Profissões de nível técnico em alta para 2023
O curso técnico é uma alternativa muito procurada por quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Isso porque entre 1 ano e meio a 2 anos já é possível obter o certificado de conclusão e iniciar então a carreira profissional.
Uma das vantagens é que é possível fazer o curso durante o ensino médio, então se você deseja trabalhar e estudar com certeza está no caminho certo. Mas é claro que quem já concluiu os estudos também pode ingressar no técnico para se qualificar.
Se você se encaixa em um desses perfis é bom ficar de olho nas tendências do mercado de trabalho para se qualificar e preparar melhor para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Mas fique tranquilo que o Guia da Carreira te ajuda!
Confira, a seguir, as profissões de nível técnico que estarão em alta em 2023, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Profissões de nível técnico em alta para 2023
Técnicos em mecânica veicular
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), esses profissionais são responsáveis por “realizar ensaios e testes e montar componentes na fabricação e manutenção veicular automobilística de acordo com normas de qualidade e de segurança do trabalho”.
Além disso, esses profissionais podem prestar assessoria a equipes internas e externas. Para ter o certificado e trabalhar na área o estudante precisa fazer o Curso Técnico em Manutenção Automotiva.
Profissionais de planejamento, programação e controles logísticos
O Curso Técnico em Logística prepara os profissionais de planejamento, programação e controles logísticos para lidar com processo de compra, recebimento e distribuição de serviços.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, esses profissionais também realizam procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos.
Montadores de sistemas e estruturas de aeronaves
Diversas são as funções e atribuições dos montadores de sistemas e estruturas de aeronaves. De acordo com a CBO, eles são responsáveis por:
- Montar sistemas elétricos e equipamentos eletrônicos;
- Ler e interpretar documentação técnica.
- Fabricar componentes de estruturas das aeronaves.
- Instalar sistemas elétricos e equipamentos eletrônicos, sistemas hidráulicos, de trens de pouso, de comando de vôo, de combustível, de oxigênio, pneumáticos, de ar condicionado e de pressurização, sistemas moto-propulsores e unidades auxiliares de partida, sistemas de hélice, rotor e instrumentos de controle de aeronaves.
- Ensaiar sistemas, motores e componentes.
- Trabalhar comprometidos com a segurança de voo e de pessoas.
Para seguir essa profissão é possível fazer o Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves em Célula, em Manutenção de Aeronaves em Grupo Motopropulsor ou em Estrutura e Pintura de Aeronaves.
Técnicos em eletromecânica
O Curso Técnicos em Eletromecânica prepara os profissionais para trabalhar em indústrias com linhas de produção automatizadas,
aeroespaciais, automobilística, metalomecânica de plástico e também em laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção.
Segundo a CBO, as funções desse profissional podem ser definidas em:
- Planejar, executar e participar da elaboração de projetos eletromecânicos de máquinas, equipamentos e instalações;
- Usinar peças e interpretam esquemas de montagem e desenhos técnicos. Montam máquinas;
- Fazer entrega técnica e realizam manutenção eletromecânica de máquinas, equipamentos e instalações.;
- Coordenar e liderar equipes de trabalho, quando necessário
Técnicos mecânicos na manutenção de máquinas, sistemas e instrumentos
Esses profissionais são responsáveis por planeja e controlar atividades relativas à manutenção mecânica, executando-as e participando da elaboração de projetos, seguindo normas técnicas, de qualidade, de preservação ambiental, de saúde e segurança no trabalho, procedimentos legais e objetivos da empresa.
Para trabalhar na área é necessário fazer o Curso Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais.
Desenhistas projetistas da eletrônica
Para trabalhar nessa área é necessário fazer o Curso Técnico em Eletroeletrônica, que podem atuar em empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas
eletroeletrônicos.
Leia mais: + Saiba qual é o salário de um profissional com curso técnico
Diferença entre curso técnico e tecnólogo
Ambos possuem uma duração mais curta, de até 2 anos, porém o curso tecnólogo é considerado uma graduação, ou seja, ao concluir o estudante terá um diploma de ensino superior.
Uma das principais diferenças é que para um fazer um curso tecnólogo é obrigatório ter um diploma de conclusão do ensino médio, adquirido tanto no ensino regular quanto pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Como você viu, não é obrigatório ter concluído o ensino médio para fazer um técnico, sendo possível até fazer os dois paralelamente. Após concluir o tecnólogo é possível ingressar em uma pós-graduação, já ao fim do técnico, em um curso superior.
Ter uma graduação no diploma possibilita ganhar salários mais altos. Porém tudo isso depende do que você deseja no momento, o mais importante é se qualificar e se manter atualizado com as tendências.
Onde fazer um curso técnico?
Quer melhorar o seu currículo e ingressar no mercado de trabalho com o certificado de técnico? Opte por instituições que são autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para que o seu diploma seja reconhecido nas empresas e outras instituições.
Algumas instituições parceiras do Guia da Carreira se enquadram nesse perfil e ainda ofertam bolsas de estudo para cursos técnicos presenciais ou a distância, para quem deseja ter mais flexibilidade nos estudos. São elas:
- Escola Politécnica Brasileira
- Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET)
- Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)
- Faculdade de Ensino Superior Pelegrino Cipriani (Faspec)
E se você pretende fazer uma graduação, seja um curso tecnólogo, bacharelado ou licenciatura, saiba que também é possível encontrar descontos especiais em algumas universidades. Confira e conheça todas as ofertas disponíveis:
Saiba mais: + Veja a diferença entre bacharelado, tecnólogo e licenciatura
14 cursos para trabalhar na indústria que você precisa conhecer
Esses são 6 cursos técnicos em comunicação para trabalhar na área
Técnico em Administração: Conheça 3 áreas para iniciar a carreira
Curso técnico ou profissionalizante: quais são as diferenças?
Essas são profissões que só precisam de curso técnico; confira
Saiba qual é o salário de um profissional com curso técnico
Cursos Técnicos que mais empregam no Brasil; conheça 10 e veja onde fazê-los
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.