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Brainstorming: saiba o que é e como fazer uma reunião produtiva

brainstorming

Encontrar soluções estratégicas para um problema não é uma tarefa fácil. Por isso, é muito importante exercitar a criatividade para expandir o olhar sob determinada situação e encontrar novos caminhos.

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No ramo empresarial é muito comum que equipes de trabalho se reúnam para uma reunião de brainstorming, termo popularmente conhecido como “chuva de ideias” que consiste em uma troca de ideias entre os colaboradores para que uma decisão importante seja tomada.

Para você entender melhor essa técnica e aprender a como utilizá-la no dia a dia, continue a leitura!

O que é brainstorming?

O termo brainstorming foi cunhado pelo publicitário Alex Osborn, em 1939, em seu livro “Applied Imagination”. O objetivo original do brainstorming era encontrar soluções criativas para problemas em um ambiente empresarial.

A técnica foi amplamente difundida a partir dos anos 1950 e tornou-se uma das metodologias mais populares para estimular a criatividade e a colaboração entre os membros de uma equipe.

Os benefícios do brainstorming incluem a ampliação da perspectiva dos participantes, a geração de ideias inovadoras e a criação de um ambiente colaborativo e inclusivo. Além disso, a técnica também pode ajudar a estimular o pensamento crítico e a aumentar a produtividade dos participantes.

O objetivo do brainstorming é criar um ambiente livre de críticas e julgamentos, onde as ideias são livremente compartilhadas e discutidas pelos participantes. A ideia é que, ao estimular a criatividade e a diversidade de perspectivas, as ideias geradas possam ser aprimoradas e combinadas para chegar a soluções inovadoras e eficazes para os problemas apresentados.

Além de ser utilizada para a solução de problemas, essa “tempestade de ideias” também contribui para o desenvolvimento de projetos e até mesmo para a criação de novos produtos e serviços de uma empresa.

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Como fazer um brainstorming?

A junção de pessoas com pensamentos e experiências diferentes agrega muito para um brainstorming. Porém, é essencial a presença de alguém para que tudo flua da melhor maneira possível e que o objetivo final seja alcançado: encontrar a solução para um problema.

Não basta simplesmente reunir a equipe e esperar os resultados aparecerem. Para fazer um brainstorming eficaz, é importante estimular os participantes. Listamos três etapas essenciais para desenvolver essa técnica e encontrar soluções estratégicas e criativas para o seu negócio. Confira!

1. Preparação e organização prévia

Antes da sessão de brainstorming, é importante definir o objetivo e o problema que será trabalhado. Além disso, é importante selecionar os participantes, escolhendo pessoas com diferentes perfis e experiências profissionais que possam contribuir para a geração de ideias.

2. Regras básicas para uma sessão de brainstorming

Durante a sessão de brainstorming, é importante seguir algumas regras básicas para garantir um ambiente colaborativo e livre de julgamentos. Algumas dessas regras incluem:

  • Focar na quantidade de ideias, não na qualidade.
  • Evitar críticas e julgamentos às ideias apresentadas.
  • Incentiva a participação ativa de todos os membros do grupo.
  • Combinar e aprimorar as ideias apresentadas, ao invés de descartá-las.

3. Técnicas e ferramentas para estimular ideias criativas

Existem diversas técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas para estimular a criatividade durante a sessão de brainstorming e incentivar a participação de cada integrante do grupo. Algumas delas incluem:

  • Brainwriting: cada participante escreve suas ideias em um papel, que é passado para o próximo participante, que pode acrescentar ou aprimorar as ideias apresentadas anteriormente.
  • Mapa mental: uma ferramenta visual que ajuda a organizar ideias e relacionamentos entre elas.
  • Role Storming: cada participante assume o papel de outra pessoa, como um especialista em um assunto específico ou um cliente em potencial, e apresenta ideias a partir dessa perspectiva.
  • Analisar casos de sucesso: pode ajudar a gerar novas ideias a partir de soluções que funcionaram em outros casos.

Você pode mais de uma alternativa durante a reunião de brainstorming. O importante é avaliar em qual dessas opções a sua equipe se sente mais à vontade e consegue desenvolver melhor suas ideias.

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brainstorming
Image by tirachardz on Freepik

Principais erros para se evitar durante um brainstorming

Como você viu, é muito importante a presença de um líder para orientar o grupo. Lembre-se de que a  intenção do brainstorming é dar o máximo de ideias possíveis e estimular a participação ativa de todos.

Você já sabe como fazer um brainstorming de sucesso, mas queremos reforçar algumas situações que não devem aparecer ou devem ser evitadas durante uma “tempestade de ideias”. Confira:

1. Críticas e julgamentos prematuros

Uma das regras mais importantes do brainstorming é evitar críticas e julgamentos às ideias apresentadas durante a sessão. Ao fazer comentários negativos ou descartar ideias prematuramente, é possível que se perca uma ideia valiosa ou que se iniba a contribuição de outros participantes.

2. Ausência de diversidade de ideias

Outro erro comum é a falta de diversidade de ideias. Isso pode acontecer quando os participantes compartilham perspectivas semelhantes, ou quando há uma hierarquia clara dentro do grupo. É importante garantir que haja diversidade de perspectivas, incluindo diferentes áreas de conhecimento e experiências.

3. Falta de foco e direcionamento

Por fim, a falta de foco e direcionamento pode prejudicar a sessão de brainstorming. É importante que haja um objetivo claro e definido para a sessão, para que as ideias geradas estejam alinhadas com o problema ou objetivo a ser solucionado.

Reforçamos aqui a importância de ter um facilitador para manter a sessão em direção ao objetivo geral da equipe, evitar que o grupo perca o foco e alcançar bons resultados ao final da sessão.

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