Graduação em Engenharia de Alimentos

O Curso de Engenharia de Alimentos
Uma coisa que não se pode negar é que o homem não consegue ficar sem se alimentar. O ser humano precisa da ingestão de alimentos, e a preocupação com o que o se come tem aumentado muito nos últimos tempos. Devido à essa preocupação com a qualidade dos alimentos industrializados que são consumidos diariamente e em grandes quantidades, surgiu à necessidade de profissionais especializados no assunto, para trabalhar com tais produtos distintos.
Desta forma, é super pertinente o total cuidado dos alimentos, principalmente devido a grande logística envolvida em todo o processo. Com o crescente aumento populacional foi também um fator relevante para intensificar os estudos diante a conservação e tratamento dos alimentos. Assim o curso de engenharia de alimentos tem um foco pertinente em todo o processo envolvido desde a busca da matéria-prima, tanto quanto os processos envolvidos na produção e distribuição em escala.
As origens da Engenharia de Alimentos
A atual e crescente preocupação com a saúde da comunidade como um todo, fez com que surgisse a necessidade de se trabalhar com mais rigor e preocupação, na preparação e estudo dos alimentos. A indústria alimentícia precisou então, produzir produtos sem conservantes, e conseqüentemente, mais saudáveis. Devido a esses fatores, fez-se necessário formar profissionais qualificados e que possam atuar nesta área de forma efetiva. Assim surgiu a profissão de Engenheiro de Alimentos.
O MEC reconheceu o curso de Engenharia de Alimentos na década de 70, onde passou a ser oferecida uma formação voltada para os atuais conceitos de produção e conservação de alimentos.
As Bases do Curso de Engenharia de Alimentos
Como toda engenharia, o curso de Engenharia de Alimentos oferece amplos conhecimentos das ciências da engenharia e tem como base forte as matérias relacionadas à matemática e física. Algumas destas matérias são: álgebra linear, cálculo, mecânica geral, geometria analítica, fundamento de termodinâmica, entre outros.
Além destas matérias básicas para a engenharia, este curso oferece também matéria como química e microbiologia, relacionadas aos alimentos e suas reações com o meio ambiente. Entre as matérias específicas pode se encontrar matérias como: processo de preservação, controle de qualidade, tecnologia dos alimentos, processos biotecnológicos, entre outros. Para finalizar o curso, são oferecidas noções de gerenciamento, administração e informática.
Título e Perfil do Profissional
O jovem profissional formado em Engenharia de Alimentos recebe o título de Bacharel em Engenharia de Alimentos, e deve ser capaz de atuar em todo o processo de transformação industrial dos alimentos, incluindo a seleção da matéria-prima, todas as etapas do processo e por fim, na escolha dos meios de distribuição e armazenamento do produto em si, tudo isto visando à qualidade do que está sendo feito. Este profissional deve ser capaz de identificar problemas e resolvê-los, levando em conta os aspectos ambientais, econômicos, sociais e políticos, e também, desenvolver e assimilar novas tecnologias.
O profissional de Engenharia de Alimentos precisa ter certa afinidade diante as matérias biológicas, sobretudo para biologia e química. Isto se deve ao fato deste profissional trabalhar diretamente com tudo que está relacionado à transformação dos alimentos.
O Engenheiro de alimentos deve ser uma pessoa que tem um comprometimento com a sociedade e com o meio ambiente. Ele deve ser capaz de fazer bons planejamentos e de administrar, ser meticuloso, ter capacidade de concentração e facilidade para gerenciar.
Áreas de Atuação do Profissional
O mercado de trabalho para o profissional de Engenharia de Alimentos é amplo, possui exigências variadas e constantes, e visa sempre atender às necessidades do consumidor. O Engenheiro de Alimentos é preparado para trabalhar em todo o processo industrial de alimentos. Eles atuam sobre planejamento e desenvolvimento de novos produtos alimentícios, desde o recebimento das matérias-primas, processamento, transformação e finalização dos alimentos e também a distribuição dos mesmos, buscando sempre a qualidade do produto e visando o consumidor final.
Entre as áreas que o Engenheiro de Alimentos pode atuar no meio deste processo estão: área de produção, de gestão de qualidade, gerenciamento, desenvolvimento, comercial, marketing e vendas, armazenamento, consultoria, assistência técnica, entre outros.
Para aqueles profissionais que não querem atuar diretamente nas indústrias, uma alternativa seria trabalhar em centros acadêmicos e universidades, pois esta é uma profissão nova no país que está crescendo muito, e conseqüentemente a quantidade destes cursos tende a aumentar, necessitando assim de profissionais capacitados. Outras opções seriam também trabalhar em laboratórios e centros de pesquisas, estudando e buscando mais tecnologias para auxiliar e melhorar o trabalho neste setor.
O salário inicial de um Engenheiro de Alimentos é de aproximadamente R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP). Mas o salário depende da área de atuação, do cargo e do tempo de trabalho. Com as variações destes, o salário também sofre alteração. É interessante ressaltar que há uma gama vasta de oportundiades no mercado de trabalho, desta forma o salário inicial pode sofrer grandes diferenças, principalmente dependendo do profissional estar situado em um grande centro, ou em áreas mais afastadas.
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.