Podologia na Unopar
- Graduação
- 14 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 49,98
Como é o curso de Podologia na Unopar?
A Podologia é a ciência que estuda a anatomia, fisiologia e patologia dos pés, verificando a saúde das extremidades dos membros inferiores. Ela abrange desde cuidados básicos com unhas e pele até o tratamento de condições mais complexas relacionadas à biomecânica e doenças sistêmicas.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências da saúde
Duração: em média, 2 anos
O que você vai aprender?
Anatomofisiologia Do Corpo Humano
Avaliação Podológica
Bioética E Biossegurança
Ciência Morfofuncionais Dos Sistemas Tegumentar, Locomotor E Reprodutor
Como é a faculdade Unopar
Resumo da faculdade
- mais de 694.000 alunos matriculados
- mais de 610 docentes
- 85 cursos de graduação e 691 de pós-graduação
- 2047 unidades
Dúvidas mais frequentes
Na Unopar, o aluno é acompanhado por uma metodologia que preza pelo desenvolvimento humano, social e intelectual contínuo. A instituição oferece um sistema de apoio personalizado, assegurando que cada aluno receba a atenção necessária em cada fase de sua formação acadêmica. Além disso, a Unopar destaca-se por sua experiência, com mais de 40 anos de tradição e ensino de qualidade, estando presente em 22 estados com mais de 370 unidades.
O portfólio da Unopar inclui mais de 80 cursos nas áreas de graduação, pós-graduação e extensão, contando com cerca de 15 mil profissionais entre especialistas, mestres e doutores. A instituição utiliza um sistema de ensino dinâmico e interativo que prepara os alunos para o mercado de trabalho por meio de casos reais.
A universidade também adota um processo de avaliação continuada, que valoriza o esforço e o desempenho dos alunos em atividades ao longo do semestre. Por fim, a estrutura da Unopar é outro destaque, caracterizada por bibliotecas físicas e virtuais que facilitam o acesso ao conhecimento, equipadas com recursos tecnológicos e mecanismos de acessibilidade.
A faculdade de Podologia pode ser encontrada em diferentes níveis de ensino, o que determinará seu enfoque, duração e metodologia. Como exemplo, o curso é ofertado em grau técnico, tecnólogo e bacharelado. Além disso, é possível encontrar oportunidades de pós-graduação na área, para estudantes com formação anterior em áreas relacionadas.
Vale destacar que o curso é comumente ofertado em nível tecnólogo, possuindo duração média de 2 a 3 anos, período no qual o aluno poderá realizar seus estudos nas modalidades presencial ou a distância.
Confira algumas das instituições que disponibilizam o curso em grau tecnológico:
Em nível técnico, o curso conta com duração de 1.200 horas, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC. Além disso, a metodologia de ensino adotada em grau técnico se difere em relação ao tecnólogo.
Em nível técnico, o estudante de Podologia contará com um ensino dotado de maior praticidade, por meio de experiências que o auxiliem no desenvolvimento das competências necessárias. Já no ensino tecnólogo, o aluno se aprofundará nas temáticas, vinculando o ensino prático à teoria. Justamente nesse sentido, o curso possui durações diferentes em ambas as modalidades.
A faculdade de Podologia também é ofertada em nível de bacharelado. Saiba, entretanto, que apenas duas instituições de ensino superior possuem ofertas para o curso neste grau de ensino. São elas:
Em nível de bacharelado, a faculdade de Podologia possui duração média de 3 anos e 6 meses, contando com um ensino de maior profundidade. Além disso, o aluno realiza o estágio curricular em busca de contato profissional com sua área de estudos.
Confira, como exemplo, algumas das disciplinas presentes na grade curricular do bacharelado em Podologia na Anhembi Morumbi:
Podologia Esportiva
Ortopodologia
Podologia Clínica
Podologia Materno-infantil
Podopatologia Prática
Quais são os tipos de Podologia?
