Gestão Financeira: Curso e mercado de trabalho
Toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, precisa de uma gestão financeira eficaz, a fim de alcançar bons resultados ao longo dos próximos anos. De fato, essa é uma parte importante na organização para fazer com que ela perdure por mais tempo no mercado.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
O que é gestão financeira?
A gestão financeira é um conjunto de processos, ações e métodos que permitem a uma empresa controlar, analisar e planejar as atividades financeiras da empresa.
Portanto, pense bem: toda organização que busca o crescimento e ganhar cada vez mais dinheiro, a gestão financeira é o caminho para isso.
Ela possibilita e fornece as práticas necessárias e os recursos para que os profissionais especializados analisem os cenários e tracem as metas.
Com isso, a empresa que tem uma boa gestão financeira, pode prever alguns pontos de crescimento e brechas no mercado, por exemplo.
Assim, os resultados passam a ser os melhores possíveis, de acordo com ações bem calculadas pelo time de gestão da empresa.
Na prática, a gestão financeira transformadora é sinônimo de eficiência. Seja logística, produtiva, operacional ou qualquer outra frente de negócio, esse é um dos pilares que tornam esse quesito ainda mais importante.
O que os responsáveis pela gestão financeira vão fazer é, por meio de técnicas e conhecimentos aprofundados, encontrar pontos de melhoria em toda a empresa. Eles vão administrar todos os bens da empresa de forma segura.
Dessa forma, a equipe procura conciliar as metas financeiras da empresa, com a redução de custos com o objetivos produtivos, como aumentar o número de vendas. Porém, mesmo falando de maneira positiva sobre a gestão para a empresa, não se engane, ela é bem complexa.
Quais são os tipos de curso de Gestão Financeira?
Atualmente, no Brasil, os cursos de Gestão Financeira são divididos em dois grupos: tecnólogo e especialização. O primeiro é um curso de nível superior, enquanto o segundo é uma pós graduação. Abaixo vamos entender um pouco mais as características de cada um:
Tecnólogo em Gestão Financeira
No Brasil, há cerca de 300 cursos tecnológicos em Gestão Financeira autorizados pelo MEC, nas modalidades presencial e a distância. Este tipo de graduação pode durar 2 ou 3 anos e é facilmente encontrada em faculdades de renome como a Anhanguera.
O curso Tecnólogo em Gestão Financeira visa capacitar o aluno para ingressar rapidamente no mercado de trabalho, por isso sua duração é inferior à de um bacharelado ou licenciatura.
Com a formação tecnológica, o profissional de Gestão Financeira estará apto a atuar tanto no setor público, quanto privado, dando início a uma carreira de sucesso.
Especialização em Gestão Financeira
A especialização em Gestão Financeira nada mais é que uma pós-graduação. Para cursá-la é necessário ter ao menos um diploma de ensino superior no currículo, seja ele de qualquer área de conhecimento.
O curso tem duração média de dois anos e dá ao profissional a habilidade de analisar os índices contábeis e financeiros de uma empresa a fim de tomar decisões certeiras, visando o crescimento do negócio.
De acordo com o MEC, há mais de 150 cursos de pós-graduação lato sensu na área de Gestão Financeira, a distância e presenciais. Entre as opções, podemos citar:
- Análise de Risco e Gestão Financeira;
- Desenvolvimento de Negócios com Ênfase em Gestão Financeira;
- Direito Público e Gestão Financeira;
- Gestão Financeira;
- Gestão Financeira Corporativa;
- Gestão Financeira e Controladoria;
- Gestão Financeira e Orçamentária;
- Gestão Financeira e Orçamentária em Organizações Públicas;
- Gestão Financeira de Negócios;
- Gestão Financeira Moderna;
- Gestão Financeira – Planejamento Tributário;
- Marketing e Gestão Financeira;
- MBA em Gestão Financeira Avançada;
- MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria;
- MBA em Gestão Financeira e Contábil;
- MBA em Gestão Financeira e Controladoria.
O que faz o profissional de Gestão Financeira?
Desde 2009, o profissional que se forma com diploma de tecnólogo em Gestão Financeira tem o direito de obter registro no Conselho Regional de Administração. Mas além de possuir as competências técnicas necessárias ao exercício da profissão, um bom gestor financeiro deve apresentar:
- Responsabilidade social e ética;
- Visão global e sistêmica das organizações e do mercado em que atuam;
- Raciocínio lógico, crítico e analítico;
- Liderança;
- Pensamento estratégico;
- Boa comunicação oral e escrita;
- Iniciativa e empreendedorismo;
- Capacidade de avaliar riscos e tomar decisões;
- Flexibilidade e adaptabilidade às mudanças organizacionais, tecnológicas e de mercado;
- Organização e planejamento.
