Business Partner: o que é, o que faz e por que contratar

Por mais que tenha sido criada na década de 80, a profissão de recursos humanos como business partner tem crescido bastante nos últimos anos. De fato, a gestão de pessoas passou a ser um dos pontos mais importantes dentro de uma empresa, o que acabou valorizando ainda mais a profissão.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
O objetivo principal desse modelo é contribuir para uma atuação estratégica e bem aproveitada dos profissionais de RH nas empresas. Além disso, potencializa os resultados da organização baseada na satisfação dos colaboradores.
Sabemos que organizações mais complexas e competitivas surgem a cada dia e muitos desses desafios estão diretamente relacionados ao lado humano. Portanto, o recursos humanos da empresa precisa trabalhar como um parceiro do negócio.
Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o profissional business partner e como ele atua na empresa com o intuito de melhorar o setores. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
O que é um Business Partner?
O Business Partner ou também conhecido como parceiro de negócios, é o profissional responsável por facilitar o alinhamento entre os times de negócios e o recursos humanos da empresa.
Ou seja, ele é quem desenha as tarefas prioritárias para fazer com que a organização faça a gestão de pessoas de maneira eficaz. Atendendo as lideranças quanto suas equipes para encaminhar e solucionar demandas de forma ágil e simples.
Apesar desse profissional estar ganhando bastante popularidade agora, a figura de business partner costuma ser mais presente em grandes corporações. Portanto, empresas que existem um certo afastamento entre os departamentos, pode ter certeza que existe um BP por trás de tudo.
Porém, não é difícil imaginar o porquê de ter um profissional como esse dentro da empresa para que as coisas girem da forma correta.
Em uma indústria de alimentos, por exemplo, que tenha milhares de colaboradores, deve concentrar seus especialistas de recursos humanos na sede.
Esse é um espaço dedicado apenas ao RH, os especialistas em recrutamento realizam o processo de seleção e fazem suas tarefas diárias na sede, enquanto os gestores ficam espalhados pelas unidades de organização.
Leia também: Saiba como é a faculdade de RH e veja agora mesmo onde fazer
Com os CEOs e executivos em cargos altos também na sede, fica difícil para outras lideranças, que trabalham na fábrica, entrar em contato com qualquer pessoa que está em outra localidade.
Portanto, para cumprir esse gap de contato entre a sede e a fábrica, a solução é investir em um profissional mais generalista, capaz de atuar tanto com o RH quanto no acompanhamento dos líderes dos setores. Assim nasce a função do business partner.
O que faz um Business Partner?
O objetivo principal de ter um business partner dentro da empresa é para que ele seja o canal de potencialização da performance e do aumento em relação a eficiência organizacional.
Ou seja, trata-se de mover práticas e metas dos recursos humanos para que elas sejam elementos de apoio às estratégias e objetivos do negócio. Sejam de propostas vinda do alto escalão para o RH ou de propostas que vem dos gestores que estão nas fábricas.
Ele é quem faz essa intermediação em relação aos contatos existentes, buscando soluções para que o clima organizacional da corporação esteja sempre alto.
Diante dos desafios do mercado atual, nas empresas em que um dos pilares são essenciais há uma demanda por assertividade. Porém, essa demanda só pode ser alcançada com clareza nos processos, alinhamento, desenvolvimento e valorização do componente humano.
Salário de Business Partner
O cargo de business partner se inicia com um ganho salarial de R $4.822,00 e pode chegar a ganhar até R $9.509,00 dependendo da organização em que trabalha e do nível de experiência. Aqui no Brasil, a média salarial para essa profissão é de R $6.445,00 com a sua formação mais comum em graduação sendo psicologia.
Como é o dia a dia de trabalho de um Business Partner?
Dentre as principais funções do business partner dentro da organização, tiramos algumas que valem a pena serem destacadas:
- Analisar demandas, métricas e resultados da organização no eixo negócio-pessoas com o objetivo de planejar e propor soluções. Por exemplo, novas contratações, reorganização do ambiente de trabalho, troca de lideranças e outros pontos;
- Definir entre as equipes estratégias que suportem e resultem no alcance dos resultados previstos nas estratégias de negócio;
- Mediar a relação da alta gestão com equipes de forma assertiva, buscando soluções para completar ambos os lados;
- Capacitar equipes de treinamento para atingir a alta performance com foco no negócio;
- Prever riscos e gaps que possam impactar os resultados da empresa;
- Avaliar práticas implantadas oferecendo um feedback em duas vias, tanto para os colaboradores quanto para o executivo.
Leia também: Quanto ganha um Profissional de RH?
O que é preciso para ser um Business Partner?
Diante disso, já que entendemos melhor como é a função de um business partner para a organização, alguns devem querer saber o que é preciso para se tornar um. Abaixo, vamos falar mais a fundo sobre o assunto, sanando o maior número de dúvidas possível.
