Saiba tudo sobre fazer o curso de formação de professores
O professor é o profissional responsável por atuar na aprendizagem e formação de crianças, jovens e adultos. Para exercer essa profissão, é necessário passar por uma formação acadêmica para desenvolver técnicas de ensino sobre um determinado assunto.
Veja também:
+ Como ser professor universitário? Entenda o que fazer!
O curso de formação de professores
De acordo com a Resolução Nº 2 de 2015, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos para formação de professores incluem: cursos de licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica para graduados não licenciados.
Os cursos de licenciatura são voltados para aqueles que não possuem uma graduação, enquanto a segunda licenciatura, como o próprio nome já diz, é voltada para pessoas que já cursaram uma graduação no grau licenciatura. Por fim, há a formação pedagógica para graduados não licenciados, sobre a qual falaremos a seguir.
O curso de formação pedagógica para graduados não licenciados
O curso de formação pedagógica para graduados não licenciados, Programa Especial de Formação de Docentes ou R2, como também é conhecido, é uma graduação de curta duração que capacita profissionais para dar aulas no ensino fundamental e médio.
A diferença entre esse curso e as licenciaturas, é que ele é voltado para pessoas com diplomas de ensino superior que não sejam desse grau, ou seja, bacharéis ou tecnólogos. Consequentemente, ele expande as oportunidades de atuação no mercado de trabalho e supre a carência de professores do ensino básico.
Quem pode fazer?
Qualquer pessoa que tenha interesse em dar aulas e possua um diploma de graduação nos graus bacharelado ou tecnológico pode cursar o R2. Entretanto, essa formação deve ser feita na mesma área de conhecimento da primeira.
Se uma pessoa é formada no grau bacharelado de Biologia, por exemplo, o R2 escolhido deve ser o de Biologia. Já um profissional formado em Engenharia, deve cursar o R2 em Matemática. Isso acontece porque o objetivo da formação pedagógica para graduados não licenciados é habilitar profissionais para dar aula na sua área de conhecimento.
Como funciona?
Para ingressar em um curso R2 não é necessário prestar vestibular, apenas fazer a inscrição no site da instituição de ensino escolhida e apresentar os documentos pessoais, como: diploma do bacharelado ou tecnológico e o histórico escolar.
O curso tem duração de aproximadamente um ano a um ano e meio. Além das disciplinas voltadas para a área de conhecimento da graduação, a grade curricular também conta com matérias pedagógicas. Veja a seguir quais são as principais:
- Psicologia da Educação
- Didática
- Desenvolvimento e aprendizagem
- Políticas da Educação Básica
- Metodologia do ensino
- Avaliação da aprendizagem
- Gestão e avaliação educacional
Além das disciplinas, o estágio supervisionado é obrigatório para conclusão do curso e retirada do diploma.
Após a formação, o profissional pode trabalhar em escolas públicas, por meio de concursos públicos, assim como instituições de ensino privadas. Além de dar aula, é possível atuar como coordenador ou gestor educacional. Também é possível atuar em ações educativas de empresas ou iniciativas sociais.
Onde fazer o curso de R2?
O Ministério da Educação determina que apenas instituições de ensino que ofereçam cursos de licenciatura disponibilizem também os cursos de formação pedagógica para não licenciados. Sendo assim, essa é uma informação importante que deve ser averiguada antes de efetuar a matrícula.
A Cruzeiro do Sul Virtual, por exemplo, é uma opção de instituição de ensino superior que oferece diversas opções de cursos R2, na modalidade de ensino a distância. Confira:
- Biologia
- Física
- Geografia
- História
- Matemática
- Português
- Química
Todos os cursos são autorizados pelo MEC, o que garante que o diploma seja válido em todo o país. No formato a distância da Cruzeiro do Sul Virtual os alunos, as aulas acontecem em uma plataforma online e, além dos professores, a modalidade também conta com tutores para tirar dúvidas dos alunos. Já as avaliações acontecem em polos, unidades da universidade distribuídas em diversas cidades do país. Para saber mais sobre o curso e a instituição, é só clicar no link abaixo:
Além da Cruzeiro do Sul Virtual, outras instituições de ensino também oferecem cursos de formação de professores, de acordo com as diretrizes do MEC. Confira abaixo algumas opções:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário UNIBTA
De acordo com um estudo publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com formação de nível superior podem ganhar até 140% a mais do que aquelas que não possuem.
E aí? Preparado para ingressar no curso de formação de professores? Responda nos comentários abaixo!
Leia também:
Como é e onde fazer uma licenciatura curta?
Saiba tudo sobre a segunda licenciatura e veja onde estudar
Saiba tudo sobre fazer uma segunda licenciatura EAD
Direito Cibernético: entenda mais sobre a área
Gestão Empresarial: saiba sobre o curso e onde estudar
Gestão Empresarial: saiba tudo sobre o curso
O que é estágio?
Saiba quais são os cursos e valores que a Estácio oferta
O que é Andragogia? Saiba mais sobre o conceito e atuação
Descubra todos os cursos que a Uniasselvi oferece
Odeio Matemática: Qual Faculdade fazer? Descubra!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.