Carta de Apresentação: veja a importância e como fazer a sua
A carta de apresentação é uma forma de se destacar na seleção e pode fazer a diferença para que o currículo seja selecionado para uma entrevista ou não. Você conhece?
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Esse é um recurso muito interessante para quem deseja se destacar no processo seletivo. A carta oferece uma oportunidade única de personalizar a candidatura, direcionado especificamente para a empresa e a vaga desejada.
Nesse documento é possível apresentar uma introdução cativante sobre si mesmo, ressaltando as qualidades, habilidades e experiências relevantes que o tornam um candidato ideal.
A carta de apresentação não apenas complementa o currículo, mas também mostra ao empregador o interesse genuíno pelo cargo, a pesquisa sobre a empresa e a motivação para fazer parte da equipe. É uma ferramenta poderosa para causar uma ótima primeira impressão e se destacar da concorrência.
+ Objetivo profissional no currículo: o que colocar e exemplos
Entenda mais desse documento e aprenda como fazer um!
O que é uma carta de apresentação
Como já foi mencionado na introdução, uma carta de apresentação é um documento que acompanha o currículo e é enviado para uma empresa ou recrutador com o objetivo de apresentar o candidato e destacar suas habilidades, experiências e motivações para a vaga em questão.
Geralmente, possui cerca de 120 a 200 palavras e tem como objetivo apresentar uma introdução sobre o candidato, destacar suas habilidades relevantes e motivar o empregador a considerar sua candidatura.
+ Dicas de como montar um currículo para quem nunca trabalhou
A carta de apresentação é uma oportunidade para o candidato demonstrar sua personalidade, entusiasmo e capacidade de comunicação. Ela pode destacar experiências específicas, conquistas notáveis ou habilidades relevantes para a vaga em questão.
Além disso, pode abordar os motivos pelos quais o candidato está interessado na empresa ou no cargo.
Uma carta de apresentação eficaz deve ser bem estruturada, direcionada ao destinatário correto e livre de erros gramaticais. Ela complementa o currículo, fornecendo informações adicionais sobre o candidato que podem convencer o empregador a agendar uma entrevista.
A importância da carta de apresentação no processo seletivo
Durante um processo seletivo, a carta de apresentação se torna um diferencial, porque é a oportunidade para o candidato se destacar e se apresentar de forma mais personalizada do que apenas com o currículo, com suas experiências.
Essa é uma maneira de demonstrar interesse pela vaga e pela empresa, além de mostrar suas habilidades e experiências relevantes para o cargo de um jeito mais específico.
+ Como escrever o primeiro currículo? Saiba mais
Uma boa carta de apresentação deve ser objetiva e concisa, sem deixar de ser informativa e persuasiva. Por isso, uma dica interessante é que o candidato faça uma pesquisa sobre a empresa e a vaga para a qual está se candidatando.
Ou seja, para que possa adequar a carta de apresentação ao perfil da organização e às exigências do cargo. Faz sentido, não é?
Estrutura de uma carta de apresentação
Se você não sabe ainda como é composta uma carta de apresentação para currículos, veja a estrutura básica que é composta pelos seguintes elementos:
- Cabeçalho: Informações básicas como nome completo, endereço, telefone e e-mail do candidato.
- Destinatário: Nome e cargo da pessoa para quem a carta será enviada.
- Saudação: O cumprimento inicial, que pode ser “Prezado(a) Sr(a).”, “Caro(a) Recrutador(a)”, entre outros.
- Introdução: Uma breve apresentação do candidato, incluindo nome, formação acadêmica e a vaga para a qual está se candidatando.
- Corpo do texto: Oportunidade para destacar experiências profissionais, habilidades e motivações para a vaga. Deve ser conciso e objetivo.
- Conclusão: Um resumo dos principais pontos abordados na carta, agradecimento pelo tempo dedicado à leitura e a indicação da disponibilidade para contato ou entrevista.
- Encerramento: Uma despedida cordial, como “Atenciosamente” ou “Grato pela atenção”.
- Assinatura: Nome completo e assinatura do candidato.
+ 15 dicas para um currículo perfeito
Claro que a estrutura pode variar de acordo com a vaga e a empresa em questão, mas esses são os elementos básicos que devem estar presentes em uma carta de apresentação quando você for fazer uma.
