Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Como trancar a Faculdade? Conheça as consequências

Como trancar a faculdade pode ser umas das dúvidas mais comuns dos estudantes. E isso acontece principalmente se você está na fase pré-universitária, vivendo o mundo dos vestibulares, ou se já é um universitário, já deve ter visto o famoso meme “entrar na faculdade é fácil, difícil é sair”.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Calma, este texto não é para te assustar. Pelo contrário! É para te dizer que não precisa de sofrimento se está difícil cursar a graduação por você escolhida. As vezes é hora de dar uma pausa e repensar sua trajetória.

Como isso? Trancando o curso!

Se a sua dúvida de como trancar a faculdade te apavora, pode ficar tranquila ou tranquilo: trancar a graduação (ou até a pós-graduação!) é uma prática comum entre os universitários. Alguns acionam este recurso por problemas financeiros – não está conseguindo pagar as mensalidades ou os gastos em outra cidade – ou questões pessoais, mesmo – está difícil conciliar o horário de trabalho com os estudos, precisa fazer uma viagem longa ou está na dúvida se aquele curso é realmente o que quer.

Para entender melhor como funciona esse recurso vamos te explicar um pouco mais sobre ele neste artigo.

O que é trancamento de faculdade?

A ação de trancar a faculdade consiste num recurso disponibilizado pelas instituições em que o estudante que realiza o trancamento fique sem frequentar as aulas do curso e também sem pagar as mensalidades. Ou seja, trancar a faculdade te torna uma pessoa sem obrigações acadêmicas e pessoais com a instituição.

Normalmente, quem solicita o trancamento da faculdade tem o direito de ficar até dois anos com a graduação paralisada. O tempo pode variar de acordo com a sua instituição de ensino.

Durante o período que o estudante se encontra com a graduação trancada ele pode apenas viver a pausa na faculdade para solucionar seus problemas pessoais e/ou financeiros ou solicitar transferência para outro curso ou instituição. Neste caso, ele terá que começar a outra graduação desde o primeiro período.

Caso contrário, se não mudar de curso ou instituição, ele pode retornar para a mesma graduação dentro do período de dois anos e continuar de onde parou. Se ele demorar mais que o tempo determinado, também precisará começar o curso desde o início. 

Motivos comuns para trancar a faculdade

Na introdução deste texto comentamos alguns dos motivos que levam as pessoas a optarem por trancar a faculdade, que podem ser desde questões pessoais até financeiras.

Dentre as questões financeiras pode estar tanto a mensalidade quanto o custo de vida em outra cidade. Mesmo que o estudante tenha alguma atividade remunerada durante a graduação, ainda é difícil arcar com os valores da faculdade.

Alguns fatores pessoais que podem levar ao trancamento da faculdade é a desmotivação com o curso, uma vez que a pessoa começa a se questionar se aquela opção é mesmo a que agrada.

Às vezes o período distante da graduação até o faz perceber que o problema não era o curso escolhido, mas a rotina estressante. Com isso, o período de trancamento da faculdade pode ajudar também a relaxar um pouco e voltar com mais ânimo para finalizar o curso.

Além desses motivos, o trancamento da faculdade pode acontecer também por necessidade ou desejo de trabalhar e/ou viver em outra cidade ou país durante um tempo, ou, realizar alguma especialização profissional ainda antes de concluir a graduação.

Como trancar a faculdade?

Você já viu o que é e porque normalmente as pessoas optam pelo trancamento da faculdade. Agora, veja como trancar a faculdade, caso seja o seu desejo. Lembrando que aqui estão informações gerais de como fazer, mas é necessário que você busque se informar como o processo funciona na sua instituição.

Documentação necessária

Essa informação e as outras necessárias para a realização do trancamento da faculdade podem ser encontradas no setor de graduação da instituição, ou na secretaria acadêmica.

Ela terá as informações de quais documentos são necessários, como funciona o processo e quais são seus direitos dentro do período de afastamento do curso, além das condições da sua instituição.

Processo de solicitação

Vale também o que foi dito no item anterior. O processo varia de faculdade para faculdade. Por isso é necessário se informar com a sua instituição.

Lembrando que o processo pode ser físico, tendo que reunir alguma documentação impressa e redigir a solicitação do trancamento, especificando a motivação, ou, apenas realizar o processo de modo online no portal do estudante.

Prazos e restrições

A secretaria acadêmica terá a informação exata de prazos e restrições da instituição em questão. Mas, como já falamos em momento acima, o pedido de trancamento costuma ser de até no máximo dois anos, com isenção de mensalidades e não registrando faltas.

Lembrando que é possível retornar ao curso a qualquer momento e continuar de onde parou, se for o caso do retorno dentro do prazo estipulado.

A faculdade pode aplicar multa?

De acordo com o Artigo 1º, § 7º da lei nº 9870/99 a faculdade é proibida de realizar qualquer cobrança de prestação de serviço. Ou seja, realizar o trancamento do curso, disponibilizar boletins e gerar certificados são ações que já estão inclusas na mensalidade e não deve ser cobrado um valor adicional.

Então, se algum valor lhe for cobrado, você pode reivindicar a cobrança através do artigo 42, parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor.

Consequências do trancamento

Já dizia Newton, “para toda ação existe uma reação”. Então, saiba que a decisão de trancar a faculdade pode gerar alguns impactos na tua vida, como:

Impacto no histórico acadêmico

Com o trancamento da faculdade, suas obrigações acadêmicas são nulas. Então, não há impacto nas suas notas, uma vez que você não realizou as atividades.