Além disso, é extremamente importante ficar antenado com as novidades do mercado para sugerir mudanças caso seja necessário.
Mudanças que envolvem alterações nas aplicações, como novas formas de pagamento e modificações em demais ações financeiras que estejam envolvidas no sucesso econômico da empresa.
Para que o gestor financeiro desenvolva isso de maneira eficiente, ele precisa ter uma visão ampla e sistêmica, boa comunicação, facilidade para trabalhar em equipe e capacidade de liderança.
Qual o melhor curso para gestão financeira?
Estudar hoje em dia é algo que todos buscam, principalmente como forma de se preparar para o mercado de trabalho. Porém, estudar nos melhores lugares é algo que poucos conseguem, mas não é impossível.
Para o curso de gestão financeira, por exemplo, existem alguns cursos que o profissional faz para aumentar ainda mais as suas qualificações.
Pensando nisso, quais são os melhores cursos voltados para a área de gestão financeira que podem turbinar o currículo de um profissional dessa área?
Abaixo, selecionamos alguns deles para abrir o seus caminhos para o futuro, confira:
- Matemática Financeira Básica – CVM Educacional
- Gestão Financeira Empresarial para Iniciantes – Sebrae
- OKR: Tome as melhores decisões para impulsionar o crescimento – Governo Federal
Como é a grade do curso de Gestão Financeira?
Como falamos anteriormente, o curso superior de tecnologia em Gestão Financeira tem a duração média de 2 ou 3 anos (quatro ou seis semestres). Abaixo, consideramos uma grade curricular com suas disciplinas divididas em seis semestres:
Primeiro Semestre
- Contabilidade Geral;
- Informática Aplicada;
- Matemática Aplicada;
- Matemática Financeira;
- Teorias e Fundamentos da Administração Financeira.
Segundo Semestre
- Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras;
- Elaboração de Projeto Técnico e Científico;
- Estatística Básica;
- Filosofia e Ética;
- Gestão Tributária;
- Microeconomia.
Terceiro Semestre
- Administração de Capital de Giro;
- Decisões Financeiras;
- Gestão de Custos;
- Gestão Empresarial;
- Macroeconomia.
Quarto Semestre
- Decisões Financeiras;
- Gestão de Projetos;
- Gestão e Análise de Riscos;
- Orçamento Empresarial;
- Simulação Empresarial.
Quinto Semestre
- Avaliação de Empresas;
- Econometria Aplicada às Finanças;
- Empreendedorismo;
- Mercado de Capitais.
Sexto Semestre
- Administração Estratégica;
- Estratégias com Derivativos.
Vários cursos de tecnologia em Gestão Financeira oferecem disciplinas optativas que o aluno pode cursar de acordo com seu interesse, tais como: Marketing, Contabilidade Societária, Finanças Internacionais, Controladoria e Mudança Organizacional, entre outras.
Dependendo da instituição, as disciplinas oferecidas em cada semestre podem variar bastante, mas, em suma, o curso aborda disciplinas da área de contabilidade, investimentos, cultura organizacional e muito mais. Veja a seguir o que se estuda no curso de gestão financeira:
Matemática financeira
Como é de se esperar, a disciplina voltada para a área de matemática financeira exige habilidade com os números, gosto por cálculos e agilidade de raciocínio para coletar dados e realizar operações que servirão de base para as tomadas de decisão de uma empresa.
Esta área estuda diversos processos do dia a dia, avalia como o valor do dinheiro se comporta no decorrer de determinados períodos tempo e aborda temas como renegociação de dívidas e empréstimos, cálculos de descontos e aplicações financeiras.
Contabilidade geral
A Gestão Financeira envolve muitas matérias de contabilidade, afinal é preciso compreender a situação econômica de uma empresa para fazê-la avançar.
Esta disciplina apresenta métodos para estudar a trajetória das organizações tendo em vista o aspecto financeiro, e ensina o aluno a refletir e propor estimativas para o futuro do negócio.
Sistema financeiro
Se você se interessa pelo funcionamento dos mercados monetário, de câmbio, de crédito e de capitais, saiba que no curso de Gestão Financeira você irá estudar muito estas disciplinas.
