Comunicação Social na PUC SP

  • 56 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 29,90
Neste momento essa faculdade não é parceira
Desculpe, não temos bolsas disponíveis para esta universidade em nosso site atualmente.

Como é o curso de Comunicação Social na PUC SP?

A Comunicação Social é a área da Ciência Social que estuda os fenômenos que ocorrem entre a sociedade e os meios de comunicação de massa. Ela se concentra na produção, distribuição e consumo de mídia, o que inclui diferentes formas de comunicação, como jornalismo, publicidade, marketing, entre outras.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas

  • Duração: em média, 4 anos

O que você vai aprender?

  • Corpo Na Dança - 1

  • História Das Artes Do Corpo - 1

  • Corpo Na Contemporaneidade - 1

  • Corpo No Teatro - 2

Como é a faculdade PUC SP

Resumo da faculdade

  • mais de 11.000 alunos matriculados
  • mais de 1.280 docentes
  • 38 cursos de graduação
  • 6 unidades no estado de São Paulo

Dúvidas mais frequentes

A PUC-SP é uma das principais universidades privadas do país, reconhecida em território nacional e internacional pela tradição e qualidade de ensino.

Entre as características que diferenciam a instituição, é possível destacar a ampla oferta de cursos de graduação e pós-graduação, em áreas como Direito, Ciências Sociais, Comunicação, Artes e Humanidades, além de programas de intercâmbio com universidades do exterior.

Outro ponto forte é a infraestrutura e recursos tecnológicos disponíveis aos alunos, incluindo bibliotecas, laboratórios, estúdios de TV e rádio, salas de aula equipadas com sistemas de projeção e internet de alta velocidade.

Além disso, a PUC-SP é conhecida por incentivar a participação dos alunos em projetos de pesquisa e extensão, promovendo a integração com a comunidade.

Por fim, o corpo docente é formado por formado por doutores e pesquisadores renomados em suas áreas de atuação, que oferecem uma formação teórica e prática aos estudantes da universidade.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Comunicação Social possui seus conteúdos curriculares divididos em Conteúdos Básicos, relacionados tanto à área geral da Comunicação quanto à da habilitação escolhida, e Conteúdos Específicos, que são definidos livremente pelas instituições de ensino de acordo com o objetivo e perfil traçados aos egressos.

O núcleo de Conteúdos Básicos envolve tanto conhecimentos teóricos como práticos, reflexões e aplicações relacionadas ao campo da Comunicação e à habilitação específica. Esses conhecimentos são categorizados nos seguintes tópicos:

  • Conteúdos teórico-conceituais;

  • Conteúdos analíticos e informativos sobre a atualidade;

  • Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas,

  • Conteúdos ético-políticos.

A formação pode ser realizada nas modalidades presencial ou a distância. O curso de Comunicação Social EaD, por exemplo, é formulado por meio de aulas on-line. Dessa forma, o aluno pode desenvolver seus estudos e acompanhar as lições de forma digital, por meio do ambiente virtual da instituição de ensino.

Também é válido ressaltar que o curso pode ser ofertado em grau de pós-graduação, sendo destinado aos estudantes que já dispõem de uma graduação inicial em áreas da comunicação. Nesse caso, a formação em Comunicação Social é disposta em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Em uma pós em Comunicação Social, o estudante aprofunda seus conhecimentos da área em um período curto, por meio de lições objetivas que englobam as diferentes manifestações comunicacionais.

A Comunicação Social é a área da Ciência Social que estuda os fenômenos que ocorrem entre a sociedade e os meios de comunicação de massa. Ela se concentra na produção, distribuição e consumo de mídia, o que inclui diferentes formas de comunicação, como jornalismo, publicidade, marketing, entre outras.

A faculdade de Comunicação Social forma profissionais especializados para trabalhar com comunicação de massa e corporativa. O campo abrange diferentes habilitações, sendo disponibilizado em nível de bacharelado ou tecnológico.

O curso é composto por disciplinas que estudam as teorias da comunicação, jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, além da mídia. Os alunos aprendem sobre a produção, distribuição e análise de conteúdo em diversos meios, como televisão, rádio, internet e mídias impressas.

Além disso, o programa enfatiza práticas de pesquisa, redação, edição e design gráfico, preparando os estudantes para criar e gerenciar conteúdo eficazmente. Há, também, além do conteúdo teórico, um componente prático, que inclui a realização de projetos, estágios supervisionados e trabalhos em laboratórios de mídia.

As habilitações em Comunicação Social englobam a Editoração, Publicidade e Propaganda, Radialismo ou Rádio e TV, Audiovisual, Midialogia, Educomunicação e outros. Também é possível encontrar os cursos de Jornalismo e Relações Públicas disponíveis como formações específicas, o que também pode ocorrer com outras habilitações.

No mercado de trabalho, o comunicador social atua em meios de comunicação de massa, em editoras de revistas, sites e portais de conteúdo e nos diversos tipos de mídia, além de poderem atuar na comunicação corporativa, em organizações privadas, públicas ou do terceiro setor.

Qual é o conceito de Comunicação Social?

O conceito de Comunicação Social refere-se ao estudo e à prática da comunicação humana em sociedade. Envolve a transmissão de mensagens, ideias e informações entre indivíduos, grupos e instituições através de uma variedade de canais e meios de comunicação, como mídia impressa, rádio, televisão, internet e redes sociais.

A Comunicação Social engloba diversas áreas, como jornalismo, publicidade, relações públicas, comunicação organizacional, entre outras. Seu objetivo é entender como as mensagens são criadas, transmitidas, recebidas e interpretadas, além de analisar o impacto dessas mensagens na sociedade e nas relações humanas.

Essa disciplina também estuda os processos de comunicação em diferentes contextos culturais, políticos, econômicos e tecnológicos, buscando compreender as dinâmicas de interação e influência comunicativa em uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada.

Com o Guia da Carreira, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade