Curso técnico em Química: descubra sobre o curso, duração e grade curricular
Atualizado em 21/05/2024
O curso técnico em Química, forma profissionais habilitados a realizar e operar processos químicos, explorando a ciência dos materiais e das substâncias químicas.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Veja se o curso combina com você e faça o teste vocacional gratuito!
A área da química está presente em diversos campos do saber, envolvendo várias atividades cotidianas do ser humano.
Desde materiais, confecção de produtos, comidas, praticamente tudo envolve a química, o que deixa essa área bastante interessante na hora de escolher uma carreira.
Para o estudante interessado, saiba que existem algumas opções de formação em Química, com diferentes especialidades e tempo de duração.
Um deles é o curso técnico, porém ainda existem os cursos de tecnólogo na área, de curta duração como os cursos técnicos. Além da graduação em Química, feita em universidades, representando uma formação de nível superior.
Como é o Curso Técnico em Química?
Se você se identifica com o trabalho em laboratório, processos industriais de transformação de matérias-primas, ou a criação de novos produtos, certamente técnico em Química é o curso ideal para você.
Os estudantes durante as aulas são convidados a realizarem atividades relacionadas ao manejo dos processos químicos. Portanto, entram em contato com a composição, estrutura e conhecimentos relacionados à transformação da matéria.
As aulas possuem um enfoque muito prático, com o intuito de preparar o aluno o mais rápido possível, para que ele possa, logo ao término do curso, já trabalhar.
Por isso, o técnico em Química realiza muitas atividades laboratoriais, entrando em contato com as substâncias, aprendendo como utilizar os equipamentos adequados e como manipulá-las.
Os alunos normalmente são ensinados a fazer análises de substâncias e controle de qualidade de produtos, numa perspectiva química. Além de atuar na venda de produtos e na assistência técnica.
Veja também: Engenharia Química: curso, grade curricular e onde estudar Qual a diferença entre Química e Engenharia Química
Quem pode fazer Curso Técnico?
Para realizar um curso técnico, os interessados precisam ter concluído o Ensino Fundamental. Além dessa primeira exigência, ainda precisam possuir o Ensino Médio completo, ou estarem cursando o Ensino Médio.
Vale lembrar que essa é a exigência mínima do MEC, porém, dependendo da instituição de ensino escolhida, o estudante pode precisar de mais requisitos para fazer o curso técnico.
O que se estuda no Curso Técnico em Química?
O técnico em Química, normalmente se depara com 2 principais áreas durante o curso, essas são as Ciências Biológicas e as Exatas.
A partir desses pilares os alunos se aprofundam no conhecimento dos processos essenciais da ciência e das substâncias químicas;
Veja os grupos disciplinares do curso:
- Fundamentos da Química: nessa área os estudantes aprendem noções básicas, como estrutura, reações, ligações e estequiometria, por exemplo. Além disso, estudam sobre química orgânica, nomenclatura, propriedades e compostos de carbono.
Normalmente os cursos oferecem uma disciplina chamada exatamente Fundamentos da Química, mas pode ser encontrada separadamente em Química Geral e Química Orgânica.
- Química Analítica: são ensinadas técnicas e métodos para analisar substâncias químicas, em relação a seus processos e reações. Para isso, os alunos aprendem a trabalhar com instrumentos típicos, como os espectrofotômetros e os cromatógrafos.
Inclui as disciplinas de: Análises Químicas e Instrumentais e Desenvolvimento de Métodos Analíticos, Produtos e Processos.
- Química Inorgânica: esse grupo realiza o estudo dos elementos inorgânicos, relacionados principalmente a sua aplicação industrial. Deste modo, analisa suas propriedades químicas e comportamento com outras substâncias.
Essa matéria pode ser encontrada tanto dentro de Fundamentos da Química, ou Química Geral, quanto como uma disciplina avulsa.
- Química Física: essa área normalmente trata de assuntos relacionados à termodinâmica, cinética e eletroquímica. Além disso, junto à física pode haver assuntos relacionados à matemática, que auxiliem nas práticas laboratoriais, análise de dados e química.
Alocado na matéria de Fundamentos da Matemática e Física.
- Laboratório de Química: principal área do curso, é aqui que o aluno faz toda sua preparação prática, manipula reagentes químicos, prepara soluções e aprende a manusear os equipamentos do laboratório. Além disso, aprende sobre boas práticas e procedimentos a fim de garantir a segurança nesse espaço.
