Carta de Apresentação – 5 Dicas para Elaborar a Sua
Na hora de se candidatar a um emprego, muitas vezes nos deparamos com a exigência de enviar uma carta apresentação junto com o currículo em algumas empresas. Diante da exigência surgem algumas dúvidas de como elaborar e quais informações devem conter nesta carta.
Pensando nisso a Equipe do Guia da Carreira consultou alguns especialistas e trouxe cinco dicas para te ajudar a elaborar a sua carta de apresentação.
5 Dicas para elaborar a sua carta de apresentação
1 – Simplicidade – Informe seus dados com simplicidade, utilize o padrão de carta de negócio com o vocabulário simples e sendo o mais objetivo possível.
2 – Remetente – Ao escrever a carta, indique para quem está enviando, caso não tenha essa informação utilize o pronome Prezado(a) Senhor(a).
3 – Início – O primeiro parágrafo deve conter o seu objetivo profissional, informe qual a posição desejada na empresa e as suas principais áreas de conhecimento, ressalte as informações da sua formação acadêmica e principais qualificações como cursos de idiomas.
4 – Meio – Desenvolva a carta destacando as informações que possui no currículo. Foque no por que será valioso para o empregador te contratar. Fale das suas experiências profissionais, cargos que já ocupou, empresas que já trabalhou, destaque as funções que realizou de forma atrativa e informe outras qualificações como vivência internacional, disponibilidade para viajar ou mudança de cidade.
5 – Fim – Finalize a carta indicando que está à disposição para participar de uma possível entrevista para esclarecer mais informações sobre a sua carreira. Após o fechamento, faça a despedida utilizando “Atenciosamente”, não use abreviações, e assine o seu nome completo no final.
Lembre-se que esta carta deve ser regida em uma folha A4, em branco. Não utilize papeis coloridos, pois pode caracterizar falta de sobriedade na carta. Utilize apenas uma página, por isso siga a dica de ser objetivo e claro nas informações que deseja apresentar ao recrutador.
Confira agora um modelo de carta de apresentação
Prezado(a) Senhor(a),
Em busca de nova proposta de trabalho na área de Recursos Humanos, apresento-lhes meu currículo anexo. Sou graduada em Administração, com pós-graduação em Recursos Humanos. Atuo na área de Recursos Humanos há quatro anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, tendo inclusive obtido a certificação ISO-9001.
Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, auto-exigência, dedicação ao trabalho e bom relacionamento interpessoal em geral.
Informo ainda que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da organização. No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.
Atenciosamente,
Assinatura.
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