Como é uma faculdade de Marketing Digital? Descubra agora
Com o avanço da internet, as pessoas tem escolhido fazer faculdade de Marketing Digital, já que a área se tornou prioridade dentro e fora das agências e das empresas.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Atualmente, os negócios que desejam ser vistos precisam ser encontrados no mundo digital, seja por rankeamento orgânico ou por campanhas pagas.
Por isso, os profissionais da área têm sido cada vez mais requisitados no mercado de trabalho. Afinal, um profissional de marketing digital é capaz de operar programas específicos e de elaborar planejamentos de conteúdos e de vendas.
Se você acredita que essa profissão é a sua cara, veja como é fazer uma faculdade de Marketing Digital!
Veja também:
+ Faculdade de Marketing Digital: Curso e onde estudar!
O que é o curso de Marketing Digital?
A faculdade de Marketing Digital é a formação necessária para se tornar um profissional da área. É importante saber que existem cursos dos níveis técnicos (Ensino Médio), de graduação e de pós-graduação.
Isso porque o Marketing é uma formação que abrange níveis técnicos e teóricos, com a aplicação de determinadas ferramentas e técnicas no ambiente de trabalho.
+ O que é neuromarketing? Saiba tudo sobre essa pós-graduação
Como é fazer uma faculdade de Marketing Digital?
O curso de Marketing Digital, que pode ser oferecido na modalidade presencial ou de Educação a Distância (EAD), visa formar profissionais aptos a utilizar a internet para aumentar o fluxo de vendas de uma empresa, desenvolvendo formas para atrair novos clientes, ou melhorar a imagem de uma marca.
Além disso, é possível realizar o curso no grau de bacharel ou tecnólogo. No primeiro, estudante terá um currículo mais amplo, com mais aulas teóricas e algumas práticas, já no caso do tecnólogo o curso é voltado para o mercado de trabalho, com menos aulas teóricas e mais aulas práticas.
+ Como trabalhar com marketing digital? Descubra tudo
Independentemente da modalidade ou do grau, ao fim da graduação o estudante deverá entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que pode ser um projeto experimental ou uma monografia.
Em alguns casos, é exigido o estágio obrigatório, em que o estudante pode começar a atuar na área, desde que tenha a supervisão de um profissional.
Assim, é importante ter em mente que uma faculdade de Marketing Digital requer aplicação por parte do estudante, afinal, é preciso compreender a teoria antes de fazer algum trabalho. O curso não é integral, então é possível conciliar a formação com algum emprego ou estágio.
Qual é a grade curricular da faculdade de Marketing Digital?
A faculdade de Marketing Digital forma profissionais aptos para lidar com a tecnologia e desenvolver estratégias para a atração de novos clientes. Veja algumas das matérias que compõem a grade curricular desse curso:
- Comunicação Organizacional
- Administração de Marketing
- Pesquisa de Mercado e Opinião
- Endomarketing
- Inbound Marketing
- SEO
+ Analista de SEO: o que faz e salário do JR, pleno e sênior
- Analytics
- Marketing Digital
- Marketing Verde
- Canais de Distribuição
- Sistema de Informação em Marketing
- Estatística
- Gestão Empresarial
- Direito do Consumidor
- Marketing de Relacionamento
- Gestão de Projetos
- Desenvolvimento de Produtos Digitais
- Comunicação em Mídias Digitais
+ Gestor de Tráfego: o que faz, como se tornar um e o salário
- Data Science
- Mobile Marketing
- Planejamento Estratégico de Marketing
- Direito Digital
- Internet das Coisas
- Tecnologia da Informação e da Comunicação
Quantos anos tem a faculdade de Marketing Digital?
Por ser um curso oferecido em dois graus diferentes, tecnológico e bacharel, o tempo de duração pode variar.
Em cursos tecnólogos, o duração é entre dois e três anos. No caso de cursos bacharéis, a duração mínima é de quatro anos.
+ Marketing: áreas de atuação, perfil e onde estudar
Quanto custa um curso de Marketing Digital?
O valor de uma faculdade de Marketing Digital pode variar de acordo com grau e com a modalidade, presencial, semipresencial ou EAD.
O valor médio da mensalidade do curso de Marketing Digital é de R$ 309,00. Entretanto, é possível conseguir bolsas de estudo, com mensalidades a partir de R$ 199,00.
Na Quero Bolsa é possível encontrar bolsas para o cursos de Marketing.
Onde fazer a faculdade de Marketing Digital?
Por ser uma profissão que está em alta, a melhor forma de se destacar no mercado de trabalho é escolhendo uma faculdade bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).
Além disso, outro critério indicado é o custo-benefício da instituição de ensino. Para te ajudar, confira algumas faculdades bem avaliadas e que oferecem um preço acessível:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Onde posso trabalhar com Marketing Digital?
De acordo com o site Compre&Confie, em abril de 2020, o e-commerce cresceu cerca de 81%. Com a mudança de hábito dos consumidores, a internet transformou-se em uma fonte para a atração de novos clientes.
Por isso, esse mercado está em constante crescimento e com diversas áreas de atuação para os profissionais de Marketing Digital. Veja algumas das opções:
- Produção de conteúdo;
- Mídias sociais;
- SEO;
- Mídia paga;
- E-mail marketing;
- Inbound marketing;
- Endomarketing;
- Neuromarketing;
- Gestor de e-commerce;
- Analista de marketing digital.
+ 10 áreas do Marketing Digital em alta no mercado que valem a pena investir
Qual é o salário de um profissional de Marketing Digital?
Segundo o site Vagas.com, o salário médio de um Especialista de Marketing Digital é de R$ 5.072. Já segundo a Glassdoor, o salário médio de um Analista de Marketing Digital é de R$ 2.845.
Lembrando que o valor pode mudar de acordo com o nível de experiência e o tamanho da empresa.
Qual é a diferença entre Marketing e Marketing Digital?
Se você chegou até aqui para conhecer mais da faculdade de Marketing Digital, é provável que também tenha esbarrado apenas com o termo “Marketing “. Mas afinal, qual é a diferença entre os dois?
O Marketing é uma área ampla que engloba estratégias para promover produtos ou serviços, entender o mercado e atrair clientes. Envolve atividades como pesquisa de mercado, branding, publicidade, relações públicas e muito mais. É um campo dinâmico e criativo que exige uma visão estratégica.
+ Veja qual área combina mais com você agora!
Já o Marketing Digital é uma vertente do Marketing que se concentra no ambiente online. Ele utiliza canais digitais, como mídias sociais, e-mail marketing, SEO (otimização para mecanismos de busca) e marketing de conteúdo para alcançar o público-alvo.
É uma forma eficaz de promover negócios e construir relacionamentos com os consumidores em um mundo cada vez mais digitalizado.
Enquanto um diploma em Marketing abrange todos os aspectos do campo, uma faculdade de marketing digital se concentra especificamente nas estratégias digitais.
Ambos são valiosos e complementares, e a escolha entre eles depende dos seus interesses e objetivos de carreira.
+ Saiba mais!
Conheça a profissão de diretor de marketing e como se tornar um
Publicidade ou Marketing: qual é a melhor opção?
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Conheça as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo a GPTW
Conheça 8 documentários brasileiros que todo profissional precisa assistir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.