Conheça 3 faculdades para quem gosta de cinema
O cinema é uma arte centenária. A anos ele é capaz de despertar sentimentos únicos a telespectadores de todo mundo, afinal, de acordo com o diretor italiano Frederico Fellini:
“O cinema é um modo divino de contar a vida.”
Desde seus equipamentos rudimentares de rolos de filme sem cor, até a atual tecnologia 3D e imersiva, o cinema sempre mostrou sua importância para a arte e cultura, de maneira que diversas obras cinematográficas são reconhecidas até os dias atuais. São os casos de filmes que marcaram a história como: O Mágico de Oz, O Poderoso Chefão, Guerra nas Estrelas e diversos outros filmes que revolucionaram a forma como a sociedade contempla produtos culturais cinematográficos.
Se você ama ir ao cinema, assistir filmes e acompanhar tudo sobre o universo cinematográfico, saiba que existem boas opções de cursos que podem atender sua paixão cinéfila. Para isso, confira, a seguir, 3 faculdades para quem gosta de cinema.
Cinema e Audiovisual
A principal opção para ingressar no mercado cinematográfico é a faculdade de Cinema e Audiovisual. Por meio do curso o aluno se tornará apto para atuar em diferentes funções de uma produção cinematográfica, como, por exemplo, direção, figurino, som, edição, fotografia, roteiro, entre diversas outras frentes.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o curso de Cinema e Audiovisual possui grade curricular com enfoque nos seguintes aspectos: técnico, prático, teórico e econômico. Confira, a seguir, o que a diretriz curricular do curso contém sobre cada aspecto apresentado:
“Art. 3º O egresso do curso de Cinema e Audiovisual deve estar capacitado nas seguintes áreas:
a) Técnica e formação profissional – voltada para a formação prática, habilita o aluno a atuar profissionalmente nas áreas de Direção, Fotografia, Roteiro, Produção, Som, Edição\Montagem, Cenografia e Figurino, Animação e Infografia.
b) Realização em cinema e audiovisual – voltada para o desenvolvimento de projetos de produção de obras de diferentes gêneros e formatos, destinados à veiculação nas mídias contemporâneas.
c) Teoria, análise e crítica do cinema e do audiovisual – voltada para a pesquisa acadêmica nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação.
d) Economia e política do cinema e do audiovisual – voltada para a gestão e a produção, a distribuição e a exibição, as políticas públicas para o setor, a legislação, a organização de mostras, cineclubes e acervos, e as questões oriundas do campo ético e político”.
Ainda de acordo com o MEC, após formado, o profissional em audiovisual deve ser capaz de dominar as linguagens audiovisuais, processos de produção e linguagens audiovisuais, competências necessárias para atuar em emissoras de televisão, cinema, rádio, entre outras opções.
O curso de Cinema e Audiovisual possui duração média de quatro anos, podendo ser encontrado como graduação e pós-graduação em diversas faculdades de todo o país.
Leia mais: Cinema: curso, mercado e onde estudar
O que se estuda em Cinema e Audiovisual?
Confira algumas das matérias presentes no curso de Cinema de Audiovisual. Vale lembrar, entretanto, que o curso está presente em inúmeras instituições de todo o país, podendo variar de acordo com a faculdade.
- Captação de Som
- Cinema Digital
- Direito Autoral
- Fotografia e Iluminação
- Inovação e Criatividade
- Mercado Audiovisual
Filmmaker
Outra opção disponível para atuar em produções audiovisuais é o curso de Filmmaker. Assim como o nome sugere, o curso visa capacitar estudantes para atuar em produções cinematográficas, incluindo produções próprias ou projetos de grande escala.
Um Filmmaker profissional atua em toda produção cinematográfica, podendo auxiliar em áreas como: fotografia, direção de arte, edição, som e iluminação, produção, roteiro e figurino.
Durante o curso o estudante possuirá em sua grade curricular matérias práticas e teóricas que envolvem áreas da filmagem, iluminação, roteiro, planejamento, execução, edição, operação de som, entre outras.
Um Filmmaker também poderá atuar em produções próprias para plataformas digitais como Youtube, Instagram, Facebook, e demais redes sociais.
Leia mais: Tudo sobre a profissão de Filmmaker
O que se estuda na faculdade de Filmmaker?
As matérias disponibilizadas no curso de Filmmaker se assemelham em relação ao curso de Cinema e Audiovisual. Confira algumas delas:
- Direção de Arte e Figurino;
- Produção Audiovisual;
- Fotografia e Iluminação;
- Audiovisual e Novas Mídias;
- Cinema Brasileiro;
- Elementos da Linguagem Musical e Sonoplastia.
O curso pode ser encontrado como bacharelado ou tecnólogo, o que influenciará na duração e grade curricular.
Produção Multimídia
O curso de Produção Multimídia também é uma boa opção para atuar no mercado cinematográfico. Diferente dos demais apresentados até aqui, o curso de Produção Multimídia possui foco em diversas áreas da comunicação, capacitando o profissional a atuar em redes sociais, emissoras televisivas, editoras de livros, produtoras musicais, entre outras opções. Ou seja, o curso possui uma abordagem ampla.
De acordo com o MEC, o curso de Produção Multimídia capacita o profissional para projetar, elaborar, implantar e avaliar conteúdos nas mídias digitais, supervisionar interações em meios digitais, atuar com recursos de texto, imagem e som, e demais mídias digitais.
O curso de Produção Multimídia é comumente encontrado como tecnólogo, ou seja, possui duração menor e disciplinas mais práticas que, de acordo com o MEC, capacitam o aluno a atuar nas seguintes áreas:
- Agências de Comunicação e de Publicidade;
- Empresas públicas e privadas;
- Portais de Informação;
- Produtoras de Conteúdos Digitais;
- Provedores de acesso;
- Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Leia mais: Conheça a profissão Produção Multimídia
O que se estuda no curso de Produção Multimídia?
Assim como citado anteriormente, as disciplinas abrangem inúmeras áreas da produção midiática. Confira, a seguir, algumas das matérias presentes no curso:
- Animação 3d
- Análise da Imagem em Movimento e Animação 2d
- Aplicações Web e Banco de Dados
- Arquitetura da Informação
- Atividades Complementares
- Autoria para Web
- Registro Visual e Sonoro
Como ingressar na faculdade?
Se você se interessou pelos cursos apresentados e deseja ingressar na faculdade, confira, a seguir, os melhores meios para iniciar os seus estudos acadêmicos:
- Por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada em programas como: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
- Através de vestibulares próprios de instituições de ensino superior públicas ou privadas;
- Descontos próprios de universidades públicas ou privadas;
- Através da Quero Bolsa.
Para estudar os cursos apresentados com descontos em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), confira as universidades abaixo:
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Conheça as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo a GPTW
Conheça 8 documentários brasileiros que todo profissional precisa assistir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.