Conheça as áreas de atuação da Psicopedagogia e saiba onde estudar
Atualizado em 05/05/2024
A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar que estuda e intervém nos processos de aprendizagem e suas dificuldades, combinando conhecimentos da psicologia e da educação.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe qual carreira seguir? Faça um teste vocacional!
Ela busca compreender como as pessoas aprendem, observando a relação entre aprendizagem e a mente humana, e assim desenvolver métodos e estratégias para facilitar e melhorar esse processo, atuando tanto na prevenção quanto na solução de problemas relacionados à aprendizagem.
Seu objetivo é identificar e superar as dificuldades encontradas no processo de assimilação de conhecimento.
Os profissionais dessa área atuam tanto no âmbito educacional, nas escolas, quanto no mercado de trabalho, facilitando a aquisição de novas habilidades e práticas. Conheça mais sobre a área.
O que faz um profissional formado em Psicopedagogia?
O profissional de Psicopedagogia avalia e trata dificuldades de aprendizagem em crianças e adultos, utilizando abordagens psicológicas e educacionais. Ela identifica barreiras no processo de aprendizado, desenvolve estratégias personalizadas e orienta educadores e famílias. Exemplos de atuação incluem intervenções para dislexia, déficit de atenção e orientação para práticas pedagógicas inclusivas.
Um psicopedagogo estuda as causas da dificuldade no aprendizado, que podem ser:
- Emocionais
- Sociais
- Mentais
- Físicas
Após diagnosticar os problemas de aprendizagem, o psicopedagogo elabora e realiza ações de tratamento destes distúrbios. Conforme a necessidade do paciente, o tratamento pode envolver pessoas próximas (familiares, professores ou até mesmo chefes) e também outros profissionais, como fonoaudiólogos e psiquiatras.
+ Neuropsicologia como carreira: conheça a área e como estudar
+ Pedagogia: O que faz, áreas de atuação e salário!
Áreas de atuação da Psicopedagogia
A Psicopedagogia possui duas áreas de atuação principais: a clínica e a institucional. Vamos saber um pouco mais sobre as características de cada uma delas.
Psicopedagogia Clínica
O psicopedagogo clínico atende pacientes individualmente e trabalha com crianças, adolescentes e adultos. Ele investiga todas as situações ou os processos que podem estar dificultando a aprendizagem daquela pessoa específica, sejam eles cognitivos, emocionais ou pedagógicos.
Seu trabalho consiste em desenvolver estratégias e ações com o objetivo de provocar mudanças comportamentais e facilitar os processos de assimilação de conteúdo.
Para que um indivíduo consiga aprender de forma sistemática, é necessário um equilíbrio entre seu estado psicológico e de saúde. Quando algum destes aspectos apresenta problemas isso se reflete na maneira com que a pessoa constrói saberes.
Por isso, é bastante comum que psicopedagogos atuem em equipes multidisciplinares, trabalhando em conjunto com profissionais de outras áreas, como psicólogos, neurologistas, psiquiatras ou fonoaudiólogos.
Psicopedagogia Institucional
Se por um lado a Psicopedagogia Clínica atende pacientes individualmente, a Psicopedagogia Institucional atua com grupos de pessoas em locais como escolas, empresas e hospitais.
Dentro de escolas, por exemplo, este profissional analisa a instituição como um todo, as instalações físicas, a grade de horários e o comportamento de alunos e funcionários. Ele identifica os fatores que favorecem ou prejudicam a aprendizagem.
Faz parte de seu trabalho orientar professores sobre as etapas da construção do conhecimento e desenvolver projetos de mudanças escolares que facilitem esse processo. Ele auxilia também no planejamento de aulas e em como lidar com alunos que possuem dificuldades e não acompanham a turma.
O psicopedagogo zela pelo bom relacionamento interpessoal e, muitas vezes, acaba envolvendo familiares das crianças, professores e a direção da escola em conversas ou atividades que possuem o objetivo de criar um ambiente social tranquilo e favorável ao aprendizado.
Em ambientes empresariais, o psicopedagogo atua geralmente no setor de Recursos Humanos e promove atividades para facilitar a compreensão e compartilhamento de informações e a incentivar novas formas de relacionamento entre colaboradores e gestores. Pode atuar com engajamento, clima, treinamento e desenvolvimento, entre outros temas.
Em hospitais, a ação deste profissional está ligada ao acompanhamento de pessoas internadas para que elas mantenham algum vínculo com processos de aprendizagem e consigam se adaptar novamente ao ambiente escolar quando tiverem alta do hospital. Nesses casos, apoia principalmente crianças e adolescentes.
O psicopedagogo também pode auxiliar pacientes internados que, por motivo de trauma ou doença, perderam parte da memória, a capacidade de aprendizagem, ou precisem aprender novamente a realizar tarefas simples para poderem ter autonomia em seu cotidiano.
Quanto ganha um psicopedagogo?
O salário de um psicopedagogo pode variar significativamente dependendo de vários fatores, como localização geográfica, nível de experiência, tipo de empregador (setor público, setor privado, autônomo), especializações adicionais e qualificações educacionais.
No Brasil, os salários também podem variar amplamente. Em geral, um psicopedagogo pode ganhar em torno de R$ 2.000 a R$ 6.000 por mês, dependendo dos fatores mencionados anteriormente. Psicopedagogos com mais experiência e especializações podem ganhar salários mais altos.
+ Tudo que você precisa saber sobre a especialização em psicologia
O que estudar para atuar em Psicopedagogia
Para quem quer seguir a carreira de Psicopedagogia, o mais comum é concluir uma formação prévia em alguma área correlata, como Pedagogia, Psicologia ou Fonoaudiologia, entre outras.
Conheça algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que possuem cursos de graduação relacionados à Psicopedagogia:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Após a graduação em uma dessas áreas, o profissional pode buscar uma especialização em Psicopedagogia.
Existem poucos cursos de graduação em Psicopedagogia. São apenas duas universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso:
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Centro Universitário FIEO (UNIFIEO)
Veja também:
+ Psicopedagogia na UNIASSELVI
+ Tudo sobre o curso de Pedagogia
+ Saiba mais sobre a área de Psicologia
As informações sobre este curso, que estão presentes no Guia da Carreira, foram baseadas na página de Psicopedagogia da Quero Bolsa. No site da Quero Bolsa, você encontra mais detalhes sobre o curso, a carreira profissional, como o candidato poderá ingressar e as notas de corte para as instituições de ensino superior. Para saber mais sobre Psicopedagogia, não deixe de conferir a página da Quero Bolsa.
Olimpíadas 2024: 13 profissões para trabalhar em eventos esportivos
Conheça o mercado de trabalho para o profissional de Educação Física
Conheça o mercado de trabalho em Educação Física
Entenda como é o estágio em órgão público e veja cursos para a área
Como trabalhar com cinema brasileiro? Conheça as profissões na área
Entenda o dia a dia e o que faz um Cientista da Computação
Entenda o dia a dia e o que faz um Biomédico
Entenda como é vida de um profissional de psicologia
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.