Curso de Fotografia
A maioria dos cursos de Fotografia é do tipo Tecnológico, com duração de dois anos, mas também há opções de Bacharelado, uma graduação mais completa que dura quatro anos.
Fotografia é um curso que alia talento com aprendizado técnico e os ramos de atuação podem ser muito variados. São formados profissionais para os mais diversos segmentos de mercado, como por exemplo:
- Moda
- Arquitetura
- Gestão de acervos
- Fotografia científica
- Fotojornalismo
- Audiovisual
- Fotopublicidade
- Fotografia corporativa
- Crítica em fotografia
Como os interessados nesta graduação já carregam um gosto pela fotografia, o curso também procura estimular o desenvolvimento de trabalhos autorais, utilizando a linguagem fotográfica como forma de expressão artística. A partir daí, cada um desenvolve o seu talento individual e pode encontrar seu espaço no mercado trabalho.
Saiba mais sobre o curso de Fotografia, descubra onde estudar e como está o mercado de trabalho para quem se forma neste curso!
O curso de Fotografia
Ao longo do curso de Fotografia, o aluno estuda técnicas de registro fotográfico, fotografia digital, analógica, além de estudos de luz e cor. Busca dominar as linguagens tradicionais e competências estéticas indispensáveis para a produção audiovisual e conhecer os processos e linguagens vindos das novas tecnologias de comunicação. Os cursos já ajudam a identificar novos nichos de mercado, como o tratamento de imagem.
Grade curricular de Fotografia
O currículo dos cursos de Fotografia pode variar de acordo com o grau (bacharelado ou tecnológico). Entre as disciplinas oferecidas, podemos citar:
- Acervos e Projetos Expográficos
- Antropologia
- Criação em Vídeo
- Cultura Brasileira
- Editoração para Fotografia
- Fotografia Autoral
- Fotografia Corporativa
- Fotografia de Moda
- Fotografia para Cinema e Vídeo
- Fotografia Publicitária
- Fotojornalismo
- Gestão Estratégica em Fotografia
- História da Arte e Fundamentos da Fotografia
- Linguagem Cinematográfica
- Linguagem Fotográfica
- Processos Digitais
- Processos Gráficos
- Projeto de Criação em Fotografia e Multimeios
- Projeto Experimental em Fotografia
- Técnicas de Animação
- Teorias da Comunicação
- Tratamento da Imagem Fotográfica
Onde estudar
Há cursos de Fotografia em todas as regiões do país, principalmente em instituições privadas. Conheça algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Fotografia
Você pode consultar todos os cursos de Fotografia reconhecidos pelo MEC no portal e-mec .
Perfil do profissional
Dizem que fotografar é escrever com a luz. O estudante de fotografia precisa ter disposição para desenvolver seu talento, encontrar a sua própria forma de registrar o mundo em imagens e aprender técnicas que vão fazê-lo deixar de ser amador para ser um profissional.
O fotógrafo entende como usar máquinas, lentes, filmes, tratamento de imagens analógicas e digitais, iluminação e enquadramento. Ele precisa captar da melhor maneira a imagem das pessoas, paisagens, objetos, momentos e ou qualquer outro tema que decidir fotografar.
Precisa ser dedicado para dominar a tecnologia, sensível para perceber o que deseja fotografar, ser um pouco autodidata para aprender com cada saída fotográfica que fizer e empreendedor para descobrir uma área de preferência e para criar uma rede de clientes que vão sempre solicitar o seu trabalho e indicar a outras pessoas.
Se o fotógrafo optar por ganhar a vida com projetos de fotografia em vez de ter um emprego fixo, deve ser também organizado para não contar com um salário mensal, mas também terá a possibilidade de obter rendimentos mais altos.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho do fotógrafo pode ser bastante variado, tanto no que ele vai fotografar quanto na natureza do negócio. Ele pode ser fotógrafo de estúdio, especializado em fotografar produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda. Pode trabalhar com curadoria, organizando e promovendo exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação de eventos.
No ramo de arquitetura de interiores, pode fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações especializadas em arquitetura e decoração.
O fotojornalismo e a área pericial também são mercados para o fotógrafo, além das agências de publicidade e as empresas de marketing.
Um novo nicho atualmente são os álbuns cada vez mais sofisticados para casamento e para o nascimento do bebê. São verdadeiras especialidades, que envolvem tendências de mercado, apuro técnico e muita criatividade.
O profissional da Fotografia pode ser seu próprio estúdio, trabalhar com montagem ocasionais de cenários e ambientes para fotografia, alugando locais para realizar seus trabalhos ou fotografando ao ar livre. Ele pode ainda ser contratado de uma empresa e realizar todos os serviços de imagem que ela precisar. Essas contratações podem ocorrer em empresas privadas e públicas. Essas últimas ocorrem por concursos públicos onde são abertas vagas específicas para fotógrafos.
Veja também:
Você tem vontade de cursar Fotografia? Conte para a gente aqui nos comentários!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.