Inclui as disciplinas de: Gestão dos Processos Químicos e Laboratoriais e Fundamentos das Técnicas Laboratoriais.
- Aplicações Industriais e Ambientais: voltada à atuação profissional, essa área dos estudos utiliza a química para pensar nos processos industriais. Aplicada nos aspectos de controle de qualidade, produtividade e regulamentações ambientais, visando minimizar os impactos.
As disciplinas desse grupo podem ser encontradas junto às de laboratório. Como: Controle dos Processos Industriais e Laboratoriais e Inovação em Processos Químicos Industriais.
Grade curricular Curso Técnico em Química
Em geral, os cursos de formação de técnicos de química oferecem disciplinas teóricas e práticas na área da biologia e da química.
Confira a grade curricular, baseada em programas de diversas instituições.
- Análises Instrumentais
- Análises Microbiológicas
- Cálculos aplicados aos processos químicos industriais
- Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços
- Ética e Cidadania Organizacional
- Fundamentos das Técnicas Laboratoriais
- Fundamentos de Matemática e Física
- Fundamentos de Microbiologia
- Fundamentos de Processos Químicos Industriais
- Fundamentos de Química
- Gestão de Pessoas
- Inovação em Processos Químicos Industriais
- Microbiologia aplicada aos Processos Químicos Industriais
- Operação de Processos Químicos Industriais
- Química Ambiental
- Química Analítica
- Química dos Alimentos
- Química dos Polímeros
- Síntese e Identificação dos Compostos Orgânicos
- Técnicas Laboratoriais
Apesar de não ser muito comum, a instituição de ensino pode exigir a realização de um estágio supervisionado, dando noções do mercado de trabalho ao estudante.
Além disso, o curso técnico pode necessitar a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nos últimos semestres da formação.
Fique atento a essas exigências na hora de escolher onde fazer o curso técnico em Química.
Quanto tempo dura o Curso Técnico em Química e carga horária
Assim como a maioria dos cursos técnicos, o de Química dura normalmente dois anos. Isto significa que é possível finalizar a formação e ter o diploma em mãos em um espaço de tempo bem menor que o do ensino superior, o que costuma atrair muitos estudantes.
Além disso, a carga horária do curso técnico em Química costuma variar entre 1.200 a 1.500 horas, dividindo-se entre as disciplinas teóricas e práticas. A variação também depende da necessidade, ou não, da realização de um estágio obrigatório.
O técnico em química recebe diploma?
O técnico em química, após o término do curso, recebe diploma. Trata-se de um certificado, comprovando e dando ao formando título de especialista, servindo também como uma habilitação profissional.
O curso técnico é reconhecido e regulamentado pelo MEC, através dos órgãos de regulação dos sistemas de ensino.
Ao serem supervisionados e regulamentados pelo Ministério da Educação, esse tipo de curso oferece diploma e reconhecimento para atuação profissional.
Mercado de trabalho do técnico em Química
O técnico em Química, ao término do curso, possui qualificação profissional para atuar nas mais diversas áreas que necessitam de um especialista em química.
O mercado de trabalho, sob essa perspectiva, é bastante vasto. Ou seja, como a química é necessária em diversos campos do saber e emprega em empresas de diferentes ramos, o técnico em química tem a possibilidade de escolher a atuação preferida, na hora de encontrar um emprego.
A principal área é, sem dúvida, a das indústrias, trabalhando na fabricação e desenvolvimento de produtos, que envolvem conhecimentos químicos na sua produção.
Esses, por sua vez, não são poucos: fertilizantes, produtos farmacêuticos, cosméticos, tintas e produtos de limpeza são só algumas das várias indústrias que possuem os processos químicos e trato com as substâncias como essenciais para o seu trabalho.
A partir disso, o profissional técnico em química possui um vasto mercado de trabalho, com oportunidades e funções diversas para trabalhar. Realizando análises, controle de qualidade, fabricação, monitoramento, tratamento e consultoria na área.
Além disso, ainda é possível se especializar realizando outros cursos técnicos, livres, tecnológicos, ou até mesmo optar por fazer a graduação em nível superior, garantindo melhores salários.
