes áreas, formações e experiências, o que enriquece o trabalho do time e o torna mais capacitado para solucionar diferentes problemas e desafios.

Maior aprendizado aos funcionários

Com o rodízio de funções, os colaboradores permanecem em constante treinamento, proporcionando aprendizado no dia a dia de trabalho, sem a necessidade de investir muitos recursos em palestras e capacitações que permanecem na teoria e não são aplicadas na prática.

Rotina de trabalho menos monótonas

O job rotation dinamiza a rotina de trabalho. Com novos desafios e funções de tempos em tempos, os colaboradores aprendem coisas novas, interagem com pessoas diferentes e assumem novos desafios. Ou seja, a rotina de trabalho deixa de ser monótona e pode melhorar a motivação da equipe.

Novas perspectivas de carreira

Ao conhecer diferentes áreas e funções, os colaboradores podem descobrir gostos, aptidões e habilidades antes desconhecidos ou pouco explorados, e desenvolver novas perspectivas para sua carreira.

Melhor relacionamento interpessoal

Por meio do job rotation, aumenta-se a integração entre as áreas e a interação entre os diferentes colaboradores, além da consciência sobre a importância de cada profissional para o sucesso do negócio. Dessa forma, os relacionamentos interpessoais tornam-se melhores e mais sadios.

Equipe motivada

Por conhecer melhor o seu papel dentro da organização e sua importância para o sucesso da empresa, além da oportunidade de se desenvolver profissionalmente, adquirir novos conhecimentos e melhorar suas habilidades, os colaboradores tornam-se mais motivados, o que impacta positivamente no empenho, dedicação e produtividade da equipe.

Aumentar o networking dentro da empresa

Todos os colaboradores passam a interagir melhor entre si, e a conhecer os diferentes profissionais que atuam na empresa, aumentando o networking entre os funcionários. Isso torna o time mais integrado e colaborativo.

Dica de leitura:

Autogestão: o que é, benefícios, como praticar 

Quais são as desvantagens do Job Rotation?

Mas nem tudo são flores. Como toda e qualquer técnica ou ferramenta, o job rotation também pode apresentar algumas desvantagens, principalmente se não for bem planejado e executado pelo RH ou não estiver alinhado com os valores e estratégias da empresa.

Autor valor e tempo

Para implementar e manter a técnica do job rotation é necessário investir tempo e recursos. Requer uma mudança de cultura e acompanhamento constante.

Possibilidade funcionários insatisfeitos

Por mais positivo que seja o job rotation, existem profissionais cujo perfil não é compatível com essa rotação de atividades, o que pode causar insatisfação em parte dos colaboradores. Por isso essa ferramenta deve ser muito bem planejada antes de ser implementada. 

Inviável para setores pouco flexíveis 

Dependendo do negócio ou da cultura organizacional, alguns setores são pouco flexíveis, por diversos motivos, por exemplo aqueles que precisam de muitos conhecimentos técnicos e específicos. Nesses casos, a estratégia de job rotation torna-se inviável para esses setores.

Maior probabilidade de erros

Como os colaboradores estão aprendendo e se desenvolvendo constantemente ao assumir novas funções e desafios, há uma maior probabilidade de erros pela falta de experiência. A empresa e as equipes precisam estar preparadas para lidar com essas situações.

Constante adaptação

O job rotation requer uma adaptação constante, conforme as necessidades da empresa e dos profissionais. O desempenho da equipe deve ser monitorado regularmente, e o departamento de Recursos Humanos deve acompanhar de perto a execução da ferramenta.

Como implementar o job rotation na organização?

Para implementar a estratégia do job rotation em uma empresa é preciso, antes de tudo, planejamento. Além disso, a técnica deve estar alinhada aos objetivos estratégicos da empresa e ser monitorada constantemente pelo departamento de Recursos Humanos.

Confira algumas ações que irão ajudar você a entender se o job rotation é indicado para sua empresa e como implementá-lo:

Desenvolva um processo lógico

O job rotation precisa ser planejado com bastante cuidado, e ter um projeto bem detalhado sobre como irá funcionar na prática.

Devido ao rodízio de colaboradores entre as equipes e setores, o conhecimento específico sobre cada função precisa ser repassado detalhadamente, de forma que os novos responsáveis consigam compreender bem o escopo de cada posição e as atividades a serem executadas. 

Portanto, para que a estrutura do job rotation funcione, é necessário um processo lógico durante o rodízio de colaboradores.

Avalie as competências e habilidades dos colaboradores

É importante conhecer bem cada colaborador e como eles podem contribuir melhor com a estratégia do job rotation, bem como os pontos que podem ser desenvolvidos.

Avalie as competências, habilidades, conhecimentos e perfis comportamentais dos funcionários. A partir disso, crie um plano personalizado e prático para cada participante.

Leia também:

Guia da Carreira – Perfil Hands On: o que é, característica, como desenvolver

Organize setores bem definidos

Para que o job rotation funcione, os setores precisam estar organizados de forma bem definida. O rodízio de colaboradores não pode prejudicar a produtividade e o desempenho da equipe, mas ao contrário, seu objetivo é fomentar experiências e desenvolvimento profissional, trocar conhecimentos e somar competências e habilidades.

Defina mentores para as atividades

Contar com pessoas chave dentro de cada setor irá ajudar na implementação e no sucesso do job rotation. Para isso, defina mentores para cada área da empresa. Eles serão responsáveis por integrar a equipe e ajudar e ensinar os colaboradores durante o rodízio.

Analise os resultados após o job rotation

Os resultados precisam ser mensurados. Isso é essencial para avaliar se o job rotation tem funcionado e cumprido seu objetivo.

O departamento de Recursos Humanos deve acompanhar todo o processo e utilizar métricas do início ao fim, com levantamentos sobre o aprendizado e desenvolvimento profissional dos colaboradores, e também quais as dificuldades encontradas no percurso.

Ao final, os participantes devem apontar suas experiências e apontar as áreas com as quais mais se identificaram. Todas as informações coletadas podem ser utilizadas como base para apresentação de feedbacks e insights à equipe.

Corrija os erros encontrados

Os desafios apontados e erros encontrados nos processos durante a execução do job rotation precisam ser corrigidos. É uma oportunidade tanto para melhorar o sucesso da ferramenta quanto para ajustar procedimentos da empresa.

Avalie a viabilidade do Job Rotation na empresa

Nem toda empresa ou organização está apta para implementar a técnica do job rotation. E isso depende de diversos fatores, como cultura organizacional, complexidade e especificidades do negócio, entre outros motivos.

Portanto, antes de planejar e implementar o job rotation, é fundamental avaliar a sua viabilidade na empresa.

Graduação e especialização podem ser uma oportunidade

Os diferentes cursos de graduação e especialização podem ser recomendados aos colaboradores como uma oportunidade de desenvolvimento profissional e para aumentar a expectativa de carreira dentro da organização, especialmente para aqueles que se destacarem em alguma área específica durante o job rotation.

A seguir, listamos algumas instituições de ensino aprovadas pelo Ministério da Educação e que oferecem os mais variados cursos que se destacam no mercado de trabalho. Além disso, contam com bolsas de estudos e diversas facilidades:

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus colegas e amigos.

Leia mais:

Headhunter: entenda o que é, o que faz e por que contratar

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.