Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Ciências Humanas: definição e carreiras relacionadas

profissional de ciências humanas exercendo o seu trabalho.

Atualizado em 14/5/2024

Você já ouviu falar delas, mas talvez ainda não saiba perfeitamente o que define as Ciências Humanas. Presentes no vestibular, nos estudos e na escolha da sua profissão, as Humanidades são as ciências que estudam a sociedade e como ela se comporta.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça um teste vocacional!

Não tem como fugir delas: em todos os lugares os seres humanos se relacionam e criam conexões complexas, que precisam não só ser estudadas, mas também precisam de ferramentas profissionais para ordenar e melhorar as relações.

Você sabe se se identifica com as Ciências Humanas? Entenda quais as carreiras que mais se relacionam com essa área.

Veja também:
+ Cursos de Humanas: veja todas as opções e onde estudar
+ Cursos de humanas são os preferidos dos brasileiros



Quais são as Ciências Humanas?

As ciências humanas estudam aspectos do ser humano e suas interações sociais, culturais e históricas. Incluem áreas como Sociologia, Psicologia, Antropologia, História, Geografia Humana, Filosofia, Linguística, Direito e Ciências Políticas.

Embora do ponto de vista técnico todo e qualquer conhecimento produzido pela humanidade seja uma “ciência humana”, a expressão Ciências Humanas em si refere-se somente àquelas ciências que têm o ser humano como seu objeto de estudo ou foco. Em outras palavras, consistem nas profissões e carreiras que tratam primariamente dos aspectos humanos.

Basicamente, são apoiadas na Filosofia (tentativa de compreensão do homem e da sua sociedade), Beleza (artes em geral, relacionadas ao entretenimento ou à cultura) e Comunicação (informação, política, linguística).

As Ciências Humanas, assim como a condição humana em si, têm um caráter múltiplo: ao mesmo tempo em que englobam características teóricas em ramos como Linguística, Gramática e Filosofia, apresentam características práticas através do Jornalismo, Comunicação Social e Direito. Envolvem também características subjetivas, como acontece no campo da Arte.

Geralmente definidas como ciências “não exatas” e de grande margem subjetiva, as Ciências Humanas são também muito profundas, complexas e de grande importância na sociedade.

Quais as diferenças entre Ciências Humanas, Exatas e Biológicas?

Você deve ter ouvido falar dessas 3 áreas na escola e no vestibular, mas não ficou claro qual a diferença entre elas?

Primeiramente, as Ciências Humanas são ciências mais interpretativas e menos exatas, ou seja, não existe fórmula. O que se faz geralmente é, a partir de métodos científicos, observar as características humanas e determinar padrões. Alguns exemplos de disciplinas humanas são Sociologia, História e Geografia.

Já as Ciências Exatas são aquelas que utilizam raciocínio lógico e, como o próprio nome diz, têm resultados exatos para responder suas questões. Por exemplo, nas Ciências Humanas, você pode perguntar “Por que os seres humanos desenvolveram religiões?” e essa pergunta pode ser respondida de diversas formas. Mas, se por outro lado você fizer uma pergunta das Ciências Exatas como “Quantos lados tem um triângulo?” a única resposta pode ser 3.

Nas Ciências Biológicas, o que se estuda é a natureza. Nelas, busca-se entender as características do mundo natural ao nosso redor, quais suas leis e como funciona. Disciplinas como Biologia, Química e Física fazem parte desse escopo.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Como são as graduações de Ciências Humanas?

Majoritariamente, os cursos de Humanidades podem ser de Licenciatura, de Bacharelado (para Ciências Humanas Aplicadas, como Direito e Jornalismo) e tecnólogo.

A maior parte dessas graduações duram 4 anos e são de carga teórica majoritária. Há a presença de muitas leituras de textos acadêmicos e debates sobre eles. Além disso, a habilidade de interpretar dos alunos é muito explorada.

Geralmente, essas graduações podem ter menos provas que Ciências Exatas, por exemplo, com mais trabalhos como seminários, fichamentos, etc. Também, é comum que os contextos e subjetividades sejam sempre trabalhados, assim como o senso crítico dos alunos.

Qual o perfil dos estudantes de Humanas?

Há muitos estereótipos sobre os estudantes de humanas. Muitos apontam essas pessoas como hippies, desleixados, marxistas e usuários de drogas. Mas não se assuste com isso! A verdade é que existem comportamentos diversos em todas as graduações.

Porém, para chegar em um curso de humanas é preciso ter algumas características em comum, como gostar de observar a sociedade, ter familiaridade com textos e leituras, ter um senso crítico e um olhar apurado para entender o mundo ao redor, e uma certa subjetividade aflorada. Você se encaixa nesse perfil?

Carreiras relacionada às Ciências Humanas


Qual área de humanas dá mais dinheiro?

Se você quer seguir Ciências Humanas, mas tem medo de não conseguir se dar bem financeiramente, fique tranquilo. Aqui estão as carreiras que mais dão dinheiro, segundo as médias salariais do Ipea:


Onde estudar Ciências Humanas

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores na área de Ciências Humanas e em que você pode encontrar bolsas de estudo:

Leia mais:
+ Faculdade de humanas: Conheça os cursos e como é a área
+ Conheça os 7 cursos de Humanas mais bem pagos!

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.