Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Salários

Descubra quanto ganha um padre

padre da igreja católica centralizado no corredor do templo com uma bíblia na mão e uma vestimenta própria da profissão.

Atualizado em 29/7/2024

Reconhecida pelo Ministério do Trabalho e parte da Classificação Brasileira de Ocupações, a profissão de padre atinge uma média salarial de R$ 5.424,37 no Brasil.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça um teste vocacional!

Para seguir a profissão, é necessário frequentar um seminário e fazer um curso de nível superior em Teologia e Filosofia. Saiba mais a seguir!

Veja também:
Quanto ganha um Pastor? Carreira, salário e funções!
+ Descubra o que se estuda em Teologia



Quanto ganha um padre?

Segundo dados divulgados pela Quero Bolsa, baseadas em 799 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil, o salário médio de um padre é de R$ 5.424,37.

As especialidades com os melhores salários são Missionário, Ministro de Culto Religioso e Teólogo.

O que um padre faz?

Padre é um título atribuído pela Igreja ao ministro religioso responsável por pregar a palavra de Deus aos cristãos e está presente em toda a ordem de igrejas da religião católica.

Quem segue esta vocação será responsável por garantir o cumprimento do evangelho pelos fiéis, orientar a comunidade e interceder pela expiação dos pecados dos adeptos dessa religião. Para ser ordenado como padre, é necessário passar por outros níveis hierárquicos dentro da instituição.

Além disso, é necessário cumprir determinados requisitos, como: ter idade mínima de 25 anos, ser do sexo masculino, ser solteiro, ter sido ordenado diácono e possuir diploma de ensino superior em Teologia e, na maioria dos casos, Filosofia.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Dentre as funções cotidianas do padre, está a realização dos seguintes sacramentos:

  • Batismo;
  • Confirmação (Crisma);
  • Eucaristia;
  • Penitência;
  • Unção dos Enfermos;
  • Ordem;
  • Matrimônio.

Que faculdade fazer para se tornar padre?

Para ser ordenado como padre, são necessários oito anos de estudos. Há dois caminhos para quem pretende exercer a vocação: entrar em um seminário após concluir o ensino médio ou fazer um curso superior em Teologia e Filosofia e continuar os estudos em um seminário.

No primeiro caso, os estudantes são admitidos no seminário e estudam disciplinas como História, Latim, Cantos Gregorianos, entre outras, durante um ano. Caso a vocação seja confirmada, eles seguem para o curso superior, onde vão estudar Filosofia e Teologia.

Já o segundo caso é o mais recomendado e é também o escolhido por muitos padres. Em primeiro lugar, o candidato se forma em Filosofia ou Teologia e, em seguida, entra para o seminário. 

Quem opta por esse caminho, deve procurar a paróquia onde deseja atuar para avaliar as condições de sua formação universitária. Se estiver tudo certo, o aluno será admitido no seminário, onde estudará por um período reduzido.

Onde estudar para se tornar padre?

Selecionamos algumas boas faculdades, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que oferecem os cursos de Filosofia e Teologia na modalidade EAD, com mensalidades baixas e possibilidades de conseguir descontos e bolsas de estudo.

É a garantia de que você terá uma boa formação e um diploma válido para seguir a vocação de padre. Conheça:

As faculdades listadas acima também trabalham com outras facilidades financeiras, como convênios e financiamentos próprios sem burocracia.

Leia mais:
+ Curso de Teologia: saiba tudo sobre ele
+ Saiba como virar padre

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.