Letras na UNISA
- Graduação
- 8 semestres
- 47 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 135,14
Boa
(7)
Como é o curso de Letras na UNISA?
A área de Letras é um campo do conhecimento que se dedica ao estudo da linguagem e da literatura, abrangendo disciplinas que buscam aprofundar o conhecimento sobre as línguas, a produção literária, a cultura, a história, a filosofia e a comunicação humana em suas diferentes formas e modalidades.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Linguística, letras e artes
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Educação Inclusiva
História Da Língua Portuguesa
Metodologias Do Ensino De Língua Portuguesa E Inglesa
Ética, Política E Cidadania
Como é a faculdade UNISA
Avaliação dos Alunos
Boa
7 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 32.000 alunos matriculados
- mais de 690 docentes
- 77 cursos de graduação e 227 de pós-graduação
- 628 unidades
Dúvidas mais frequentes
Como diferencial, a UNISA conta com uma infraestrutura moderna, composta por laboratórios, biblioteca e salas de aula equipadas com tecnologia. Além disso, seus cursos são reconhecidos e autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), englobando, também, programas pós-graduação nas áreas de Ciências Humanas, Exatas, Biológicas e da Saúde.
A Unisa também se destaca pelo investimento em práticas de responsabilidade social. As clínicas e núcleos da instituição – incluindo as áreas de fisioterapia, odontologia, estética, psicologia, nutrição e serviço social – são alguns exemplos de serviços disponibilizados que contribuem para a saúde e bem-estar à população.
Outro diferencial é a metodologia de ensino da Unisa, que incorpora atividades práticas e currículos atualizados, focados no desenvolvimento das competências profissionais dos alunos.
A faculdade de Letras prepara profissionais para atuar como professores de português, literatura, redação e idiomas estrangeiros. Além disso, oferece oportunidades em tradução, produção textual, revisão e editoração, entre outras áreas relacionadas à linguagem e à comunicação.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Letras deve ter seu conteúdo básico ligado à área dos Estudos Linguísticos e Literários, considerando os diversos profissionais que o curso de Letras pode formar e contemplando o desenvolvimento das competências e habilidades específicas.
Os Estudos Linguísticos e Literários devem apoiar-se na percepção da língua e da literatura como prática social e como a forma mais elaborada das manifestações culturais.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Letras com base nos seguintes conteúdos:
Concepções de linguagem;
Processos de letramentos;
Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural;
Teorias de aquisição e aprendizagem de língua;
Métodos e abordagens de ensino de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
Processos de variação linguística;
Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de compreensão e produção de textos orais, escritos e visuais;
Gêneros discursivos e textuais em diferentes modalidades e áreas do conhecimento;
Aspectos e contextos de produção-recepção do texto literário;
Construções de cânones literários;
Períodos e gêneros literários;
Interfaces das literaturas com demais sistemas artísticos e midiáticos;
Relações das literaturas com outras áreas do conhecimento;
Tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagem de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
Processos avaliativos de ensino-aprendizagem de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
Processos de construção identitária do professor-pesquisador de língua e de suas respectivas literaturas.
Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!
Quais são as melhores faculdades de Letras do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Letras do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2023, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Letras? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
A área de Letras é um campo do conhecimento que se dedica ao estudo da linguagem e da literatura, abrangendo disciplinas que buscam aprofundar o conhecimento sobre as línguas, a produção literária, a cultura, a história, a filosofia e a comunicação humana em suas diferentes formas e modalidades.
A faculdade de Letras estuda as teorias e práticas relacionadas à linguagem e à comunicação, estimulando habilidades analíticas voltadas à escrita e leitura.
Esse campo do conhecimento é segmentado em diferentes aplicações. É possível optar por estudar línguas específicas, como inglês, francês, espanhol ou alemão, ou se dedicar à literatura brasileira ou estrangeira, entre outras possibilidades.
A faculdade de Letras também oferece oportunidades de pesquisa e intercâmbio, propiciando o conato com outras culturas e línguas para fins acadêmicos e profissionais.
O curso de Letras geralmente dura quatro anos, ou oito semestres, variando conforme a instituição de ensino e o plano de disciplinas oferecido.
Após a conclusão do curso, os graduados em Letras podem atuar em diversas áreas, como educação, tradução, interpretação, produção editorial, revisão de textos, pesquisa acadêmica, entre outras.
Quantos anos dura a faculdade de Letras?
A faculdade de Letras possui uma duração média de quatro anos, equivalente a oito semestres. Algumas instituições também oferecem programas de formação em Letras com duração mínima de três anos e meio, ou sete semestres.
Para que serve faculdade de Letras?
A faculdade de Letras forma profissionais habilitados para atuar na área da educação, ensinando línguas e literaturas, tanto nativas quanto estrangeiras. Também dota os profissionais de competências de tradução, revisão de textos, produção de conteúdo e pesquisa acadêmica.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Letras na Quero Bolsa