Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Profissão

Confira algumas profissões que não precisam de faculdade

Pessoas com diferentes profissões, fazendo uma fila uma atrás da outra.

Atualizado em 05/04/2024

Neste guia, exploraremos profissões que não requerem um diploma universitário, mostrando que o caminho para o sucesso profissional pode ser diversificado e acessível.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Afinal, nos últimos anos, principalmente pelos momentos de crise e instabilidade na economia do país, o número de brasileiros com ensino superior que trabalham em áreas que não exigem esse tipo de formação tem aumentado.

A ideia é trazer aqui as profissões que ganham bem e não precisam de faculdade, por isso, fique de olho e veja se alguma delas está na sua lista de empregos que pagam bem e não precisam de uma formação mais específica.

Profissões que não precisam de faculdade

O cenário trabalhista no Brasil e no mundo tem mudado bastante ao longo dos anos. Muitas ocupações que não requerem um diploma universitário acabaram despontando no mercado como boas alternativas de ganhar dinheiro.

Veja a seguir algumas delas e os perfis que esses profissionais devem ter para conseguirem uma vaga na área:

Vendedor

Além da comunicação eficaz, quem trabalha com vendas deve ter um conhecimento profundo sobre os produtos ou serviços que vende. Isso inclui entender características, benefícios e as melhores formas de atender às necessidades dos clientes. Habilidades como persuasão e negociação também são valiosas para essa área.

Motorista ou caminhoneiro

Para se tornar um motorista, você precisa obter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) adequada para a categoria do veículo que pretende dirigir. Para motoristas de aplicativos ou transporte particular, por exemplo, é necessário ter uma observação no documento de que a pessoa exerce atividade remunerada com isso.

Além disso, cuidado e atenção são habilidades exigidas para quem trabalha conduzindo um veículo.

Pintor e eletricista

Embora as profissões como pintor e eletricista tenham sido tradicionalmente transmitidas de mestres a aprendizes, hoje em dia existem diversos cursos profissionalizantes que ensinam técnicas diferentes e padrões de segurança.

Cozinheiro

A gastronomia não exige um diploma universitário, mas, certamente, existem diversos cursos especializados em culinária que podem trazer conhecimento prático e técnico valioso para o aprimoramento de quem cozinha.

Entre as habilidades demandadas para quem trabalha nessa área estão criatividade, boa comunicação e organização.

Atendentes em geral

Ter habilidades de comunicação eficazes é fundamental para quem lida com o atendimento ao público em geral.

Essa caba sendo uma área em que realmente a prática ajuda no desenvolvimento, principalmente no que diz respeito a resolver problemas e a lidar com situações diversas no dia a dia.

Auxiliar de Enfermagem

A área de Enfermagem também conta com algumas ocupações que não exigem diploma do Ensino Superior. É o caso, por exemplo, de quem trabalha como auxiliar de Enfermagem, que desempenha suas funções sob a supervisão de enfermeiros e fornece assistência direta a pacientes em hospitais, clínicas e asilos. Saiba quanto ganha um auxiliar de enfermagem.

Assistente Administrativo

O trabalho de um assistente administrativo envolve o auxílio em tarefas administrativas, como gerenciamento de documentos, atendimento ao cliente e organização de agendas. Veja quanto ganha um assistente administrativo.

Para isso, é muito importante desenvolver habilidades como organização, proatividade e boa gestão de tempo.

Cuidador de Idosos

A área de assistência e cuidados com idosos em suas residências ou em instalações de cuidados de longo prazo vem ganhando espaço no mercado por causa do envelhecimento da população. Veja aqui quanto ganha um cuidador de idosos.

Para esse tipo de ocupação, habilidades como paciência, tolerância e responsabilidade são essenciais.

Recepcionista

O trabalho de um recepcionista pode ser entendido como um trabalho de atender telefonemas, receber visitantes e até mesmo realizar tarefas de atendimento ao cliente em diversos setores em geral.

Nele, o profissional precisa ter desenvolvido habilidades como manter a cordialidade, ter paciência e ainda ser bastante organizado.

Operador de Caixa

Por realizar transações financeiras e atendimento ao cliente em lojas, supermercados e instituições financeiras, o operador de caixa deve ter bons conhecimentos de Matemática, agilidade e boa comunicação.

Com o surgimento da tecnologia, deve ganhar menos espaço no mercado, já que seu trabalho vem sendo substituído por máquinas.

Auxiliar de Produção

Quem trabalha como auxiliar de produção auxilia em processos de fabricação e produção industrial, muitas vezes em linhas de montagem.

O profissional dessa área deve ter disposição física, proatividade e comprometimento com a qualidade para desempenhar suas funções.

