O que se estuda em Biomedicina?

A Biomedicina estuda as doenças humanas, os microrganismos que causam essas enfermidades, as formas de prevenção e o tratamento adequado. É uma área do conhecimento que mescla conceitos de Medicina, Biologia e Química.
Enquanto os médicos tratam diretamente os pacientes, os biomédicos trabalham mais com pesquisas em laboratórios, análises clínicas e desenvolvimento de remédios e vacinas.
Esta é uma área bastante nova. Ainda surgem muitas dúvidas sobre a carreira e a formação deste profissional. Saber exatamente o que se estuda na faculdade de Biomedicina pode ajudá-lo a identificar se esta é uma boa escolha de curso para você.
Confira a seguir o que se estuda no curso de Biomedicina, quais são as principais disciplinas e os assuntos que elas abordam. Veja também onde estudar para se destacar nesta profissão!
Veja também:
+ Qual a Melhor Faculdade Particular de Biomedicina em SP?
O currículo do curso de Biomedicina
A grade curricular do curso de Biomedicina é organizada de forma diferente em cada instituição de ensino. O nome das disciplinas pode variar um pouco de uma universidade para a outra, mas o conteúdo principal é praticamente o mesmo.
Vamos conhecer algumas das principais matérias do curso de Biomedicina e os assuntos que são tratados em cada uma delas:
1. Anatomia Humana
Apresenta noções gerais sobre a morfologia do corpo humano e o funcionamento de suas estruturas. São abordados assuntos como: aparelho locomotor, estrutura óssea, sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema reprodutor feminino e masculino, sistema nervoso, grupos musculares, etc.
2. Biologia Celular e Molecular
Estuda a célula e sua organização estrutural. Tem como objetivo diferenciar as microestruturas que compõem a célula, além de identificar suas formas e funções. Nesta disciplina o aluno tem a oportunidade de realizar algumas técnicas de preparo e observação microscópicas.
3. Biofísica
Trata dos princípios físicos básicos que regem os seres vivos. Estabelece a importância da Biofísica no estudo dos fenômenos biológicos e na execução de exames para diagnosticar doenças. Alguns dos assuntos estudados são: termodinâmica, viscosidade, métodos biofísicos, biofísica das membranas, mecânica óssea e muscular, entre outros.
4. Química
O curso conta com disciplinas de Química Geral, Orgânica e Inorgânica. Nestas matérias são abordados assuntos como: fórmulas químicas, diluição de soluções, tabela periódica, natureza dos compostos químicos, estrutura do átomo, etc.
5. Genética
Estuda os diferentes processos de divisão celular e os mecanismos de transmissão de caracteres hereditários. Explica a estrutura do DNA, como é feito o mapeamento genético, quais os mecanismos de herança e os princípios da biologia evolutiva.
6. Bioquímica
Compreende o estudo da composição química da matéria viva, como por exemplo: dos aminoácidos, proteínas, enzimas, etc. Relaciona a estrutura química das células com sua função biológica e reações metabólicas.
Nesta disciplina aprende-se a manipular material biológico e utilizar a aparelhagem de laboratório.
7. Bioestatística
Discute o papel da estatística na Biomedicina. Traz algumas noções sobre probabilidade, amostragem, análise exploratória de dados, planejamento de experimentos, teste de hipóteses e estatística descritiva.
8. Epidemiologia
Estuda os diferentes fatores que influenciam na propagação de doenças. Discute a história natural da doença, os níveis de prevenção, os indicadores epidemiológicos e eventos associados à saúde coletiva. São vistas algumas medidas específicas de controle e erradicação.
9. Imunologia
Trata dos mecanismos de defesa que são inatos ao ser humano, assim como aqueles que são adquiridos. Estuda as células e órgãos do sistema imunológico, como o corpo humano se protege de infecções, as reações inflamatórias e a utilização de anticorpos em métodos de diagnóstico, entre outros.
10. Patologia
Refere-se aos mecanismos básicos das doenças e como elas alteram os órgãos e sistemas do corpo humano. Estudam-se as características das patologias genéticas, as que são causadas pela alimentação ou pelo ambiente em que vivemos.
Nesta disciplina são vistas as principais doenças dos diferentes sistemas, por exemplo: respiratórias, cardiovasculares, digestivas, do sistema reprodutor, endócrino, etc.
11. Farmacologia
Conceitua e classifica os medicamentos quanto à sua origem e utilização. Estuda a ação e os efeitos dos medicamentos nos seres vivos, como as drogas são absorvidas pelo organismo, quais as vias de administração destes medicamentos, como eles são eliminados pelo corpo e as possíveis reações adversas.
12. Bioinformática
Apresenta alguns recursos computacionais para pesquisas biológicas, assim como para visualização e manipulação de estruturas de macromoléculas. Capacita o aluno a utilizar ferramentas de análise e interpretação de dados biológicos.
13. Hematologia
Estuda os componentes do sangue, sua estrutura, forma e função. Aborda as principais técnicas para o diagnóstico das alterações clínicas relacionadas ao sangue e prepara o aluno para a realização de exames clínicos como hemograma, coagulograma, tipagem sanguínea e testes de compatibilidade, entre outros.
Onde estudar Biomedicina
Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode estudar Biomedicina. Todas elas participam do ProUni e do FIES, além de terem iniciativas próprias como financiamentos sem burocracia, bolsas de estudos, descontos e convênios. Confira:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Você já conhecia o curso de Biomedicina? Ficou interessado em cursar esta faculdade? Compartilhe suas ideias conosco aqui nos comentários!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.