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Identidade visual: o que é, como criar e como usar no branding

identidade visual

Você já “bateu o olho” em um produto? Já viu algum elemento gráfico e associou a alguma empresa? Pois é! Isso acontece porque somos expostos diariamente a uma série de símbolos, cores e imagens. 

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Automaticamente o nosso cérebro associa todas essas características com algum outro elemento, como uma marca, por exemplo. Isso tem tudo a ver com a identidade visual. Quer saber mais sobre a importância dela para as empresas e como ela impacta nossos hábitos? Confira, a seguir!

O que é identidade visual?

A identidade visual é um conjunto de elementos que representam a personalidade, os valores e o propósito de uma marca. Esses elementos incluem o logotipo, cores, tipografia, ícones, imagens e outros elementos gráficos que são usados ​​em todos os materiais de comunicação da empresa.

Unidos, eles são essenciais para a estratégia de branding de uma empresa, porque ajudam a criar uma imagem consistente e reconhecível da marca para os seus consumidores.

Como a identidade visual se relaciona com uma estratégia de branding?

A identidade visual é importante para uma estratégia de branding porque por meio dela é possível transmitir a mensagem da marca aos clientes, criar uma conexão emocional com  eles, além de destacar uma marca de seus concorrentes. 

A escolha das cores e tipografia, por exemplo, pode comunicar uma sensação de sofisticação e simplicidade, enquanto as imagens e ícones podem transmitir valores como inovação, sustentabilidade ou qualidade.

Por isso, todos esses elementos devem ser pensados estrategicamente para que expressem as características, provoquem reações nos clientes e estejam alinhadas com o posicionamento da marca.

+ Conheça as diferenças entre marketing e publicidade

7 passos para criar uma identidade visual 

Criar uma identidade visual impactante, alinhada e bem produzida é um processo que envolve alguns passos importantes. Listamos alguns passos que podem te ajudar nessa tarefa:

1. Defina os objetivos da marca

Antes de começar a criar a identidade visual, é importante definir os objetivos e propósito da marca. Quem é o público-alvo? Qual é a mensagem que a marca quer transmitir? Qual é o posicionamento da marca em relação aos concorrentes?

2. Escolha as cores

A escolha das cores é uma das partes mais importantes da criação da identidade visual. Você deve levar em consideração a personalidade da marca e as emoções que ela deseja transmitir. Por exemplo, o vermelho pode transmitir paixão e energia, enquanto o azul pode transmitir confiança e tranquilidade.

3. Escolha a tipografia

A tipografia é outra parte importante da identidade visual da marca. A escolha da fonte deve ser baseada na personalidade da marca e no público-alvo. Ela deve ser consistente em todos os materiais de comunicação da marca.

4. Desenvolva o logotipo

O logotipo é a peça central da identidade visual da marca e deve ser criado com cuidado. Além disso, deve ser simples, memorável e refletir a personalidade da marca. É importante escolher a tipografia correta e garantir que o esse elemento seja facilmente legível em todos os tamanhos.

5. Crie elementos gráficos adicionais

Além do logotipo e tipografia, a identidade visual pode incluir outros elementos gráficos, como ícones, padrões e imagens. Todo esse conjunto contribui para que a marca seja reconhecida facilmente pelo público-alvo.

6. Teste a identidade visual

Depois de criar a identidade visual, é importante testá-la em diferentes plataformas e materiais de comunicação. Se possível, peça opiniões de terceiros para que eles listem as impressões para saber se a mensagem realmente foi transmitida.

7. Mantenha a consistência

É essencial manter a consistência na aplicação da identidade visual em todos os materiais de comunicação da marca. Isso inclui sites, redes sociais, embalagens de produtos, anúncios e outros materiais de marketing. Todas as plataformas e materiais precisam ser padronizados e harmônicos.

Leia mais: + Nicho de mercado: entenda e veja como encontrar o seu

+ Designer Gráfico: o que faz, como se tornar um e onde estudar

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Imagem de rawpixel.com no Freepik

Tendências de identidade visual que estão em alta em 2023

No universo do design, assim como em diversas outras áreas, tudo é muito dinâmico. Por isso, nem sempre o que ditou regra e foi usado por muitos designer em ano, se repetirá em outro.

E alguns aspectos contribuem para isso, como os gostos, hábitos e comportamentos de quem consome um determinado conteúdo ou produto, e também os novos aplicativos, redes sociais e outros materiais de comunicação.

Ficar de olho nas tendências é fundamental para desenvolver uma identidade visual que converse com o seu público-alvo, que transmita a mensagem da sua marca e que se diferencie dos concorrentes. Veja o que está em alta em 2023:

  • Minimalismo

Designs simples e minimalistas continuam a ser populares, com marcas optando por designs limpos e elegantes que comunicam a essência da marca de forma clara, leve e concisa.

  • Tipografia ousada

Tipografias mais ousadas, como fontes em negrito e com serifas, têm sido usadas com mais frequência para criar uma identidade visual única e atraente. Mas é claro! Elas precisam combinar com os objetivos e posicionamentos de marca

  • Cores vibrantes

As marcas têm usado cada vez mais cores vibrantes para se destacar da concorrência e criar um impacto visual duradouro.

  • Ilustrações personalizadas

Ilustrações personalizadas e exclusivas são uma forma de criar uma identidade visual única que reflete a personalidade da marca.