No histórico escolar constará o trancamento, mas não terá interferência no seu Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Ou seja, o único impacto negativo desta decisão será o prolongamento do seu tempo na faculdade.

Impacto no financiamento estudantil

Atenção a sua decisão de trancar a faculdade caso o fator motivante para esta ação seja a questão financeira. Se você cursa uma graduação graças a um financiamento estudantil, é melhor se inteirar bem sobre as condições do seu programa.

O Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies), programa de financiamento estudantil do governo brasileiro, permite que o estudante realize a pausa do programa por até dois anos. Mas, vale lembrar que assim como em qualquer financiamento, o retorno seguirá a taxa de juros vigente naquele ano, ou seja, suas parcelas podem aumentar um pouco mais.

Leia mais: Salário dos 10 cursos mais procurados pelos estudantes

Impacto na progressão acadêmica

Esteja bem ciente da sua decisão quando realizar o trancamento da faculdade. Ela irá atrasar seu tempo na academia. Quanto mais tempo demorar para realizar sua graduação, mais irá demorar para entrar no mercado de trabalho.

Além disso, o tempo que ficou parado no curso por conta do trancamento fará com que você desencontre sua turma na caminhada acadêmica, uma vez que os outros continuaram os períodos letivos de maneira contínua enquanto você dá uma pausa na sua vida acadêmica.

Como retornar à faculdade depois do trancamento?

Tirou seu tempinho de pausa na faculdade e resolveu voltar para o mesmo curso e na mesma instituição. Saiba como fazer isso:

Documentação necessária

Novamente você precisará procurar o setor de graduação da sua instituição ou a secretaria acadêmica do curso. Só eles saberão especificar os documentos necessários e como funciona o processo.

Possivelmente, eles terão lhe informado sobre tudo isso no momento de solicitação do trancamento do curso.

Processo de solicitação

Vale também a dica dada no item anterior. O setor responsável irá te informar sobre o processo de retorno. Lembre também de buscar saber como funciona o processo com o seu programa de financiamento estudantil.

Prazos e restrições

Mais uma vez, esta questão depende da sua instituição e só eles serão capazes de informar. 

Porém, lembramos que se você retornou dentro do prazo estipulado como máximo para o trancamento, você poderá seguir no curso de onde parou. Caso contrário, precisará retornar do início.

É necessário também se atentar se o currículo escolar sofreu alterações. Se for o caso, precisa se informar se deverá fazer novamente a disciplina que foi atualizada.

Como se preparar para o trancamento?

Não há uma fórmula de como trancar a faculdade, mas existem diversas dicas por aí. No entanto, a mais valiosa delas é: converse!

Converse com a sua família e amigos antes de tomar a decisão. Eles podem te ajudar a entender o que é que está te levando a considerar trancar a faculdade.

Se o seu problema for a questão financeira, converse com quem é responsável junto contigo pelos gastos.

Outro grupo muito importante para conversar são os professores. Eles têm conhecimento profundo sobre as questões acadêmicas e sabem bem quais são os prós e contras em trancar a faculdade. Além disso, eles saberão te orientar para possíveis soluções dentro dos seus problemas, sejam financeiros ou pessoais. 

Como lidar com as consequências do trancamento?

Agora que você já sabe como trancar a faculdade mas ainda está em dúvida sobre a sua decisão, conversar com seus familiares, amigos e professores poderá ter tornado a decisão mais fácil. Além disso, eles também saberão quais são suas motivações para ter feito o trancamento da faculdade e serão sua rede de apoio.

De qualquer forma, essa decisão impactará na tua vida, como listamos acima, e você irá viver as consequências: atraso acadêmico, possível aumento dos juros nas mensalidades…

Seja qual for a consequência, se planeje e se apoie nas pessoas que estão contigo desde o começo. Trancar o curso não é uma fraqueza ou algo negativo, mas é uma decisão de muita coragem e mudanças.

Leia mais: Graduação: tudo o que você precisa saber antes de começar os estudos

Como se planejar para retornar à faculdade?

Primeiro passo, entre em contato com a sua instituição. Você obrigatoriamente terá que fazer isso para saber como é o processo de retorno. Aproveite e veja como está a situação do calendário acadêmico e quais redes de apoio você pode encontrar na instituição.

Veja também a grade horária do semestre que você irá retornar, de acordo com as disciplinas possíveis, e comece o planejamento. Planeje sua rotina de estudos, de trabalho e finanças. 

Você já sabe como tudo isso funciona, só precisa fazer com que funcione de um jeito benéfico e sem sacrifícios

Mas se o fator financeiro ainda continua pesando, como é o caso das mensalidades da faculdade, saiba que você tem outras opções, como bolsas de estudo.

As instituições abaixo oferecem vários cursos, em diferentes áreas da ciência, e com ótimos descontos nas mensalidades. 

Além disso, todas elas são bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem também cursos EaD, o que pode te ajudar na organização da sua rotina e te possibilita cursar morando da cidade que melhor se encaixar para a sua situação.

Agora que você já sabe tudo sobre como trancar a faculdade, que tal seguir com segurança a sua decisão e descobrir qual é o curso ideal para a sua carreira?

Leia mais: Melhores cursos presenciais, segundo o Guia da Faculdade

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.