Sociologia: mercado de trabalho, áreas de atuação e onde estudar
A Sociologia estuda como a humanidade se organiza em sociedade, quais são seus hábitos, costumes e como se relaciona entre si. É uma ciência que procura explicar fenômenos sociais nos campos da cultura, artes, religião, ciência, economia, entre outros.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça um teste vocacional!
O sociólogo tem como função básica analisar a realidade social através de pesquisas e levantamento de dados. É um profissional que produz informações e diagnósticos que servem de subsídio para ações práticas de órgãos do governo ou mesmo de empresas privadas.
Entenda um pouco mais sobre a Sociologia e saiba onde estudar para seguir carreira nessa área!
Confira também:
+ Saiba tudo sobre fazer uma faculdade de Sociologia
+ Descubra o que é Ciências Sociais e sua importância
Sobre a Sociologia
O sociólogo estuda características de grupos sociais, culturais, econômicos ou políticos. Ele analisa suas estruturas, particularidades e como os indivíduos se relacionam entre si e com todo o grupo.
Este profissional tem uma visão ampla de mundo e dos processos sociais. Sua formação é voltada à prática de pesquisa, envolvendo o domínio de técnicas de levantamento, análise e interpretação de dados.
Esta visão ampla que o sociólogo possui sobre nossa sociedade e sobre os conflitos modernos faz com que seu campo de atuação seja bastante diversificado.
Conheça algumas das áreas onde um profissional da Sociologia pode atuar:
Docência
Para atuar como professor da matéria de Sociologia no ensino médio, o profissional deve ser licenciado em Ciências Sociais ou Sociologia. Já para dar aulas em universidades é necessário ter pelo menos o diploma de mestrado. As melhores oportunidades de emprego para quem segue a carreira de professor de Sociologia estão nas universidades públicas e privadas.
Pesquisa
A Pesquisa pode ser considerada a essência do trabalho de um sociólogo. Ele atua nas diversas etapas da elaboração desses estudos: levantamento e seleção de dados, interpretação das informações, elaboração de relatórios, etc.
Existem diversos tipos de pesquisa e cada uma delas possui um objetivo distinto. O sociólogo trabalha, por exemplo, com diversas modalidades:
- Sociais;
- Eleitorais;
- Científicas;
- De mercado;
- De opinião pública.
Esses levantamentos servem de base, por exemplo, para governos criarem políticas públicas e lidarem com problemas sociais; para empresas identificarem padrões de comportamento e grau de satisfação de clientes; para candidatos a cargos públicos direcionarem melhor suas estratégias de campanha.
Além de atuar como professor ou pesquisador, um sociólogo pode desenvolver atividades como:
- Criação de políticas públicas;
- Assessoria a partidos políticos;
- Elaboração e revisão de textos sobre assuntos sociais e políticos;
- Consultoria para empresas;
- Coordenação e avaliação de projetos sociais.
Mercado de trabalho para Sociólogos
A docência é uma das carreiras mais comuns para os sociólogos. Diversos cursos superiores possuem disciplinas de Sociologia em suas grades curriculares e, desde 2008, existe a obrigatoriedade desta disciplina no ensino médio, o que aumentou consideravelmente a busca por professores de Sociologia.
Além das instituições de ensino, os sociólogos também encontram oportunidades de emprego em:
- Serviço público das esferas federal, estadual e municipal;
- Institutos de pesquisa;
- Empresas de consultoria;
- Empresas privadas de diferentes setores;
- Organizações não governamentais.
Outro nicho de mercado que tem crescido nos últimos anos é o de produções audiovisuais. A produção de filmes, seriados, novelas e programas brasileiros é um mercado promissor devido, principalmente, à lei que estabelece uma porcentagem de conteúdo nacional na TV paga.
Neste campo de atuação, o sociólogo presta consultoria a dramaturgos e contribui na construção de roteiros que retratem a realidade de determinados grupos sociais.
Onde estudar Sociologia
A profissão de sociólogo é regulamentada por lei e exige que o profissional tenha diploma de nível superior em Sociologia ou Ciências Sociais.
O curso de Sociologia é do tipo licenciatura e forma profissionais principalmente para a carreira acadêmica. Já o curso de Ciências Sociais pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura e possui três habilitações distintas:
- Sociologia;
- Antropologia;
- Ciências Políticas.
No Brasil, são várias as instituições de ensino públicas e privadas que oferecem cursos superiores na área de Sociologia. O primeiro passo (e mais importante!) em sua busca é verificar se a faculdade tem o credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para oferecer a graduação.
Já nos adiantamos e fizemos uma parte da pesquisa para você, selecionando algumas universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que têm cursos de Sociologia ou Ciências Sociais. Dê uma olhada:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Veja também:
+ Para ser Assistente Social precisa de faculdade? Entenda
+ Pedagogia Social: O que é, como funciona e onde estudar
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.