Essas são as 10 melhores empresas paras as mulheres no Brasil
Atualizado em 05/03/2024
O mundo corporativo já nota a importância de promover ambientes de trabalho que valorize e apoie as mulheres, trabalhando a igualdade de gênero e inclusão, para que elas possam não só trabalhar com dignidade e direitos assegurados, mas crescer na carreira.
+Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!
A busca delas é por empresas que adotam políticas de licença maternidade e paternidade generosas, oferecendo oportunidades de avanço na carreira sem preconceitos de gênero e criando uma cultura que valoriza a diversidade e a inclusão.
Além disso, essas empresas geralmente proporcionam programas de desenvolvimento profissional, mentoria e apoio para equilibrar as demandas profissionais e pessoais.
Para te ajudar a conhecer e encontrar boas empresas para mulheres trabalharem, separamos uma lista da consultoria Great Places to Work (GPTW) com as 10 melhores!
Melhores empresas para mulheres
O ranking a seguir contou com 491 empresas inscritas, que juntas representam 883.006 funcionários. Entretanto, apenas 71 companhias foram premiadas sendo as melhores para as mulheres trabalharem.
Confira as 10 melhores empresas para mulheres no Brasil, com mais de mil funcionários:
- Magazine Luiza
- Ernst & Young (EY)
- Dow
- Ticket Log
- Banco Bradesco S.A.
- Banco PAN
- Accenture do Brasil
- IBM Brasil
- Capgemini Brasil
- Boehringer Ingelheim
Agora as 10 melhores com até mil funcionários:
- RD Station
- Ticket
- Bristol Myers Squibb
- Takeda Distribuidora
- Zurich Santander Seguros e Previdência
- Organon
- Mirum
- Atlas Governance
- i-Cherry
- EPharma
Para a CEO e co-fundadora da antiga Love Mondays, atualmente Glassdoor, Luciana Caletti, um item que tem um peso importante na hora de eleger as melhores empresas para se trabalhar: a ideia de estar sendo útil e importante para a sociedade.
Geralmente quem trabalha em empresas que prestam algum tipo de serviço ao cidadão, como as farmacêuticas (que salvam vidas), tem essa satisfação pessoal. E isso conta muito.
Outro fator importante e que colabora com a escolha dos melhores lugares para as mulheres trabalharem é a identificação com a empresa. Quando uma marca provoca um sentimento positivo no trabalhador, a tendência é que ele dure mais tempo no emprego, se dedique mais e recuse ofertas de trabalho em outros locais.
Isso tem se tornado tão forte ultimamente que, para reter talentos, muitas empresas têm investido em estratégias de marketing para gerar essa identificação positiva junto aos funcionários.
Benefícios desejados pelas mulheres nas empresas
O ranking do GPTW tem como critérios diversos aspectos relacionados ao ambiente de trabalho, particularmente no que se refere ao apoio e benefícios oferecidos às mulheres em suas carreiras.
Entre os diversos elementos considerados para a premiação, estão a disponibilidade de benefícios corporativos e o suporte destinado ao desenvolvimento profissional delas.
As empresas premiadas demonstram um compromisso com a equidade de gênero, oferecendo uma série de vantagens para suas colaboradoras.
Além dos benefícios convencionais, como licença-maternidade e afastamento por doença de dependente, se destacam iniciativas como salas de lactação e a provisão de chefes ou auxílios dedicados a esse propósito.
Dentre as 71 empresas reconhecidas como as melhores para as mulheres trabalharem, diversos outros benefícios se estendem a todos os funcionários, independente de gênero.
+ 10 mulheres para você se inspirar na sua carreira
Licença-maternidade: entenda os direitos das mães no trabalho
Tais vantagens incluem práticas como horário híbrido de trabalho, redução de jornada sem diminuição salarial, flexibilidade de horários, licença sabática não remunerada, bolsas de estudo para graduação ou pós-graduação, além de disponibilização de verbas “livres” para escolha dos funcionários.
Essas iniciativas refletem o comprometimento dessas organizações em criar ambientes inclusivos e propícios ao crescimento profissional e pessoal de todos os seus colaboradores.
Quais são os benefícios de contratar mulheres?
Investir na contratação e no desenvolvimento de mulheres traz uma série de benefícios que podem enriquecer e impulsionar o crescimento de uma organização. Isso contribui significativamente para a inovação, a resiliência organizacional e a satisfação dos colaboradores, além de:
Diversidade de pensamento
Mulheres trazem perspectivas únicas para a resolução de problemas e a inovação, enriquecendo o processo criativo. A diversidade de pensamento fomenta uma cultura de inovação e criatividade, essenciais para o desenvolvimento e a evolução das empresas no competitivo mercado atual.
Melhoria na tomada de decisão
Estudos mostram que equipes diversificadas em gênero têm maior probabilidade de tomar decisões eficazes e equilibradas. A inclusão de mulheres em posições de liderança e equipes de projeto contribui para uma abordagem mais holística e minuciosa na análise de riscos e oportunidades.
+ Mulheres na tecnologia: 6 cursos gratuitos de TI para elas
Aumento da representatividade
Ao refletir a diversidade da sociedade, as empresas melhoram sua conexão com o mercado consumidor. A contratação de mulheres ajuda a garantir que produtos e serviços atendam às necessidades de um público mais amplo, melhorando a satisfação do cliente e expandindo o alcance de mercado.
Cultura corporativa positiva
A inclusão de mulheres promove um ambiente de trabalho mais equitativo e respeitoso, o que, por sua vez, melhora a moral e a satisfação dos colaboradores. Um ambiente inclusivo atrai talentos de alto calibre, retém profissionais qualificados e reduz as taxas de rotatividade.
Desempenho financeiro
Empresas com diversidade de gênero em cargos de liderança tendem a apresentar melhor desempenho financeiro. A presença feminina em posições estratégicas está correlacionada com um aumento na inovação de produtos e serviços, além de uma gestão mais eficiente dos recursos.
Para conseguir cargos ainda melhores, em grandes empresas, invista na educação superior, seja em cursos de graduação ou especializações. Confira algumas instituições de ensino superior que oferecem essas formações com até 80%:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
+ Veja também!
Além das ondas: 4 Lições de A Pequena Sereia para mulheres no mundo profissional
10 dicas de empreendedorismo para mães que desejam começar um negócio
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Conheça as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo a GPTW
Conheça 8 documentários brasileiros que todo profissional precisa assistir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.