Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Publicidade e Propaganda: como é o curso, duração, grade curricular e onde estudar

montagem de uma profissional de publicidade e propaganda saindo de um smartphone com um alto falante nas mãos e diversos ícones de redes sociais saindo de sua voz.

Atualizado em 31/05/2024

O Curso de Publicidade e Propaganda visa formar profissionais prontos para atuarem na promoção de produtos, serviços e marcas, desenvolvendo estratégias de comunicação nos mais diferentes veículos midiáticos.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Não sabe qual carreira seguir? Faça um teste vocacional!

Se você se considera uma pessoa criativa, curiosa e ainda se interessa por comunicação e tem pensamento estratégico, a faculdade de Publicidade e Propaganda é a opção ideal. Veja, a seguir, todas as informações sobre essa graduação.

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

A faculdade de Publicidade e Propaganda é do tipo bacharelado. O curso é conhecido por tratar tanto sobre a área da comunicação, quanto o desenvolvimento de estratégias no campo do marketing.

Essa formação no campo da comunicação é interessante justamente por se localizar entre o jornalismo e o marketing, pegando aspectos da teoria comunicacional do jornalismo, porém utilizando-as para a promoção de produtos e marcas, através de princípios do marketing.

Durante o curso, os alunos aprendem a lidar com as diferentes mídias e quais abordagens são mais eficientes para determinado público-alvo, por exemplo, na TV, rádio, internet, redes sociais, jornais, entre outros veículos. Estudando os progressos, a história e as teorias que envolvem a publicidade e propaganda em cada um deles.

Com maior influência da área do Marketing, aprendem sobre estratégias de branding, tipos de publicidade, análise de mercado e pesquisa do consumidor. Tudo isso voltado para a melhor compreensão do contexto em que determinada campanha publicitária será criada.

Durante o curso ainda são mobilizadas muitas atividades práticas, envolvendo os processos que fazem parte da realização de projetos publicitários, tais como a redação publicitária, design gráfico, produção em audiovisual, planejamento e organização das campanhas. 

Quanto tempo dura o curso de Publicidade e Propaganda?

A faculdade de Publicidade e Propaganda tem duração média de 4 anos, dando ao graduado nível de formação de bacharel. A carga horária do curso normalmente é de 2.700 horas, a depender da instituição de ensino.

Reunião estratégica de profissionais de formados em Publicidade e Propaganda, grupo diverso com homens e mulheres, bolando estratégias de promoção da marca para um cliente.

O que se estuda na faculdade de Publicidade e Propaganda?

No curso de Publicidade e Propaganda os alunos se deparam com ensinamentos relacionados principalmente a área da comunicação e do Marketing, além de disciplinas voltadas à realização de projetos publicitários.

A partir dessas áreas do saber são desenvolvidos os grupos disciplinares dessa graduação, confira:

  • Fundamentos teóricos: esse campo de estudos abrange todos os princípios fundamentais ensinados na disciplina, envolvendo o campo da propaganda, publicidade e comunicação. Esses fundamentos básicos envolvem as principais teorias, evolução das ideias e história de cada uma dessas esferas do conhecimento.

Costuma incluir as seguintes disciplinas: Teorias da Comunicação, História da Mídia e Psicologia da Comunicação.

  • Comunicação e Criação: esse âmbito estuda os diferentes métodos criativos envolvendo as maneiras de transmitir uma mensagem em publicidade e propaganda. Dentre as formas de realização do conteúdo publicitário estão a redação publicitária, design gráfico, produção audiovisual e direção de arte.

Geralmente aparece nas disciplinas de Redação Publicitária – Mídias Audiovisuais, Redação Publicitária – Mídias Gráficas e Design e Multimídia.

  • Marketing e Estratégia: essa área abrange desde os princípios básicos do marketing até assuntos mais avançados em relação à estratégia publicitária, análise de mercado e identificação do público-alvo. Para, a partir disso, desenvolver conteúdos de promoção de produtos e marcas.

Normalmente composto pelas matérias de Fundamentos de Marketing e Marketing para o Terceiro Setor.

  • Mídia e Planejamento de Mídia: nesse grupo são estudados os diferentes tipos de mídia, como a TV, rádio, internet e redes sociais e as especificidades no planejamento e execução de planos para cada um desses veículos, com o objetivo de atingir o público-alvo de maneira eficiente.

