Fisioterapia ou Enfermagem? Qual curso escolher?
São duas carreiras distintas na área da saúde. A constante atualização, a dedicação, o estudo, a vontade de evoluir e crescer cada vez mais na profissão e bastante jeito para se relacionar com o público em geral são pré-requisitos para quem pensa em seguir uma dessas áreas. Enquanto um fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causados por má-formação, acidentes ou vício de postura, o enfermeiro é a pessoa que se dedica a manter, promover e a restabelecer a saúde das pessoas.
O curso de Fisioterapia
tem como objetivo geral capacitar o futuro profissional para o exercício de competências e habilidades gerais de atenção à saúde, administração, tomada de decisões, gerenciamento e educação permanente relacionada à prática da fisioterapia. Portanto, prepara o aluno para ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação, tanto individual como coletiva, com alto padrão de qualidade, princípios éticos e de responsabilidade profissional. A duração da graduação normalmente é de oito semestres, mas pode variar dependendo da instituição de ensino.
Disciplinas principais do curso de fisioterapia
- Biologia
- Anatomia
- Fisiologia
- Patologia
- Saúde Pública
- Recursos Terapêuticos Manuais
- Neurologia
- Ortopedia
- Traumatologia
- Massoterapia
- Termoterapia
Campo de Trabalho
O mercado de trabalho para um fisioterapeuta se amplia a cada ano. É um profissional muito requisitado na saúde escolar, infantil e do trabalhador e pode atuar em vários locais: hospitais, clínicas de reabilitação, centros de saúde, programas de saúde pública, academias, consultórios, clubes e empresas que necessitem de um profissional especializado, sejam eles públicos, filantrópicos ou privados. Podem também atuar em atendimentos domiciliares.
Saiba mais sobre o curso de fisioterapia
O curso de Enfermagem
O curso de enfermagem forma um profissional que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. Em hospitais, esse profissional é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Através de exames físicos e entrevistas, ele coleta dados sobre o estado de saúde do paciente e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer uma conduta a ser seguida. A duração da graduação é de dez semestres, mas também varia de acordo com a instituição de ensino.
Disciplinas principais do curso de enfermagem
- Anatomia
- Biologia
- Bioquímica e Biofísica
- Direito e Legislação
- Enfermagem e Controle da Infecção Hospitalar
- Enfermagem na saúde ambiental, da criança e do adolescente, da mulher, do idoso e do trabalhador.
- Farmacologia
- Fisiologia
- Parasitologia
- Patologia
Campo de Trabalho
O campo de trabalho é muito amplo para os graduados em enfermagem. Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, existem 6.750 hospitais no Brasil sendo que 4.612 são privados, então, os principais empregadores de enfermeiros são os hospitais particulares. As áreas que mais empregam esse profissional são oncologia, dermatologia e geriatria. Outro fato que favorece o mercado de trabalho para os enfermeiros é a expansão do Programa Saúde da Família (PSF) do Governo Federal, pois cada equipe do programa necessita contar com, no mínimo, um profissional da área.
Saiba mais sobre o curso de enfermagem
Como escolher?
É importante lembrar que, independente da escolha do aluno, para um grande profissional nunca faltará emprego e, consequentemente, dinheiro. Mas, para se tornar um grande profissional deve-se trabalhar com paixão, dedicação… e, por isso, a escolha de uma profissão deve ser como um casamento, com amor e com paixão. Não se deve orientar apenas pelo mercado de trabalho, pois, às vezes, o que está dando dinheiro hoje, amanhã talvez não dê. Uma visão importante é pensar como o aluno se imagina daqui a cinco ou dez anos. O que ele deve fazer? Sem essas respostas é melhor não decidir nada. São duas profissões da mesma área e o aluno deve comparar a grade curricular de cada uma, verificar o que mais gostaria de estudar ou em qual delas terá mais facilidade de aprender.
Esperamos que, com essas informações, o aluno possa escolher qual profissão é a mais interessante para ele. É importante também lembrar que, para alavancar sua carreira nessas áreas, é sempre recomendada a especialização.
Conseguimos ajudar você na escolha? Conte para gente nos comentários!
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Conheça as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo a GPTW
Conheça 8 documentários brasileiros que todo profissional precisa assistir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.