Faculdade de Publicidade

Sempre que é preciso fortalecer a imagem de uma marca, comunicar uma nova ideia ou promover determinado produto ou serviço, está presente o trabalho do publicitário.
A faculdade de Publicidade une conhecimentos em Marketing com técnicas de Comunicação e pode ter duração de 2 ou 4 anos, dependendo do tipo de curso escolhido.
Entenda o que se estuda na graduação em Publicidade, qual o perfil do profissional formado e onde cursar esta faculdade!
Sobre a faculdade de Publicidade
A faculdade de Publicidade pode ser de dois tipos: bacharelado ou tecnológico.
Bacharelado em Publicidade
O curso de bacharelado tem duração de 4 anos e também recebe o nome de Comunicação Social ? Publicidade e Propaganda.
Seu objetivo é formar profissionais que dominem técnicas de comunicação e de divulgação de produtos, serviços, marcas ou ideias.
Durante a faculdade o estudante tem disciplinas voltadas a tecnologias digitais de informação (como edição de textos, imagens e sons), produção gráfica, fotografia e pesquisas de mercado.
Também fazem parte do curso disciplinas como produção textual e redação, permitindo que o profissional crie textos gramaticalmente corretos, com linguagem adequada aos diferentes meios de comunicação e público-alvo.
Além de qualificar profissionais para criar peças e campanhas publicitárias, a faculdade os prepara para atuar no planejamento e coordenação de ações no setor de propaganda e marketing. O aluno termina o bacharelado com noções de administração, legislação e mercado que o auxiliam em atividades mais estratégicas.
Tecnológico em Produção Publicitária
O curso de tecnólogo em Produção Publicitária é de nível superior e possui uma duração menor: média de 2 anos.
O objetivo e a estrutura do curso de tecnólogo são muito semelhantes aos do bacharelado. A diferença está basicamente na profundidade com a qual os assuntos são abordados. Enquanto no bacharelado existe espaço para discussões mais teóricas sobre arte, estética ou história da publicidade, o curso de tecnólogo trata mais rapidamente das disciplinas teóricas e se concentra nas atividades práticas.
Profissionais formados em cursos tecnológicos possuem uma boa aceitação no mercado de trabalho e têm a oportunidade de iniciar sua vida profissional mais rapidamente. Uma das razões da boa empregabilidade é que os cursos de tecnólogo foram criados para atender às demandas de determinada região por mão de obra especializada.
Para concluir a faculdade de Publicidade, seja de grau bacharelado ou tecnológico, o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O que se estuda em Publicidade
A estrutura curricular da faculdade de Publicidade varia conforme a instituição de ensino que oferece a graduação e o grau conferido ao formado (tecnólogo ou bacharel). Dentre as principais disciplinas do curso de Publicidade, destacamos:
- Administração de Agência
- Administração de Marketing
- Aplicações de Publicidade e Propaganda
- Comunicação Digital
- Conceitos e Processos em Publicidade e Propaganda
- Criação e Redação Publicitária
- Direção e Finalização de Arte para Meios Impressos
- Direção e Produção em Rádio e TV
- Direito e Legislação
- Editoração Eletrônica e Design Gráfico
- Estatística Descritiva
- Estudo do Comportamento do Consumidor
- Estudos Linguísticos de Textos Publicitários
- Ética e Legislação Publicitária
- Fotografia
- Gestão de Marcas
- Leitura e Produção de Texto
- Língua Portuguesa
- Linguagem e Produção em Rádio
- Linguagem e Produção em TV
- Mídia
- Pesquisa de Opinião e Mercadológica
- Pesquisa em Comunicação
- Planejamento de Marketing e Comunicação
- Planejamento de Mídia
- Produção Gráfica
- Promoção e Merchandising
- Propaganda Política
- Técnicas de Fotografia Publicitária
- Tecnologias em Comunicação
- Teoria da Comunicação
Perfil do profissional formado em Publicidade
O trabalho de um publicitário envolve muita criatividade e para ter inspiração e conseguir atingir o público-alvo desejado é importante que o profissional busque referências em livros, filmes, revistas, blogs e acompanhe o que as pessoas estão comentando a respeito das notícias recentes.
Saber comunicar-se com objetividade e clareza e ter comprometimento com prazos e resultados são outras características importantes de um bom publicitário.
Elaborar estratégias de comunicação é um dos elementos básicos de sua atividade profissional e está presente em quase todas as suas áreas de atuação.
O profissional formado em Publicidade também está apto a:
- Criar propagandas e anúncios para diferentes mídias.
- Realizar pesquisas de mercado para traçar o perfil dos consumidores.
- Planejar e elaborar campanhas publicitárias.
- Desenvolver materiais gráficos e audiovisuais em campanhas eleitorais.
- Criar ferramentas de comunicação para ?vender uma ideia?.
- Assessorar artistas, políticos, celebridades, etc.
- Criar estratégias de fortalecimento de marcas.
- Promover a venda de produtos e serviços.
- Desenhar logotipos e embalagens de produtos.
- Definir em quais meios serão veiculados os materiais publicitários.
- Avaliar o impacto que determinada propaganda gera no público.
- Coordenar equipes de produção.
- Gerenciar as ações de marketing e publicidade de determinado produto, marca ou serviço.
Mercado de trabalho para publicitários
Quem decide trabalhar com Publicidade encontra um mercado bastante competitivo, especialmente nas grandes agências dos principais centros urbanos. A boa notícia é que este é um mercado bastante diversificado e está em expansão devido às novas tecnologias, que acabam criando outros campos de atuação para este profissional.
Outra característica desta profissão é seu dinamismo e a possibilidade de ascender rapidamente na carreira. Não é raro encontrar jovens iniciantes que, por seu talento e resultados demonstrados, conseguem boas promoções e passam a ocupar cargos estratégicos em empresas.
Onde estudar Publicidade
São diversas as instituições de ensino públicas e privadas que oferecem o curso de Publicidade. Elas estão espalhadas por todas as regiões do País e em algumas delas é possível cursar esta graduação na modalidade a distância.
Confira algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que possuem a graduação em Publicidade:
Universidades Privadas:
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – a distância
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Centro Universitário UNIBTA
Universidades Públicas:
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Universidade de Brasília (UNB)
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Universidade Federal de Sergipe (UFS)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Veja também:
Ficou interessado em seguir a profissão de publicitário? Qual tipo de faculdade você gostaria de cursar? Conte para a gente aqui nos comentários!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.