Inclui as disciplinas de: Mídia, Mídias Digitais e Publicidade Multimeios.

  • Pesquisa e Análise: nesse campo os alunos aprendem a coletar e interpretar dados, analisando-os para fazer uma pesquisa de mercado, medindo a eficácia de determinada campanha publicitária, antes de colocá-la em prática, tomando decisões informadas.

Está alocado nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa, Pesquisa de Opinião e Mercadológica e Comportamento do Consumidor.

  • Gestão de Projetos e Empreendedorismo: nessa área os estudantes aprendem a gerir e organizar projetos publicitários, simulando a atuação de um profissional formado. Realizando a coordenação das equipes, controle do orçamento e cronograma. Além disso, trata também de empreendedorismo e carreira na publicidade e propaganda.

Encontrado nas matérias de: Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional, Planejamento e Gestão do Processo Publicitário e Planejamento e Organização de Eventos.

  • Estudos Culturais e Sociais: nesse grupo são realizados estudos acerca de aspectos culturais e sociais que influenciam e impactam a publicidade e propaganda. Abrangendo uma gama de assuntos, desde discussões de gênero, diversidade até questões relacionadas à responsabilidade social. 

Costumam aparecer nas disciplinas de Sustentabilidade, Transformações Globais e Relações Internacionais e História da Cultura e da Sociedade no Mundo Contemporâneo.

Veja também: O que se estuda em Publicidade?

Direito: o que se estuda? Veja as matérias do curso!

Grade curricular Publicidade e Propaganda

A grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda está sujeita a variações dependendo da instituição de ensino escolhida.

Confira a grade curricular (dados da Quero Bolsa), baseados em programas de diversas instituições.

  • Acordos de Cooperação Internacional
  • Arquitetura da Informação
  • Competências Gerenciais
  • Comportamento do Consumidor
  • Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
  • Comunicação Comunitária
  • Comunicação e Marketing
  • Comunicação e Política
  • Comunicação e Semiótica
  • Comunicação Empresarial Integrada
  • Comunicação nas Empresas
  • Criação Publicitária
  • Cultura Brasileira
  • Cultura das Mídias
  • Cultura Empreendedora
  • Desenvolvimento de Produtos e Marcas
  • Design e Multimídia
  • Direitos Humanos
  • Direção de Arte em Publicidade e Propaganda
  • Economia do Meio Ambiente e Financ. de Projetos
  • Educação Ambiental
  • Educação e Economia Política
  • Estética e História da Arte Contemporânea
  • Filosofia, Ética e Cidadania
  • Fundamentos das Ciências Sociais
  • Fundamentos de Economia
  • Fundamentos de Marketing
  • História da Cultura e da Sociedade no Mundo Contemporâneo
  • História da Mídia
  • História dos Povos Indígenas e Afro-descentes
  • História Econômica Geral
  • Introdução à Fotografia
  • Introdução Às Profissões em Comunicação
  • Língua Portuguesa
  • Marketing para o Terceiro Setor
  • Metodologia da Pesquisa
  • Mídia
  • Mídias Digitais
  • Pesquisa de Opinião e Mercadológica
  • Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
  • Planejamento e Gestão do Processo Publicitário
  • Planejamento e Organização de Eventos
  • Política Ambiental Global
  • Português Instrumental
  • Produção Audiovisual
  • Produção Gráfica
  • Projeto Experimental – Campanha de Produto
  • Projeto Experimental – Campanha Institucional
  • Projeto Experimental – Plano de Neg. em Comunicação
  • Projeto Experimental – Promoção de Vendas e Merchandising
  • Psicologia da Comunicação
  • Publicidade Multimeios
  • Redação Publicitária – Mídias Audiovisuais
  • Redação Publicitária – Mídias Gráficas
  • Seminários Integrados em Publicidade e Propaganda
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia da Informação
  • Teorias da Comunicação
  • Transformações Globais e Relações Internacionais
  • Técnicas de Fotografia Publicitária
  • Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
  • Tópicos Especiais em Comunicação
  • Webdesign
  • Ética e Legislação Publicitária

Normalmente a graduação em Publicidade e Propaganda ainda exige um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para ser realizado nos dois últimos semestres. Além da exigência de um estágio supervisionado, na qual a obrigatoriedade varia de acordo com a instituição de ensino.