Áreas de atuação em Química
Dentre os diversos ramos que necessitam de especialistas na área química, vejamos em quais indústrias e com quais funções o profissional técnico em química pode atuar:
- Indústria Química: trabalhando em empresas que produzem produtos químicos, podendo atuar no controle de qualidade, análise e auxílio no desenvolvimento na indústria química.
- Indústria Alimentícia: pode atuar no controle de qualidade de alimentos, em empresas que realizam o processamento de alimentos e até com fabricantes de bebidas.
- Indústria Petroquímica e de Energia: trabalho em laboratórios de análise de petróleo, refinarias e outras instalações de produção de energia. Podendo atuar em empresas que prestam serviços de energia, refinarias de petróleo e plataformas de exploração.
- Indústria Farmacêutica: nessa área os técnicos em química podem trabalhar tanto produzindo, quanto controlando a qualidade dos medicamentos, por meio de análises químicas das substâncias presentes nos remédios.
- Laboratórios de Pesquisa: atuação voltada mais ao campo acadêmico, realizando pesquisas, experimentos, a fim de descobrir novas soluções e tecnologias. Pode trabalhar junto a instituições de pesquisas, órgãos governamentais e até empresas privadas.
- Controle Ambiental: atuam analisando os aspectos químicos envolvidos em fenômenos ambientais, monitoram e tratam poluentes, além de controlarem a qualidade da água. O técnico pode trabalhar em agências governamentais, empresas de consultoria ambiental e até em laboratórios de análise.
Salário técnico em Química
A média salarial do técnico em Química é de aproximadamente R$2.892,68 mensais.
Entretanto, é importante lembrar que o salário do técnico pode variar conforme a região do país, a empresa contratante, o nível de experiência e a carga horária.
Além disso, são múltiplas as possibilidades e áreas de atuação do profissional, então os salários podem variar em relação a esse aspecto também.
Por outro lado, um Químico, que realizou o curso superior, possui um salário médio bem superior ao do técnico em química. Por volta de R$5.285,92 mensais.
*Informações salariais reunidas pelo Novo CAGED/eSocial/Empregador Web, atualizados no dia 30 de Abril de 2024, numa tabela, dentro do site Salário.
Leia Também! Descubra quanto ganha um técnico em Química Ciências Biológicas: quanto ganha um Biólogo? Veja salários
Valor do curso técnico em Química
O valor das mensalidades está sujeito a variações dependendo de circunstâncias como: região, instituição de ensino escolhida e modalidade, presencial ou EaD.
Para os interessados no modelo presencial, não existem muitas opções, a maioria é feita a distância. Porém o curso técnico em Química, presencial, fica por volta de R$500. O SENAI, por exemplo, cobra um valor mensal de R$499,99.
A mesma instituição ainda oferta o mesmo curso, só que semipresencial, por somente R$305,55 mensais.
Por outro lado, o curso técnico em química na modalidade EaD costuma variar entre R$250,00 e R$600,00. A FASPEC cobra um valor mensal de R$573,22. Já na Múltipla Escolha Centro Educacional a mensalidade é de R$249,90.
Onde fazer curso técnico?
Se interessou pelos cursos técnicos? Saiba que várias instituições de ensino oferecem bolsas de estudo para a realização de cursos técnicos!
No site do Guia da Carreira você encontra bolsas de até 80% para vários cursos técnicos em todo o Brasil. Confira abaixo algumas instituições que oferecem bolsas para ensino técnico:
Além do curso técnico, faça também faculdade!
Não ficou satisfeito com o curso técnico e quer melhorar ainda mais seu currículo, ter mais oportunidades de emprego e salário superior? Busque fazer uma faculdade!
Existem diversas universidades que oferecem a graduação, com descontos e mensalidades muito mais acessíveis, sem a necessidade de nota do Enem ou comprovação de renda.
Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de até 80% no valor do curso:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Leia! Químico: o que faz, quanto ganha e áreas de atuação Química Industrial: Curso, carreira, salário e onde estudar
14 cursos para trabalhar na indústria que você precisa conhecer
Esses são 6 cursos técnicos em comunicação para trabalhar na área
Técnico em Administração: Conheça 3 áreas para iniciar a carreira
Curso técnico ou profissionalizante: quais são as diferenças?
Essas são profissões que só precisam de curso técnico; confira
Profissões de nível técnico em alta para 2023
Saiba qual é o salário de um profissional com curso técnico
Cursos Técnicos que mais empregam no Brasil; conheça 10 e veja onde fazê-los
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.