Competências Técnicas
Dentre as competências técnicas do business partner, podemos destacar duas que se fazem presente tanto na rotina quanto na formação desse profissional: a orientação por dados e a integração digital.
Orientação por dados
Como papel principal, o profissional precisa fornecer orientação estratégica aos gestores de linha e colaboradores em todos os assuntos relacionados. Tudo isso através de dados que são coletados a partir de insights de como a organização funciona e o que pode ser melhorada.
Integração Digital
Com a transformação digital, diversos setores, inclusive o RH, passaram por mudanças nos últimos anos. Quando falamos em comunicação, é um fator predominante para o business partner pois ele consegue se comunicar com mais rapidez em relação aos seus insights e mudanças que foram implementadas.
Competências Comportamentais
Nas competências comportamentais é onde o business partner precisa se destacar melhor para garantir bons resultados a empresa.
Comunicação Efetiva
Ter uma boa comunicação é imprescindível nessa profissão, pois esse é um funcionário que conversa com os colaboradores e gestores. Ele precisa passar o que está acontecendo em relação às mudanças para o alto escalão e também saber conversar com a fábrica e poder implementar as estratégias solicitadas.
Visão Estratégica
O parceiro estratégico precisa estar atento às tendências, antecipar as necessidades e elaborar diagnósticos precisos sobre a operação. Nada disso sai do papel se ele não tiver uma visão estratégica, pois é um ponto chave para o sucesso do business partner.
Perfil de Liderança
O business partner é um líder, pois ele faz com que o sistema organizacional funcione da maneira correta de acordo com os insights que são recolhidos com o tempo. Ter um perfil de liderança é importante para o sucesso.
Habilidades de Networking
Conhecer as pessoas que conhecem o negócio, seja interno quanto externamente, é extremamente importante. É preciso desenvolver essa habilidade de ter um bom relacionamento com as pessoas, pois isso ajuda na tomada de decisão.
Gestão de Stakeholders
Para entender sobre o negócio, também é preciso entender um pouco sobre o cenário político. Ou seja, o profissional de business partner precisa entender que os outros sabem, seus interesses e o foco dos diferentes líderes do negócio, dos principais grupos de influência e do próprio RH.
Ou seja, se houver um consenso em relação aos principais desafios do negócio, fica muito mais fácil entender quais ações o RH irá tomar pela saúde da empresa.
Quais os cursos para ser Business Partner?
Não existe uma qualificação específica para se tornar um business partner. Ou seja, eles são profissionais lapidados e experientes em suas respectivas áreas de atuação e formação, podendo ser administradores, psicólogos, gestores de RH etc.
Porém, esse profissional só pode trazer bons resultados se forem eficazes, o que exige um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais, uma compreensão profunda de negócios e saber o que realmente pode impulsionar a empresa a ter bons resultados.
Contudo, esses profissionais precisam ter as habilidades bem desenvolvidas, como ser bons planejadores e bons executores. Além de saber mediar conflitos e liderar com eficiência.
Para conhecer alguns dos cursos que te ajudam nessa área de formação, a Quero Bolsa tem uma série de faculdades parceiras que podem te fazer a diferença. Confira:
Por que contratar um Business Partner?
Falando do ponto de vista estratégico de uma organização a posição de business partner é fundamental para contribuir com as equipes de gerenciamento bem como na entrega das operações sejam elas financeiras, de marketing ou comercial.
De fato, dentro de uma organização, cada gestor responsável por sua área de negócio deve estar devidamente capacitado para entender as tarefas. Porém, ter um parceiro que complemente, oferecendo uma experiência robusta na gestão de pessoas e um desejo de lidar com tarefas que, nem sempre, o gestor está preparado é um dos motivos que levam as empresas a contratar um BP.
O sucesso da gestão organizacional é a chave para os negócios hoje em dia. Ou seja, considerar alianças, aquisições e principalmente temáticas como a diversidade faz com que o RH precise entender todo esses aspectos e integre as mudanças para o sucesso do ambiente organizacional.
Como contratar um Business Partner?
Além do candidato ser graduado em administração, RH, psicologia ou áreas similares, outros pontos importantes para a contratação é que ele tenha inglês avançado, ser flexível e dinâmico, dominar as técnicas de treinamento e desenvolvimento, conhecer profundamente o funcionamento do RH e seus sistemas.
Além disso, com base no que foi apresentado até aqui e para ajudar no recrutamento desse colaborador, é recomendado que considere também as características da empresa, desde o segmento, até o porte e os benefícios.
Quando você está procurando um business partner ou parceiro de negócios, está procurando alguém que compartilhe sua visão para o negócio. Mas que também se destaque nas áreas em que você deseja aquém.
Contratar um profissional como esse pode fazer sua empresa alcançar bons resultados e um clima organizacional ainda melhor. Vale a pena considerar um parceiro de negócios para o próximo ano.

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.