Grupo diversos de homens e mulheres no que parece ser uma reunião estratégica numa agência publicitária, possivelmente realizando uma análise e pesquisa de mercado.

O que faz o profissional formado em Publicidade e Propaganda? 

Um profissional formado em Publicidade e Propaganda, costuma ter como função primordial relacionada a seu ofício a promoção e desenvolvimento da imagem de marcas e produtos.

Sua ação está mais especificamente atrelada a criação de campanhas publicitárias para seus clientes. Isso envolve desde a idealização, todo planejamento por trás da execução do projeto, cronograma, orçamento e coordenação e reunião das peças necessárias para realizar de fato o projeto.

O publicitário, portanto, participa do planejamento de mídia, identificando os meios corretos para veicular sua campanha e, para isso, precisa fazer uma pesquisa e análise de mercado buscando entender as melhores opções para atingir seu público-alvo, com intuito de garantir a eficácia de seu produto.

Além disso, o profissional está muitas vezes conversando com seu cliente, seja ele um produto, ou marca e precisa também estar alinhado com as vontades e propostas trazidas pelo comprador de seus serviços. 

Nesse sentido observam-se 6 aspectos principais em relação ao trabalho e o que faz um profissional formado em Publicidade e Propaganda:

Infográfico sobre o que faz um publicitário, ou profissional formado em publicidade e propaganda.

Onde pode trabalhar o profissional formado em Publicidade e Propaganda? 

Com conhecimentos vastos nas áreas de comunicação e marketing, a presença de um profissional formado em Publicidade e Propaganda é requisitada em diferentes lugares, por empresas dos mais variados ramos.

As principais áreas de atuação dessa profissão são:

  • Agências de Publicidade: nessa possibilidade de atuação do profissional ele desempenha todas as principais atividades de sua profissão. Ou seja, trabalha na criação e gestão das campanhas publicitárias, no planejamento da mídia na qual o projeto será veiculado e, ainda, realiza uma pesquisa de mercado. 
  • Departamento de Marketing de Empresas: com conhecimentos também avançados na área do marketing, os profissionais formados em publicidade e propaganda podem criar estratégias publicitárias, com atuação focada no desenvolvimento das mensagens para promoção dos produtos e marcas. 
  • Análise e Pesquisa de Mercado: esse tema bastante explorado durante o curso, muito exigido desses profissionais nas agências de publicidade, representa uma outra área de atuação. Nesse caso, os publicitários trabalham juntos a empresas de pesquisa de mercado, analisando dados, identificando segmentos, prevendo tendências e avaliando campanhas publicitárias.
  • Mídia e Veículos de Comunicação: a atuação desses profissionais em veículos de comunicação, como em rádios, TV e redes sociais é voltada para o planejamento e organização da venda dos espaços publicitários. Além disso, podem atuar junto a jornalistas na produção de branded contents.
  • Consultoria em Comunicação e Publicidade: nesse ramo os publicitários atuam de forma independente, oferecendo seus conhecimentos em comunicação e marketing a empresas e organizações que precisam de assistência especializada em suas estratégias de comunicação.
  • ONGs e Setor Público: o serviço fornecido pelo publicitário ainda é útil à organizações sem fins lucrativos e órgãos governamentais. Seu trabalho permanece no auxílio à promoção seja de um serviço oferecido pelo governo, ou da conscientização sobre alguma causa social.
  • Produção de Conteúdo: o publicitário ainda pode atuar nos mais diversos segmentos, em produtoras de vídeo, estúdios de fotografia, gráficas, em redes sociais planejando e produzindo conteúdos de publicidade e propaganda nessas áreas.

Possíveis carreiras na área da Publicidade e Propaganda

O profissional formado em Publicidade e Propaganda pode seguir as mais diversas carreiras dentro da área da comunicação e marketing. 

Após conhecermos os sete principais lugares de atuação dessa profissão, vejamos agora algumas das possíveis carreiras e cargos para cada uma das áreas listadas acima.

Infográfico com todas as possíveis carreiras para cada área de atuação de um profissional formado em publicidade e propaganda

Qual a diferença entre Marketing e Publicidade e Propaganda?