Como escrever uma carta de apresentação em 7 passos
Agora separamos um passo a passo para você preparar a sua carta de apresentação completinha e enviar para sua vaga desejada:
- Pesquise sobre a empresa: Antes de começar a escrever a carta de apresentação, faça uma pesquisa sobre a empresa e a vaga que você está se candidatando. Essa pesquisa pode ajudá-lo a personalizar a carta e a mostrar que você está realmente interessado na posição.
- Comece com uma saudação adequada: Comece a carta com uma saudação apropriada, como “Prezado(a) [nome do recrutador]”.
- Apresente-se e diga a posição que você está se candidatando: Em seguida, apresente-se brevemente e diga a posição que você está se candidatando. Por exemplo: “Meu nome é [seu nome] e estou me candidatando à posição de [nome da vaga] na [nome da empresa]”.
- Destaque suas habilidades e experiências: Na próxima parte da carta, destaque suas habilidades e experiências relevantes para a posição. Certifique-se de enfatizar como essas habilidades e experiências podem ajudar a empresa a atingir seus objetivos.
- Mostre entusiasmo e interesse: Mostre entusiasmo e interesse pela posição e pela empresa. Explique por que você quer trabalhar para a empresa e o que o atraiu para a posição.
+ Motivos que eliminam o seu currículo em uma entrevista
- Encerre a carta com um pedido de ação: Encerre a carta com um pedido de ação, como uma entrevista ou uma reunião para discutir a posição com mais detalhes. Agradeça ao recrutador pelo tempo e considere incluir informações de contato para que ele possa entrar em contato com você.
- Revise e edite: Antes de enviar a carta, revise e edite cuidadosamente para evitar erros de gramática ou ortografia. Leia a carta em voz alta para garantir que ela soe natural e coesa.
Erros comuns em cartas de apresentação
Entretanto, atenção aos possíveis erros na hora de produzir a sua carta de apresentação. Há pontos importantes que você precisa se atentar para não ter problemas durante a seleção do processo que estiver participando:
- Falta de personalização: enviar uma carta de apresentação genérica sem se referir à empresa ou vaga específicas.
- Longa extensão: cartas muito longas podem ser cansativas para o recrutador, que pode acabar não lendo até o final.
- Focar demais em si mesmo: a carta deve destacar suas habilidades e experiências, mas também deve mostrar como você pode agregar valor à empresa.
- Erros gramaticais e ortográficos: erros de português podem passar uma impressão de desleixo e falta de atenção aos detalhes.
- Falta de clareza e objetividade: a carta deve ser clara e objetiva, destacando suas qualificações e o que você pode oferecer à empresa.
- Copiar o currículo: a carta de apresentação deve complementar o currículo, não apenas repetir informações.
- Não seguir as instruções da vaga: se a vaga pede uma carta de apresentação específica, é importante seguir essas instruções para se destacar dos demais candidatos.
+ 10 informações que você não precisa colocar no currículo
Como enviar a carta de apresentação junto com o currículo
A carta de apresentação deve ser enviada juntamente com o currículo, seja por e-mail ou pelo site da empresa. É importante nomear o arquivo da carta de apresentação e do currículo de forma clara, para facilitar a identificação.
+ Veja como colocar trabalho voluntário no currículo
No caso do e-mail, o ideal é escrever uma mensagem breve na qual se apresenta e se explique que está enviando o currículo e a carta de apresentação para a vaga em questão. É importante também anexar os arquivos em formato PDF, para garantir que não haja alterações na formatação da carta de apresentação.
Por fim, é recomendável revisar tanto o currículo quanto a carta de apresentação antes de enviar, a fim de evitar erros de ortografia e gramática.
Além disso, invista em conhecimento para que o seu currículo tenha ainda mais destaque nos processos seletivos. Veja algumas oportunidades de se especializar em áreas diversas ou fazer um curso de graduação nas seguintes instituições de ensino superior:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
+ Leia também!
10 cursos online e gratuitos para turbinar o currículo
Veja alguns modelos de currículo pra se inspirar
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Conheça as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo a GPTW
Conheça 8 documentários brasileiros que todo profissional precisa assistir
10 profissões recentes e essenciais ao mercado de trabalho
6 sinais de que você passou na entrevista de emprego
6 lições que podemos aprender sobre carreira com as Olimpíadas 2024
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.