Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Artes Visuais

O curso superior de Artes Visuais exige dedicação, sensibilidade e criatividade. É uma formação com muitas atividades práticas e, em algumas habilitações, requer habilidades técnicas específicas.
O profissional formado em Artes Visuais conta com vasto campo de trabalho, que vai desde a produção artística (pinturas, gravuras e esculturas) até a carreira acadêmica, como professor e pesquisador. O uso das novas tecnologias também vem criando novas oportunidades para estes profissionais, especialmente em mídias digitais.
Conheça melhor as características do curso superior de Artes Visuais, onde estudar, e as oportunidades de trabalho para este profissional!
O curso de Artes Visuais
O curso superior de Artes Visuais é oferecido por diversas universidades públicas e privadas no País e os alunos podem optar entre grau de bacharelado ou licenciatura, nas modalidades presencial ou a distância.
O enfoque da licenciatura em Artes Visuais é a formação de professores dos ensinos fundamental e médio. Já o bacharelado tem um currículo mais abrangente e forma profissionais para atuação em diversos outros segmentos do mercado de trabalho.
Muitas instituições de ensino que dispõem deste curso exigem um teste de aptidão artística para complementar as provas tradicionais de vestibular. Isso porque o talento e o dom natural são importantes e necessários para o exercício desta profissão. Trata-se de uma prova com questões práticas e teóricas sobre assuntos como história da arte e teoria da linguagem visual que pode ser aplicada antes ou depois do Vestibular.
A duração média da graduação em Artes Visuais é de quatro anos. O currículo tem foco em disciplinas da área de Humanas, como História da Arte e Filosofia, e muitas matérias práticas como pintura, desenho e escultura. As disciplinas práticas são ministradas em espaços próprios para cada tipo de atividade artística.
O curso de Artes Visuais exige bastante criatividade, originalidade e experimentação, mas também conhecimentos instrumentais e técnicos.
Os alunos são preparados para dominar diferentes recursos e formas de expressão. Além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o estágio supervisionado é obrigatório em algumas universidades, principalmente para quem faz a licenciatura.
Principais habilitações de Artes Visuais
Algumas faculdades oferecem um enfoque específico para seu curso de Artes Visuais, que pode ser chamado de ?habilitação?. É a habilitação que define o direcionamento do currículo programático do curso. Conheça algumas das habilitações mais comuns na graduação em Artes Visuais:
- Animação
- Artes Gráficas
- Cerâmica
- Desenho
- Design
- Escultura
- Figurino e Indumentária
- Gravura
- Modelagem 3D
- Multimídia
- Pintura
Onde estudar Artes Visuais
O curso de Artes Visuais é oferecido em instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Conheça algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem esta graduação:
Privadas:
- Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Públicas:
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Centro Universitário UNIBTA
O que se estuda no curso de Artes Visuais
A grade curricular do curso superior de Artes Visuais varia de acordo com o tipo de graduação (bacharelado ou licenciatura) e o enfoque do programa de cada instituição. Conheça as disciplinas mais comuns entre os currículos dos cursos:
- Arte e Novos Meios
- Arte Fotográfica
- Atividades Artísticas – Culturais
- Computação Gráfica e Multimídia
- Cultura Popular
- Desenho Animado
- Desenho Artístico
- Design
- Escultura
- Fundamentos Filosóficos da Arte
- História da Arte
- Metodologia de Pesquisa em Artes Visuais
- Modelagem
- Pintura
- Plástica
- Preservação e Restauro
- Teoria da Comunicação
Onde o profissional de Artes Visuais pode trabalhar
O campo de trabalho do profissional formado em Artes Visuais é bastante amplo. O uso da tecnologia nesta área também vem rendendo novas frentes de atuação. Confira as principais:
- Direção: atua como diretor de arte e cenografia, no teatro, cinema e TV.
- Produção: Desenvolve trabalhos artísticos e culturais em diferentes áreas, como esculturas, gravuras, pinturas e fotografias, e prepara instalações em galerias e museus.
- Pesquisa: atua na área de pesquisa, curadoria e história da arte, em museus, galerias e organizações não governamentais (ONGs).
- Indústria: cria estampas ou renovando linhas de produto em indústrias, especialmente da área têxtil.
- Ensino: leciona no ensino fundamental, médio e superior. O profissional licenciado pode atuar também em instituições artísticas e culturais, coordenando cursos livres e no desenvolvendo projetos educativos.
- Restauro: restaura as características originais de objetos de arte deteriorados ou antigos.
- Multimídia: elabora ilustrações, desenhos animados ou vinhetas, principalmente para internet ou TV.
- Crítica: depois de acumular experiências profissionais, o profissional pode atuar ainda como crítico de arte.
Veja também:
Ficou interessado na carreira de Artes Visuais? Vai optar por esta formação? Conte pra gente aqui nos comentários!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.