É uma ótima chance de compreender o assunto de forma geral e estudar a estrutura e principais conceitos do Sistema Financeiro Nacional (SFN), legislações e produtos financeiros.
Comportamento organizacional
Esta disciplina tem como objetivo mostrar como se molda o sistema de uma empresa: indivíduos, equipes e relações entre colaboradores.
Ela foca em alguns fatores essenciais ao bom funcionamento das empresas como hierarquia, cultura, clima interno, condições dos ambientes de trabalho, e mostra o quão importante é que estes fatores estejam em harmonia para que as finanças da empresa caminhem bem.
Auditoria contábil
Todo tipo de empresa, independentemente de seu porte, precisa lidar com uma série de documentos importantes. Saber interpretar, examinar registros contábeis e cuidar destes tipos de dados é papel do profissional de Gestão Financeira.
Estatística
Quem pretende trabalhar no mercado dos negócios, precisará lidar diariamente com a Estatística, e o curso de Gestão Financeira oferece esta disciplina. A matéria é uma excelente aliada no momento de elaborar planilhas, fazer demonstrações financeiras e construir gráficos detalhados.
Qual a duração do curso de Gestão Financeira?
O curso de Gestão Financeira é tecnólogo, por isso, tem a duração de dois anos. Em todo esse período os alunos são preparados para o mercado de trabalho através de metodologias de ensino tanto presencial quanto EAD.
Por ser uma parte importante do negócio, é um curso que além de melhorar o intelecto matemático do aluno, também aprimora as suas capacidades analíticas, fazendo com que ele encontre soluções ou problemas antes mesmo de se estabelecerem no mercado.
Esses pequenos detalhes que diferem um profissional do outro, sendo que um pode ser mais voltado para o lado operacional, entendendo mais da parte burocrática da gestão financeira e outros para a parte mais analítica, formulando estratégias para vencer as crises e encontrar oportunidades no mercado que atua.
Como é a profissão de Gestão Financeira?
O gestor financeiro é um elemento fundamental em qualquer empresa. Indústrias, comércios, prestadoras de serviço, agências financeiras, empresas públicas e consultorias, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, necessitam de um responsável pela administração de suas finanças.
A demanda por esse profissional tem aumentado nos últimos anos, o que fez com que aumentasse também a procura pelo curso de tecnólogo em Gestão Financeira.
Entre os cargos que o tecnólogo em gestão financeira está apto a exercer, podemos citar:
- Analista Financeiro
- Analista de Crédito
- Analista de Investimentos
- Analista de Mercado Financeiro
- Analista de Recursos Financeiros
- Assistente Financeiro
- Consultor Financeiro
- Controller
- Gerente de Contas
- Gerente de Contas a Pagar/Receber
- Gerente de Finanças
- Orçamentista
- Supervisor de Operações Financeiras
Como é o mercado de trabalho de Gestão Financeira?
O profissional de gestão financeira é um dos mais valorizados no mercado. Como já mencionamos acima, independente do ramo de atuação, qualquer empresa precisa de alguém para fazer a gestão eficiente de seus recursos e de um bom planejamento de custos.
O gestor financeiro atua para o crescimento correto da empresa no mercado, garantindo que o futuro seja sempre algo bom para a empresa.
No mercado de trabalho, esse profissional é muito valorizado em épocas de instabilidade econômica. Durante uma crise ou na recuperação econômica de um país, é importante planejar bem as finanças, aplicar os recursos em investimentos rentáveis e elaborar orçamentos detalhados.
No Brasil, muitas empresas ingressaram na bolsa de valores em 2018, o que criou uma demanda maior por profissionais com conhecimento em gestão financeira no país. Com ele, é possível elaborar balanços e captar recursos no mercado de ações para saber quando recuar, por exemplo.
Onde estudar Gestão Financeira?
Seja uma pós-graduação ou nível superior tecnólogo, aprofundar seus conhecimentos em Gestão Financeira com certeza abrirá muitas portas na sua carreira. O mercado está sempre aquecido para este profissional, então não há melhor momento para começar a estudar.
Se você já está decidido a dar esse passo, chegou a hora de encontrar a melhor faculdade para conseguir um diploma reconhecido no mercado de trabalho. Abaixo, listamos algumas instituições certificadas pelo MEC para oferecer o curso de Gestão Financeira. Veja só:
E então, gostou de saber mais sobre o curso de Gestão Financeira? Conte para nós nos comentários!
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Conheça as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo a GPTW
Conheça 8 documentários brasileiros que todo profissional precisa assistir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.