A Podologia é a área da saúde dedicada ao estudo e tratamento dos pés. Existem diferentes tipos de podologia, que se especializam em diversas áreas específicas relacionadas aos cuidados com os pés. Alguns dos tipos mais comuns de podologia incluem:
Podologia Clínica: Esta é a área da podologia focada no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas nos pés. Podólogos clínicos tratam de uma variedade de condições, como calosidades, calos, unhas encravadas, verrugas plantares, entre outros.
Podologia Esportiva: Especializados no cuidado dos pés de atletas, os podólogos esportivos lidam com questões específicas relacionadas ao impacto do esporte nos pés, como lesões, bolhas, fascite plantar, entre outros.
Podologia Pediátrica: Focada nos cuidados com os pés das crianças, esta área trata de problemas como pés planos, pé torto congênito, verrugas plantares, entre outros problemas comuns em crianças.
Podologia Geriátrica: Concentra-se nos cuidados com os pés de idosos, tratando condições relacionadas à idade, como problemas circulatórios, pé diabético, deformidades nos pés, entre outros.
Podologia Estética: Envolvida na parte estética e cosmética dos pés, esta área trata de questões como pedicure, remoção de calos, tratamentos para unhas, entre outros serviços estéticos.
Podologia Cirúrgica: Podólogos cirúrgicos realizam procedimentos cirúrgicos nos pés para corrigir deformidades como unhas encravadas graves, joanetes, esporões ósseos, entre outros problemas que não podem ser resolvidos por métodos não cirúrgicos.
Se você deseja ingressar no curso de Podologia em nível de bacharelado, acesse as ofertas disponíveis no site da Quero Bolsa.
A Podologia é a ciência que estuda a anatomia, fisiologia e patologia dos pés, verificando a saúde das extremidades dos membros inferiores. Ela abrange desde cuidados básicos com unhas e pele até o tratamento de condições mais complexas relacionadas à biomecânica e doenças sistêmicas.
O curso de Podologia é destinado aos estudantes que desejam atuar profissionalmente com técnicas e métodos de cuidados aos pés. Após formado, o podólogo está apto para prestar um atendimento específico para aos pacientes.
Durante o curso, os alunos aprendem sobre a anatomia e fisiologia dos pés, adquirindo conhecimentos detalhados sobre os ossos, músculos, articulações e sistemas circulatório e nervoso dos membros inferiores. Além disso, estudam as diferentes condições que podem afetar os pés, como calos, calosidades, infecções fúngicas, deformidades dos pés e problemas relacionados à biomecânica.
Além de conceitos teóricos, o curso possui ênfase prática. Os estudantes recebem treinamento em técnicas de corte de unhas, remoção de calosidades, tratamento de infecções e realização de exames de pé. Eles também aprendem a realizar avaliações biomecânicas e a prescrever órteses e suportes, quando necessário.
Além do cuidado direto dos pés, o curso também abrange áreas como aconselhamento sobre cuidados com os pés, saúde e bem-estar, e estratégias para prevenção de problemas futuros.
Os cursos de Podologia geralmente têm duração de dois a três anos e podem ser oferecidos em nível técnico ou superior, dependendo da instituição de ensino. Após a conclusão do processo formativo, os profissionais de Podologia estão qualificados para trabalhar em clínicas especializadas, hospitais, centros de saúde comunitária e em prática privada.
Para isso, a formação em Podologia conta com disciplinas que auxiliam o estudante no desenvolvimento das características e competências do profissional da área, o que inclui, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC):
Avaliar a condição da pele e anexos dos pés;
Executar procedimentos de limpeza, higienização, tratamento, proteção e manutenção nos pés;
Utilizar as técnicas manuais com equipamentos da Podologia;
Utilizar as técnicas corretas levando em conta fatores anatômicos e fisiológicos;
Aplicar procedimentos de profilaxia do ambiente e dos instrumentos;
Promover ações de saúde e cuidados dos pés.
Em nível de graduação, o curso de Podologia é ofertado em grau tecnológico, conhecido como graduação tecnológica. Com uma duração mais curta, geralmente entre dois e três anos, a área acadêmica é projetada para oferecer uma formação intensiva e focada, permitindo que os estudantes ingressem rapidamente no mercado de trabalho.