Marketing e Publicidade e Propaganda são áreas parecidas, mas representam disciplinas distintas no campo da comunicação e promoção de produtos, serviços e marcas.

O Marketing, por sua vez, abrange um conjunto amplo de atividades que visam identificar, satisfazer e reter clientes. Envolve a pesquisa de mercado para compreender as necessidades do consumidor, a definição de estratégias para produtos ou serviços, a gestão do relacionamento com clientes e a maximização da rentabilidade.

Por outro lado, a Publicidade e Propaganda são subsetores específicos do Marketing. 

A Publicidade refere-se à criação e disseminação de mensagens persuasivas para promover produtos, serviços ou ideias. Envolve a utilização de diversos meios de comunicação, como anúncios em mídia impressa, eletrônica, digital e outdoor.

A Propaganda, por sua vez, é uma parte integrante da Publicidade, centrando-se na promoção de uma ideia ou mensagem específica.

Em suma, enquanto o Marketing engloba todo o processo de gestão do relacionamento com o cliente, desde a concepção do produto até a venda e pós-venda. 

A Publicidade e Propaganda são componentes específicos do Marketing, concentrando-se na criação e divulgação de mensagens persuasivas para atrair e engajar com público-alvo.

Ambos desempenham papéis essenciais na construção da marca e na promoção de produtos, trabalhando sinergicamente para atingir os objetivos organizacionais.

Para saber mais sobre o assunto, confira! Conheça as diferenças entre marketing e publicidade

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Quanto ganha um profissional formado em Publicidade e Propaganda? 

Um profissional formado em Publicidade e Propaganda no Brasil, na função de Agente Publicitário possui um salário médio de aproximadamente R$3.652,94, segundo o Novo CAGED/eSocial/Empregador Web, atualizados no dia 30 de Abril de 2024, numa tabela, dentro do site Salário.

Entretanto, é importante lembrar que o salário do profissional formado em Publicidade e Propaganda varia conforme a região do país, a empresa contratante, o nível de experiência e a carga horária. 

Além disso, são múltiplas as possibilidades de carreira e áreas de atuação do profissional, então os salários podem variar em relação a esse aspecto também.

Qual carreira em Publicidade e Propaganda ganha mais?

Como dissemos anteriormente, o salário de um profissional formado em Publicidade e Propaganda varia muito conforme a área escolhida para atuação, função e porte da empresa. 

Na lista abaixo seguem algumas das carreiras na área e aquelas que mais bem remuneram.

Gráfico com as áreas que mais bem remuneram na publicidade e propaganda

*Informações salariais reunidas pelo Novo CAGED/eSocial/Empregador Web, atualizados no dia 30 de Abril de 2024, numa tabela, dentro do site Salário.

Leia também! Quanto ganha um jornalista? Confira as áreas de atuação Descubra qual é o salário para quem faz Relações Públicas

Valor do curso de Publicidade e Propaganda

O valor das mensalidades está sujeito a variações dependendo de circunstâncias como: região, instituição de ensino escolhida e modalidade, EaD, ou presencial. 

Para aqueles que preferem o modelo presencial, o curso de Publicidade e Propaganda costuma variar entre R$500 a R$3.000. A Universidade Cruzeiro do Sul, por exemplo, cobra um valor mensal de R$515,98. Já no Anhembi Morumbi, a mensalidade é R$2.099,00.

No modelo EaD os valores costumam ser menores, ficando entre R$150 a R$1.700 mensais. Tendo como exemplo a Anhanguera, a mensalidade é de R$216,37. Por outro lado, a USJT – São Judas Tadeu, cobra R$1.659,98.

Acompanhe os gráficos abaixo para conhecer o valor de mais mensalidades do curso de Publicidade e Propaganda.

Primeiro sobre os preços do modelo presencial:

Agora os valores do modelo EaD:

Onde estudar Publicidade e Propaganda?

Na hora de escolher onde começar a faculdade, vale se atentar às possíveis bolsas de estudo.

Existem diversas universidades que oferecem a graduação em Publicidade e Propaganda, com descontos e mensalidades muito mais acessíveis, sem a necessidade de nota do Enem ou comprovação de renda.

Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de até 80% no valor do curso:

Confira! Conheça as melhores faculdades do Brasil segundo o MEC Melhores faculdades de Medicina segundo o Guia da Faculdade

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.