  • Movimento e animação

Animações e designs em movimento, como GIFs e vídeos, estão se tornando cada vez mais populares em identidades visuais, especialmente em marcas voltadas para as redes sociais.

  • Design sustentável

A sustentabilidade tem sido cada vez mais valorizada pelos consumidores, e muitas marcas estão incorporando elementos de design sustentável em sua identidade visual, como o uso de materiais reciclados.

  • Identidade visual adaptável

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, muitas marcas estão criando identidades visuais que se adaptam facilmente a diferentes tamanhos de tela e plataformas.

No entanto, é importante lembrar que as tendências de design mudam com frequência e é essencial que a identidade visual de uma marca reflita sua personalidade, objetivos e público-alvo, independentemente das tendências atuais.

Como adaptar a identidade visual para diferentes plataformas?

Você viu como é importante que a sua identidade visual seja aplicada em todos os seus materiais de comunicação. Mas é muito importante fazer adaptações porque mesmo que o seu público-alvo seja o mesmo, cada plataforma pede uma linguagem diferente. Confira!

Redes Sociais

Cada rede social tem suas próprias especificidades em relação ao tamanho e formato das publicações. É importante adaptar a identidade visual da marca para que ela fique legível e atraente em diferentes plataformas.

Então faça versões para stories, para publicações no feed e para capas de vídeos. Afinal, não dá pra subir uma foto horizontal em uma ferramenta feita para encaixar imagens na vertical, não é mesmo?

Saiba mais: + 10 áreas do Marketing Digital em alta no mercado que valem a pena investir

Embalagens de produtos

As embalagens de produtos são uma forma importante de transmitir a identidade visual da marca. É importante que ela reflita os valores e personalidade da marca e seja atrativa porque é por meio dela que os seus clientes terão o primeiro contato com o seu produto e talvez até com a sua marca.

Publicidade

A identidade visual da marca deve ser adaptada para diferentes formatos de publicidade, como anúncios impressos, digitais ou outdoor. Lembre-se de que menos é mais! Sua mensagem deve ser passada com clareza de forma simples e direta.

Aplicativo e sites

Aqui a sua identidade visual deve ser adaptada para quem consome conteúdos pelo computador, tablet ou celular. Explorar as imagens, os elementos gráficos e também a paleta de cores é uma ótima maneira de atrair o seu público.

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Quando é hora de fazer um rebranding ?

Como no universo do branding nada é estático e mudanças sempre são bem-vindas. Um rebranding pode incluir mudanças significativas na identidade visual da marca, como um novo logotipo, cores e tipografia. Porém, o momento de recalcular a rota e apostar em algo novo depende de muitos fatores.

É importante sempre se questionar há quanto tempo você atualizou a sua identidade visual ou até mesmo o logotipo. Além disso, é interessante pensar se as cores e outros elementos gráficos ainda fazem sentido e se transmite a mensagem principal da sua marca.

Algumas empresas preferem fazer pequenas alterações com mais frequência para se manter dentro das tendências, enquanto outras optam por manter a identidade visual por muitos anos antes de fazer uma grande atualização.

É importante conduzir pesquisas com o público-alvo para entender como eles percebem a marca atual e o que eles esperam de uma atualização da identidade visual.

Isso ajuda a garantir que a nova identidade visual reflita as necessidades e expectativas do público-alvo e ajude a fortalecer a conexão emocional entre a marca e seus consumidores.

Como medir o impacto da identidade visual na percepção da marca pelo público?

Medir o impacto da identidade visual na percepção da marca pelo público pode ajudar a avaliar o sucesso da identidade visual e fornecer dados importantes para possíveis melhorias. Aqui estão algumas maneiras de medir o impacto da identidade visual:

Pesquisas com o público

As perguntas podem incluir questões sobre reconhecimento da marca, associação de cores e elementos visuais com a marca e impressões gerais sobre a identidade visual.

Análise de métricas de mídia social

A análise de métricas de mídia social, como o engajamento, compartilhamento e alcance de postagens com elementos visuais da marca. Se as interações caírem após as mudanças, vale fazer uma nova adaptação.

Feedback dos colaboradores

Pedir feedback dos colaboradores da empresa pode ajudar a avaliar a eficácia da identidade visual na comunicação dos valores e objetivos da marca internamente e externamente.

Acompanhamento de métricas de vendas

Acompanhar as métricas de vendas, como o aumento ou diminuição de compras, pode ajudar a avaliar a eficácia da identidade visual na atração de novos clientes e na fidelização de antigos.

Análise da concorrência

Comparar a identidade visual da marca com a de seus concorrentes pode fornecer insights sobre como a marca é percebida pelo público em relação a outras empresas no mercado.

É importante lembrar que a identidade visual é apenas um componente da percepção da marca pelo público e que outros fatores, como a qualidade dos produtos e serviços e o atendimento ao cliente, também influenciam a percepção da marca. 

+ O que é preciso para ser um social media?

Tem interesse em trabalhar nessa área? Veja algumas opções!

A área do marketing e do design está em alta no mercado. Um dos caminhos que os profissionais formados nessa área podem seguir envolve a construção de identidade visual e branding de marcas e pessoas.

Se você deseja atuar nessa área, é importante se dedicar aos estudos e aprofundar os seus conhecimentos. Quer conquistar um diploma e ter um bom currículo? O Guia da Carreira te ajuda!

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Veja também: + Entenda a importância do marketing pessoal para sua carreira

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