Cuidador de Animais

Atualmente, o trabalho de cuidado aos animais de estimação vem sendo desempenhado por muitas pessoas que gostam de animais. No geral, quem desempenha essa função oferece serviços como passeios e alimentação dos bichinhos.

Entre as habilidades que esses profissionais devem ter estão paciência, responsabilidade e organização.

Auxiliar de Limpeza

O trabalho de auxiliar de limpeza está atrelado a tarefas de limpeza e manutenção em escritórios, residências e instalações comerciais.

Em termos de habilidades, o profissional deve ter boa disposição física, capacidade de organização e paciência para ouvir sugestões.

Estoquista

Responsáveis pelo controle de estoque, recebimento e organização de mercadorias em lojas e armazéns, os estoquistas precisam ter bastante organização e uma boa comunicação.

Além disso, deve ter entre as suas habilidades saber lidar com números e ter responsabilidade.

Mulheres com roupas que caracterizam as mais diversas profissões que não precisam de faculdade

Veja também:
+ Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!
+ Existem profissões que ganham bem e trabalham pouco?

Empregos que pagam bem e não precisam de faculdade

Existem também algumas profissões que ganham bem e não precisam de faculdade. Nesse caso, o fato de esses profissionais se tornarem famosos por algum motivo influencia no dinheiro que recebem.

Fotógrafo

Além de habilidades técnicas com câmera e edição de fotos, o trabalho de um fotógrafo exige o desenvolvimento de uma visão artística crítica e única.

Assim, conhecer diferentes estilos de fotografia e aprender a usar software de edição de imagens podem ser coisas que ajudam a aprimorar o conhecimento na área. Veja quanto ganha um fotógrafo.

Bombeiro Civil

Para se tornar um bombeiro civil, é preciso fazer um curso de formação de aproximadamente 200 horas. Isso inclui treinamento em primeiros socorros, prevenção de incêndios e procedimentos de evacuação.

Além disso, é preciso ter resistência física, raciocínio rápido e conseguir trabalhar sob pressão. Veja como se tornar um bombeiro.

Atleta

Para se destacar no esporte, a prática constante, a dedicação e o treinamento específico são essenciais.

Embora não seja necessário um diploma universitário, muitos atletas participam de programas de desenvolvimento esportivo em academias ou clubes. Às vezes, conseguem até fazer faculdade com bolsas de estudo pelo fato de serem atletas.

Cabeleireiro, barbeiro ou manicure

A área de estética tem ganhado bastante espaço nos últimos anos. Mesmo não exigindo curso superior, o trabalho como cabeleireiro, barbeiro ou manicure pode ser bastante aprimorado com cursos livres na área de beleza e ainda ajuda a desenvolver habilidades técnicas importantes em um mercado cada vez mais competitivo.

DJ

Trabalhar como DJ envolve não apenas conhecimento musical, mas também o domínio de equipamentos de áudio e técnicas de mixagem. Cursos especializados podem ajudar a aprimorar nas habilidades.

Youtuber

Trabalhar como Youtuber requer não apenas criatividade, mas também conhecimento em edição de vídeo, marketing digital e construção de uma base de seguidores. Cursos e tutoriais online podem ser úteis para adquirir essas habilidades.

Veja também:
+ Conheça as 9 melhores profissões para trabalhar em casa

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Essas profissões geralmente têm requisitos de entrada mais acessíveis e podem ser uma opção para quem busca entrar rapidamente no mercado de trabalho.

No entanto, é importante notar que, embora a formação formal seja frequentemente dispensada, treinamentos e certificações específicas podem ser necessários para se destacar em algumas dessas carreiras.

Além disso, as oportunidades e os salários podem variar dependendo da região e da experiência.

É possível ganhar dinheiro sem faculdade?


A resposta para essa pergunta é sim: é possível ganhar dinheiro sem ter faculdade. Mas, é preciso ter em mente que, em um mercado cada vez mais competitivo, quem tem mais formação pode ter mais oportunidades.

Por isso, é importante se qualificar. Os cursos técnicos podem ser uma alternativa, já que proporcionam uma maneira fácil e rápida de entrar no mercado.

Agora, quem quiser, também pode fazer faculdade e pensar em salários ainda maiores, dependendo da área de atuação.

Veja a seguir algumas instituições de ensino que oferecem bolsas de estudo e mais facilidade no pagamento das mensalidades.

+ Leia mais!
Conheça as 5 profissões mais valorizadas atualmente


Os mais lidos
Profissões que ganham bem: veja quais são

Profissões que ganham bem: veja quais são

Por Guia da Carreira em 14/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.